top of page

COMO FUNCIONA A REGULAMENTAÇÃO DOS DRONES NO BRASIL


Você sabia que existe uma regulamentação para o uso dos drones? Essa regulamentação é ditada pela ANATEL - Agência nacional de telecomunicações, ANAC – Agência nacional de aviação civil e DECEA – Departamento de controle do espaço aéreo da aeronáutica.


E como funciona essa regulamentação?


Começando pela A ANATEL, essa agência não tem como foco a regulamentação da utilização ou o voo dos Drones. Mas sim o uso da frequência emitida pelo Rádio controle, ou seja, comunicação entre o drone e o rádio controle, muitos Drones atuais já possuem a homologação de fábrica e não é necessário seguir nenhum procedimento, porém, caso o seu drone não seja homologado pela ANATEL é necessário solicitar essa homologação. Caso você precise realizar, entre em contato conosco, possuímos colaboradores especializados nesse tipo de necessidade.


Seguindo para a ANAC, o objetivo dessa agência é realizar o cadastro do drone através do sistema SISANT – plataforma de cadastro da ANAC, esse cadastro por sua vez é obrigatório. A finalidade do cadastro é a identificação do equipamento e do piloto ou empresa responsável pelo equipamento, para que possa ser apurado incidentes ou descumprimento das legislações referentes ao espaço aéreo que é controlado pelo DECEA.

Falando sobre O DECEA, este é o departamento da aeronáutica que controla o espaço aéreo e realiza o registro dos pilotos e solicitações de voo e acesso ao espaço aéreo, sejam esses para uso profissional ou recreativo. Todo operador deve possuir cadastro e sempre realizar as solicitações necessárias para mitigar os riscos durante suas operações.


Em resumo, toda aeronave que possa decolar com peso superior a 250g deve seguir todos os parâmetros de legislação, caso haja o descumprimento destas, serão tomados medidas e penas cabíveis de acordo com a infração.


É claro que esse é apenas um resumo, a legislação se estende para diversos cenários, caso queira se tornar um piloto profissional de drones, com conhecimento profundo da legislação para que suas operações sejam feitas com a devida segurança operacional, possuímos cursos de operação profissional de drones com até 3 dias de capacitação, possuímos também um curso online sobre legislação de drones com cerca de 6 horas de conteúdo, entre em contato conosco caso queira mais detalhes.


Agora que você sabe os principais órgãos regulamentadores sobre o uso dos drones, corre lá para fazer todos os cadastros caso algum esteja pendente.


Fonte [Drone Visual]


Commentaires


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page