top of page

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UM DRONE DE ASA FIXA (VANT)?


Você já se perguntou como funciona um Drone de Asa Fixa, por que e como esses equipamentos voam e conseguem se manter estáveis no ar? Isso é uma curiosidade bem interessante, continue lendo essa matéria para descobrir os detalhes...

Os modelos de asa fixa ou VANTs são semelhantes aos aviões comuns, isso em sua aerodinâmica, pois o voo dos VANTs é totalmente programado em softwares dedicados, afinal, como já mencionado em vídeos anteriores, o propósito dos VANTs é o mapeamento aéreo, e para que isso seja feito com qualidade e confiabilidade é necessário programar a velocidade, altura, área de voo, a câmera que será embarcada, o recobrimento de voo que a aeronave irá seguir e outros detalhes de cada voo.

A decolagem, dependendo do tamanho do equipamento, é feito por catapulta, içando o drone em um estrutura e arremessando por elástico. Como a programação do voo já está feita, após lançamento o VANT irá seguir o voo, subindo até a altura e ponto inicial programado, e começar a mapear a área capturando as imagens de acordo com o que foi programado, como é o caso do VANT Verok disponibilizado pela Drone Visual em nossa loja online.

Como o voo é programado, os VANTs possuem sensores de detecção de velocidade, assim que o drone é lançado pela plataforma, o sensor detecta o movimento e liga o motores na rotação necessária para seguir o voo, devido a sua aerodinâmica o VANT ira seguir o percurso de voo programado.

A decolagem também pode acontecer apenas lançando o equipamento com as mãos, como é o caso do Maptor.

Durante o voo, o VANT irá utilizar os sensores de giroscópio, acelerômetro e GPS para manter a velocidade e estabilidade e o percurso de voo programado. Além desses sensores comuns, o VANT utiliza um equipamento utilizado também em aeronaves tribuladas para medir a velocidade do vento e melhorar a estabilidade ajustando a aerodinâmica durante o voo, chamado de tubo de pitot.

O pouso depende de cada equipamento, alguns pousam através de paraquedas, ou seja, ao atingir a altura e o local programado previamente, o paraquedas abre e a aeronave pousa no chão, o VANT Verok já mencionado funciona dessa maneira. Outros equipamentos pousam de forma linear, descendo até a altura programada no campo de pouso, diminuindo a velocidade até pousar no chão e parar completamente, como o VANT Maptor, também disponibilizado pela Drone Visual.

O VANT Verok, é hoje um dos melhores equipamentos produzido nacionalmente para mapeamento de grandes áreas, com sua envergadura de quase 2 metros e pouco mais de 3kg de peso, é capaz de voar por quase 2 horas capturando mais de 4000 hectares em um único voo. Capaz de voar com velocidades de vento de mais de 55km/h e suportar uma variedade de câmeras, como RGB de até 42px, multiespectral, Hiperespectral para agricultura e identificação do vigor da plantação e gerenciamento do campo. Além de uma versão com sistema GPS RTK/PPK integrado para melhorar a precisão posicional dos mapas gerados.

​​Já o Maptor, é um equipamento de menor porte, capaz de voar por 1 hora com quase 1 kilo de peso, está disponível em 2 versões, o Maptor comum e o Maptor Agro, sendo capaz de suportar câmeras Multiespectrais para gerenciamento do campo, analisando infestações de ervas daninhas, pragas, vigor das vegetação e muito mais.

Existem diversos tipos de modelos de VANT, assim como multirotores, cada equipamento possui características exclusivas de cada fabricante, porém o funcionamento deles é muito similar e segue sempre o mesmo procedimento, ou seja, sensores internos de estabilidade embarcados, sensores de detecção e programação de voo.

Se quiser saber mais sobre os Drones ASA FIXA entre em contato conosco para conhecer os modelos de VANT que disponibilizamos.

O que achou dessa matéria? Deixe sua duvida ou sugestão abaixo, pode ser a mesma de outros leitores!

Fonte [Drone Visual]

2.109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page