Drone Visual

2 de abr de 20212 min

FUNCIONAMENTO DO RÁDIO CONTROLE DOS DRONES

Os drones estão cada vez mais disseminados no mercado e não basta ter tecnologia de ponta inseridas apenas nas aeronaves, essa tecnologia tem que se estender ao conjunto. Pensando nisso as fabricantes vem lançando novos modelos de rádio controle e aprimorando cada vez mais a tecnologia de comunicação.

Qual a tecnologia atual do rádio controle?

Primeiramente a

  • Frequência: Atualmente os rádios controles possuem duas frequências sendo elas, 2.4GHz e 5.8GHz, trazendo alternância automática entre as frequências proporcionando maior capacidade de “penetração”, ou seja, um alcance superior com menor interferência de comunicação e consequentemente maior alcance com menor perda de sinal.

  • Visor: Alguns dispositivos já acompanham um visor, que pode apresentar informações de telemetria como: Altura, distância, velocidade e muito mais. Outros já contam com um sistema mais robusto de informações e softwares integrados, com telas altamente brilhosas que não sofrem com a interferência de luz solar, gerando aquele efeito “espelho”.

  • E por último a Bateria: O tempo de autonomia da bateria do rádio controle varia de acordo com vários aspectos como por exemplo: Capacidade de carga da bateria, Frequência utilizada pelo equipamento, Visor integrado, bateria adicional a parte que pode ser trocada durante a operação conforme a necessidade. Em média a autonomia varia entre 5 e 15 voos, algo entre 2h e 8h.

Hoje é possível encontrar rádios com sistema integrado que permitem uma transmissão de imagem e frequência de até 15 km de distância em FULL HD e digital, com troca automática em tempo real entre 2,4 GHz e 5,8 GHz - permitindo um voo mais confiável perto de ambientes de alta interferência e contando com a criptografia AES-256 para uma transmissão de dados segura, muito útil em aplicações onde a segurança dos dados é primordial, como segurança publica e privada e alguns tipos de inspeções.

Esse tipo de tecnologia embarcada nos rádios melhoram e agilizam alguns tipos de aplicações onde não pode haver falha de comunicação entre o piloto, ou seja, o rádio controle e o drone, mesmo em distâncias pequenas, para que não aconteça nenhum acidente.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os rádio controle, deixe seu comentário, como essas melhorias influenciam na sua operação?

Fonte [Drone Visual]

    20550
    1