Você sabia que drones aumentam a eficiência em inspeções de linhas de energia em mais de 40%, sendo possível inspecionar mais de 20 torres por dia.
Imagina ter que inspecionar mais de 140 mil km de linhas de energia, esse é a extensão de linhas no Brasil, e com esse tamanho as operadoras de rede têm uma tarefa difícil para garantir que a vasta rede permaneça operacional durante todo o ano, especialmente em condições climáticas adversas. E devido à natureza envelhecida das redes, está aumentando a frequência com que as linhas são inspecionadas.
Porém os métodos convencionais exigem muito tempo, esforço e risco, começando com um inspetor usando binóculos para obter uma primeira avaliação da torre e se um defeito ou dano potencial for detectado, o inspetor escalará a torre para ver mais de perto. Além do planejamento de meses de antecedência para desligar a linha, custando dezenas de reais por hora, e somando milhões ao longo dos anos, e muitas vezes esse processo não é garantido, devido ao mau tempo ou outros cancelamentos.
Porém com o uso dos drones para inspeção de linhas de energia, é possível obter perspectivas desconhecidas sobre o alvo e o fluxo de trabalho é consideravelmente simplificado. Com um olho de especialista, os danos podem ser detectados facilmente ao voar cada pilão nos dois lados com um ângulo diagonal.
Utilizando o drone apropriado, como o matrice 300 RTK integrado com a câmera H20T, é possível voar próximo da torre, sem se preocupar com interferências magnéticas gerando mais segurança no voo e com ótima qualidade de imagens para analises detalhadas, permitindo interpretar os danos durante o voo e documentá-los adequadamente, encontrando principalmente traços de luz, isoladores quebrados, concreto desintegrado ou estrutura de metal enferrujado, além da possibilidade do uso da lente termal, para identificar os componentes elétricos e ajudar a detectar anomalias antes que se tornem problemas maiores.
Trazendo benefícios e eficiência nas inspeções, sendo possível analisar mais de 20 torres em um dia economizando entre 40 e 50% do tempo, sem falar no aumento da segurança no trabalho e o registro digital detalhada de erros ou defeitos, permitindo determinar, para cada poste, o nível de dano existente ou a taxa de degradação.
E então, você já utiliza drones nas inspeções de linhas, deixa nos comentários o que está achando e qual o seu ganho!
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments