top of page

COMO GANHAR DINHEIRO COM DRONES. A TECNOLOGIA ATUAL


A tecnologia dos Drones veio para ficar, está em constante evolução e já está sendo usada em diversas frentes em nossa economia, reduzindo custos, aumentando a produtividade e gerando um mercado em plena expansão no mundo inteiro.

Pontuamos alguns tópicos importantes, pensando em ajudar você, que deseja iniciar nesse mercado. O importante é que você saiba que ganhar dinheiro com Drone é preciso muito mais do que apenas pilotar o equipamento.

O QUE É UM DRONE

Drone é uma palavra inglesa que significa "zangão", na tradução literal para a língua portuguesa. No entanto, este termo ficou mundialmente popular para designar todo e qualquer tipo de aeronave que não seja tripulada, e sim comandada à distância. Esses equipamentos são produzidos com materiais resistentes e controlados a distância através de sinais de satélite ou via rádio.

No idioma português, os drones também podem ser chamados de VANT ("Veículo Aéreo Não Tripulado"), sigla criada a partir do inglês (Unmanned Aerial Vehicle – UAV).

Outras siglas foram criadas para denominar esses equipamentos voadores, como RPAS (Remotely Pilote Air System) que na tradução literal para o português significa Sistema Aéreo Remotamente Pilotado.

ESCOLHER O EQUIPAMENTO

Atualmente, já é possível encontrar no Brasil diversos modelos de drones. Há desde produtos com apelo infantil – com preços a partir de 200 reais – até equipamentos mais sofisticados e valores elevados, usados por quem deseja utilizá-los profissionalmente.

Antes de decidir qual drone comprar, é preciso considerar qual o propósito de uso do seu equipamento: para fotografia? Filmagem? Inspeção Ambiental? Mapeamento? Diversão e entretenimento pessoal? Sem dúvidas a finalidade do seu equipamento influenciará em sua decisão.

Para começar no processo de decisão, é preciso considerar a qualidade da captação das imagens do aparelho em questão. A grande maioria dos multirotores já atende a esses objetivos, e devemos analisar se: ele fotografa e filma? Faz imagens em alta resolução? Quais as capacidades técnicas da filmagem? Possui controle de ISO, abertura, e tempo de exposição? Possui lente intercambiável?

Também devemos olhar quais são as capacidades de vôo do aparelho, como por exemplo: a autonomia (tempo de vôo), velocidade máxima, distância efetiva de operação, distância máxima em que a imagem é continuamente transmitida, entre outros.

Resumindo é uma tarefa que requer conhecimento, afinal investimento errado é prejuízo. Por isso procure uma empresa que possa lhe fornecer todo o suporte.

QUAIS SOFTWARES UTILIZAR

Os softwares de processamento de imagens aéreas estão em constante aprimoramento buscando atender as necessidades dos usuários. Existem atualmente algumas boas opções no mercado: PHOTOSCAN, Menci APS, Pix4D, Acute3D entre outros.

O software de processamento de imagens aéreas é utilizado para que a partir das imagens aéreas capturadas com drones ou aviões sejam geradas uma base cartográfica do terreno de interesse. Essa base cartográfica é composta por três principais produtos: Mosaico de Ortofoto, Modelo Digital de Superfície e Modelo Digital do Terreno.

Além dos softwares de Mapeamento possuímos também os softwares de planejamento de missão, ou seja, existe uma gama de software a se utilizar para realização de seu serviço, e requer um conhecimento para utilizar as melhores ferramentas disponíveis a fim de facilitar e melhorar o resultado final de seu trabalho.

OS RISCOS

Os riscos criados pelos drones, no entanto, tendem a se tornar cada vez mais parte do cotidiano das empresas na medida em que o uso, comercial ou não, de tais aparelhos se intensifica, afirmam especialistas. Os riscos da operação também é uma variante que deve ser pensada.

INVESTIR EM TREINAMENTO

Achamos conveniente mencionar que possuir o melhor equipamento do mercado não é sinônimo de qualidade. Afinal, se o piloto não for qualificado e experiente, o resultado final poderá ser inferior ao de um profissional experiente utilizando um equipamento um pouco inferior.

AS POSSIBILIDADES

Com o surgimento dos DRONES, um grande leque de possibilidades surgiu no mercado de trabalho e que ainda não foram compreendidas e se encontram sob a égide da desconfiança, fato que sempre acontece quando algo novo é inserido no mercado.

Os países europeus e também os Estados Unidos já fazem uso dessa ferramenta há algum tempo. Recentemente, o seu uso, começou a ser disseminado no Brasil.

Mas para que façamos uso desta maravilhosa ferramenta, é necessário se ter noções de cinegrafia, pilotagem de DRONE, leitura de condições meteorológicas, além, é claro, de conhecimento no campo da iluminação e edição. São várias as formas que podemos utilizar um DRONE, para saber mais, conheça os Treinamentos que oferecemos.

CONHECER A LEGISLAÇÃO

A operação dos drones faz parte das atividades de controle do espaço aéreo, segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), compartilhado por aviões e helicópteros, por isso necessitam de autorização. A regulamentação preserva o tráfego de aeronaves e a segurança das pessoas em solo, informa o órgão. O uso de drones para lazer e hobby seguem as regras válidas para o aeromodelismo e o DECEA recomenda que a os voos dos drones devem ser feitos durante o dia.

A Anac pretende realizar uma audiência pública, mas as discussões técnicas já estão ocorrendo há um tempo. A agência tem dedicado atenção ao tema desde 2011, quando o Departamento de Polícia Federal adquiriu o primeiro equipamento no país, mas os trabalhos para a construção da regulamentação foram iniciados somente em 2013. No projeto para regularizar o uso de drones, as Aeronaves Remotamente Tripuladas (RPAs), como são chamadas pela agência, deverão ser cadastradas ou registradas na ANAC, de acordo com o peso e com o alcance de altura.

COMO PRECIFICAR

Para os profissionais do setor de drones, principalmente ao iniciar os trabalhos na área, existe uma grande dúvida sobre como orçar serviços para a realização de voos e levantamentos, como cobrar, quais são os critérios e etc.

O mercado de prestação de serviço com drones está se consolidando e hoje se praticam preços mais homogêneos. Quando a tecnologia chegou ao Brasil com força, em meados de 2012, pouquíssimas empresas tinham esses equipamentos e cobravam valores altíssimos em diárias de aluguel ou execução de serviços. Atualmente, empresas que oferecem esse tipo de serviço já são comuns em todo território nacional, o que torna os valores mais acessíveis.

Primeiramente é importante diferenciar o tipo de drone, suas características e para quais tipos de serviços serão utilizados.

Enfim, com alguns tópicos que listamos você consegue observar que deve-se possuir um conhecimento amplo na área para começar a ganhar dinheiro com Drones, pensando nisso, nós da Drone Visual preparamos um módulo especial para você começar a Ganhar Dinheiro com Drones o curso EMPREENDEDOR – MERCADO DOS DRONES, conheça mais:

http://www.dronevisual.com/curso-empreendedor-drones

172 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page