O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) e o laboratório de Informatica e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) desenvolveram um drone que simplifica o rastreamento aéreo, sendo praticamente desnecessário a operação por seres humanos.
O rastreamento aéreo de objetos normalmente exigem uma equipe de operadores de câmera e drones qualificados para evitarem colisões e realizar um bom enquadramento de cena. Este sistema desenvolvido pretende mudar isso com a automação inteligente.
Dessa forma um diretor pode usar o sistema para especificar o ângulo de visão, a posição e o tamanho do alvo na tela, e o drone equipado com as câmeras permanecerá bloqueado utilizando esses parâmetros e ao mesmo tempo evitando obstáculos. Os parâmetros podem ser alterador fazendo o drone ajustar sua posição do voo.
No vídeo de demonstração o Drone lida com vários atores movendo-se através do cenário antecipando a colisão e se esquivando de todos, mantendo o objetos, no caso o ator, perfeitamente enquadrado na cena.
O novo sistema permite que o diretor focalize em diversos elementos na cena, como foi explicado no comunicado a imprensa.
"Geralmente, o enquadramento será proximo ao objeto. A menos que os atores estejam extremamente bem coreografados, as distâncias entre eles, as orientações de seus corpos e sua distância de obstáculos variam, tornando impossível cumprir todas as restrições simultaneamente. Mas o usuário pode especificar como os diferentes fatores devem ser pesados uns contra os outros. Preservar os locais relativos dos atores na tela, por exemplo, pode ser mais importante do que manter uma distância precisa, ou vice-versa."
O sistema será apresentado no final do mês na Conferência Internacional sobre Robótica e Automação em Cingapura. O grupo de pesquisa espera tornar a cinematografia com drone mais acessível, simples e confiável.
Esperemos que a nova tecnologia ajude a eliminar o erro humano na pilotagem de um Drone, fator que ainda causa muita preocupação em cada operação de voo.
(VIA MIT)