A DJI, famosa fabricante de drones, apresentou o AeroScope, uma nova solução capaz de monitorar e identificar drones em pleno voo. O objetivo da iniciativa é oferecer um sistema eficiente para que as autoridades fiscalizem melhor a utilização de drones.
Segundo as informações divulgadas, o AeroSpace consegue detectar as conexões entre os drones e seus respectivos controles remotos, viabilizando o rastreamento rápido do dispositivo e da localização da pessoa que está controlando o equipamento.
O aparelho de monitoramento possui o alcance máximo de 5 km e oferece autonomia de bateria de 3 horas no modo portátil, podendo ser conectado a servidores para envio de dados coletados.
"O AeroScope é feito para atender às necessidades das autoridades de segurança, respeitando os direito de pessoas e empresas que usam drones".
Além de reconhecer os drones da marca DJI, a companhia alega que o AeroSpace também é capaz de identificar e monitorar a utilização de equipamentos de outras fabricantes, exigindo apenas que cada uma delas otimizem seus respectivos sistemas para facilitar o reconhecimento por meio de atualizações nos drones.
Embora o aparelho possua amplas capacidades de monitoramento, a DJI afirma que o AeroSpace não irá interferir na privacidade e dados pessoais dos usuários, sendo voltado apenas para que as autoridades de segurança impeçam a atividade irregular de drones.
"O AeroScope é feito para atender às necessidades das autoridades de segurança, respeitando os direito de pessoas e empresas que usam drones", disse Brendan Schulman, VP de políticas e assuntos jurídicos da DJI.
Ainda não há informações a respeito do preço e da data de disponibilização do produto, mas certamente a comercialização do AeroSpace será restrita a órgãos de segurança e companhias aéreas.
Sem dúvidas a DJI acredita que voar consciente é uma obrigação, com o AeroSpace controlar este espaço mais restrito a drones será um novo passo para maior segurança de voos.
FONTE [CANALTECH]