Enquanto a maioria dos desenvolvedores se concentram no controle de drones através de gestos com as mãos, pesquisadores da Universidade Simon Fraser optam pela expressão facial!!
No Laboratório de Autonomia da Universidade Simon Fraser, pesquisadores desenvolvem uma tecnologia para controlar o drone através de expressões faciais de seu operador. Este sistema, ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento, mas os roboticistas da SFU estão evoluindo bastante. De acordo com o site IEEE Spectrum, o drone necessita reconhecer o usuário para aprender os gestos faciais e assim amarrar os comandos. Está é a primeira fase do desenvolvimento, das três pretendidas para o modelo final. O objetivo é tornar o drone simples de controlar.
Sendo assim, o drone precisa gravar um ponto neutro, para considerar como base de voo, o usuário só precisará olhar para o drone, sem muitas expressões, para ele reconhecer sua expressão. Após mapear a expressão neutra o drone precisa registrar a expressão para acionar o drone, sendo algo distinto da expressão neutra. E após “amarrar” a identidade do usuário, mapeando certas expressões faciais o drone está pronto para voo
A segunda fase esta em desenvolvimento, para o drone pairar na frente do usuário e aguardar o voo - e essa fase de voo real está muito próxima de acontecer. Imagine: você coloca o drone na sua frente com a câmera voltada para a sua direção. Decolando e pairando no lugar - mantendo você centrado em sua visão - imagine uma fita de borracha imaginária amarrada a você e ao Drone.
A terceira e última fase será o drone realizando o voo de verdade, ativando o drone com o rosto, puxando o rosto para trás para ele se afastar de você com uma força dependente da distância que você ajustou durante a fase de planejamento. Em outras palavras, quanto mais você esticar, mais a faixa de imaginária do drone irá se afastar.
Confira todo esse processo, cortesia da Universidade Simon Fraser.
O sistema "Ready-Aim-Fly" também irá permitir trajetórias para afastar automaticamente o drone de voo, e o “boomerang", voando como um boomerang, se afastando e voltando automaticamente. O drone utilizado no desenvolvimento deste projeto de pesquisa é um drone modificado da fabricante francesa Parrot, o Bebop, devido a tira de LED que é responsável pelo feedback visual necessário para programar comandos faciais no Drone. O próprio documento de pesquisa, escrito pelos pesquisadores Jake Bruce, Jacob Perron e Richard Vaughan, da Universidade Simon Fraser, foi apresentado na Conferência Canadense sobre Visão computacional e Robôs.
O objetivo a longo prazo deste trabalho é permitir que as pessoas interajam com robôs e inteligência artificial, como agora interagimos com pessoas e animais treinados ... Finalmente e, informalmente, afirmamos que usar o Drone desta maneira é divertido, então essa interação pode ter aplicações de entretenimento "..
FONTE: [THEDRIVE]
#Noticiadrone #BlogDroneVisual #BlogDrone #DroneBlogNews #DroneNoticiais #lojadrone #blogdrone #droneblog #dronenews #novidadedrones #dronenovidades #noticiasdrone #dronenoticias #droneautomático #droneexpressãofacial #droneAutonomo #dronecontrolederosto #droneparrot #parrotbebop #droneparrotbebop #droneautomatizadoparrot #droneIA #Droneinteligênciaartificial