Pesquisadores da Suécia desenvolveram um drone de mapeamento subterrâneo que, ao contrário de muitos drones, não precisa de GPS para navegar.
Pesquisadores da empresa sueca Inkonova estão desenvolvendo um drone que pode mapear de forma autônoma minas subterrâneas.
Este é um grande avanço, já que os drones tradicionalmente requerem sinais de GPS para navegar, porem, esses sinais não chegam abaixo da superfície, em cavernas. De acordo com New Scientist, o veículo aéreo não tripulado pode navegar de forma eficiente em terrenos subterrâneos, devido a sua capacidade de voar e dirigir no solo como um mini carro.
Alem do fato de ser muito complicado desenvolver um equipamento capaz de se georreferenciar sem a utilização de satelites.
"É complicado porque estamos criando uma forma de posicionamento, literalmente juntando 'pedaços' de tecnologias diversas", diz AlNomany ao New Scientist.
Felizmente, a equipe que lidera essa nova tecnologia já está resolvendo o enigma usando uma abordagem totalmente nova, chamada de 'SLAM'.
Os scanners a laser calculam a distância do drone e os objetos ao seu redor, o que permite que o Drone crie continuamente um mapa do ambiente, de acordo com a New Scientist. Recentemente, a Inkonova pilotou manualmente o drone TILT Ranger e usou o método SLAM para mapear completamente e de forma digitalmente uma seção de uma mina subterrânea no Mali, isso em apenas 10 minutos. A área mapeada tinha um volume de cerca de 30.000 metros cúbicos, o tamanho de uma grande sala de conferências. A AlNomany já está acostumada com essa habilidade impressionante, afirmando que "não é um grande desafio capturar essas áreas rapidamente".
Além de mapear digitalmente seus arredores, o drone usa simultaneamente acelerômetros, sensores que o ajudam a posicionar e se mover sem os sinais de GPS.
De acordo com a BBC , o drone já demonstrou a capacidade de se estabilizar em áreas subterrâneas. As habilidades de direção no solo deste drone são úteis quando encontra uma área irregular, como uma via estreita. Usando suas rodas, o drone pousa o voo e começa a dirigir pelo solo.
"Se estiver perto de uma parede, o drone irá se adaptar para evita-lo ao invez de confrontar o objeto em voo", diz AlNomany.
O Drone é ainda capaz de carregar até 1kg a mais do seu próprio peso, conta com protetores de hélices para caso aconteça alguma colisão o drone não despenque para o chão de uma vez alem de ser capaz de voar por 20 minutos utilizando apenas uma bateria.
Os avanços dos drone estão se movendo muito rapidamente em indústrias como agricultura, mineração, inspeção e segurança, e este drone capaz de voar e dirigir é simplesmente outra peça do quebra-cabeça que os drones estão criando.
Confira o vídeo de lançamento do TILT DRONE logo a abaixo:
Fonte: [The News Cientist]