top of page

É SEGURO VOAR COM POUCO SATELITE?


Você sabia que os drones possuem diversos sensores para que o voo seja realizado com o máximo de segurança possível, como por exemplo, giroscópio, acelerômetro, bussola, placas de GPS e até mesmo sensores de ante colisão e posicionamento.


Entre esses sensores, eu diria que o GPS é um dos mais importantes, pois esse sensor é capaz de identificar satélites com o objetivo de manter o drone estável durante o voo, realizar missões automatizadas e acionar o retorno para o ponto de decolagem caso aconteça alguma uma falha durante o voo.



Mas e se caso o GPS não esteja disponível ou pare de funcionar durante o voo, qual o risco?


Começando pelos voos internos. Nesses casos o GPS não estará disponível, afinal em locais fechados não existe sinal de satélite, nesses casos as funções de retorno automático para o ponto de decolagem ou funções para automatizar o voo não estarão disponíveis, sem falar da estabilidade do drone que será prejudicada, dependendo do ambiente de operação, por exemplo, se tiver muito claro ou muito escuro os sensores de ante colisão e posicionamento presentes em diversos drones e que auxiliam o voo interno, também não estarão disponíveis, tornando o voo inseguro, podendo causar uma colisão, sendo necessário maior experiência de voo por parte do operador. Por isso muito cuidado ao voar em ambientes internos.



No caso de voos externos, normalmente o GPS estará disponível e o drone irá manter sua estabilidade de voo através dos satélites, quanto mais satélites melhor o posicionamento e a estabilidade, e o voo seguirá normalmente. Porem pode acontecer durante o voo, do drone perder a comunicação com satélites e perder sua estabilidade, isso acontece em voos baixos próximos de estruturas, como por exemplo, fachadas, torres de transmissão de energia ou em baixo de pontes, caso isso aconteça, o drone não manterá a estabilidade e poderá colidir com a estrutura, novamente, sendo necessário que o operador esteja familiarizado com o drone e conheça bem o software de voo, ou seja, possua experiência para agir no caso de emergências como essa.


Claro que isso irá depender muito da sua aplicação de uso com o drone, em casos de mapeamento aéreo será improvável a perda de sinal de GPS, afinal nesses casos o voo é mais alto e livre de obstáculos, porém, se o seu uso, for em inspeções de estruturas ou voos internos, tome muito cuidado e pratique, afinal, a prática leva a perfeição, não é mesmo!?


E, você sabia que dependendo da situação operacional o drone pode perder o sinal de GPS e perder a estabilidade? Já aconteceu algo parecido com você? Comenta aí, seu caso pode ajudar outros pilotos!



Fonte [Drone Visual]


Comentários


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page