Você sabia que com a tecnologia atual que possuímos para os drones é possível realizar um voo 100% autônomo para diversas aplicações, como entregas, inspeções, mapeamento aéreo e entre outros, vamos falar disso.
Primeiramente, antes de entrarmos no detalhe desse nível de tecnologia, perante a legislação, esse tipo de voo não pode ser realizado devido a segurança operacional do espaço aéreo que pode ser prejudicada, afinal o drone estará voando por conta própria sem a possibilidade de uma intervenção humana, ou seja, não recomendamos que seja realizado!
Porem, como já mencionado, a tecnologia dos drones evoluiu a um nível onde os equipamentos são repletos de sensores de alta precisão além de softwares capazes de manipular esses sensores, dando a possibilidade de criar rotas de voo totalmente autônoma.
Essa possibilidade é principalmente devido ao GPS de alta precisão que embarca a maioria dos drones e com o auxilio de softwares e aplicativos específicos é possível criar programar para que o drone decole de um ponto especifico, pare nos pontos necessários e fique estacionado pelo tempo necessário, captura fotos ou vídeos de locais específicos, aplique zoom e foco na câmera e entre outras possibilidades de programação, e após criado toda a rota o drone retorna ao ponto de decolagem para realizar o pouso exatamente de onde decolou.
Tudo isso sem radio controle ou piloto controlando o drone, ou seja, missão dada é missão cumprida. Esse tipo de programação de voo pode ser utilizado para rotas de segurança publica e privada, inspeções em fachadas de prédios ou estruturas, inspeções em linhas de energia, torres de comunicação, mapeamento aéreo para geração de mapas topográficos e até mesmo para transporte de objetos ou pessoas.
Já imaginou, entrar em um equipamento totalmente autônomo, sem piloto, e esse equipamento te levar ao seu destino com extrema precisão e velocidade, será que já estamos realmente no futuro do desenho dos Jetsons!? Um pouco estranho pensar nisso não é mesmo, mas já é possível atualmente e diversas empresas ao redor do mundo já estão realizando testes práticos.
E então, deixa nos comentários o que acha desse nível de tecnologia, onde você acha que iremos chegar com isso? Como ficara a legislação a respeito. Vale muito debate não é mesmo!?
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Commentaires