top of page

CONFIRA DICAS E CUIDADOS PARA SEU DRONE


Os drones são uma poderosa ferramenta de automação para muitos trabalhos profissionais, podem ser utilizados para diversão e diversos outros fins.

A Drone Visual encoraja o voo seguro, com responsabilidade de forma inteligente. Para oferecer um serviço profissional e garantir o seu divertimento sem oferecer risco contra terceiros e demais preocupações, seguem alguns cuidados para manter o bom funcionamento da sua aeronave e garantir o voo seguro.

Conheça as leis e regras de segurança

Antes de tudo tenha certeza de nunca utilizar a aeronave de forma a desrespeitar os regulamentos internacionais ou nacionais estabelecidos. Pois os mesmos podem implicar em multas, em processo administrativo, civil e/ou criminal. O piloto pode responder, por exemplo, a processo por colocar a vida de pessoas em risco. Para mais detalhes acesse o link do nosso artigo sobre homologações e legislação ou entre em contato.

Aprenda a pilotar o Drone

Realize treinamentos adequados de voo. A Drone Visual encoraja a pratica constante de voo porém de forma responsável, invista em um treinamento sob instrução de uma pessoa experiente. A Drone Visual possue cursos exclusivos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado profissionalmente. Consulte!

Interferência

Evite interferência entre o Radio Controle e outros equipamentos sem fio que transmitam na mesma frequência que o Radio Controle. (2.4GHz / 5.8 GHz ). Hoje muitas comunicações trafegam em 2.4GHz, como, redes wi-fi, torres de comunicação, transmissão de dados 4G, bluetooth e etc, uma boa alternativa para evitar interferência como as mencionadas é alternar a frequência do Radio Controle para 5.8 GHz, porém essa opção só está disponível para alguns modelos de drone como exemplo os drones DJI, Phantom 4 pro, Mavic 2 Pro, Inspire 2, Matrice 200 entre outros.

Áreas abertas e sem obstáculos

Procure um campo de voo livre de obstáculos como; Linhas de energia, árvores, estações de energia, torres de celular e estrutura de aço dos edifícios que podem interferir na bussola. Se você não possui muita experiencia de voo vale o esforço na procura por um local adequado.

Verifique as condições climáticas

Não voar com mau tempo, como:


Chuva: drone a prova de água apenas em alguns modelos como a Linha Wind da DJI. Os demais proporcionam resistência a água, então decolar durante a chuva é totalmente contra indicado.

Vento: cada Drone suporta uma quantidade "X" de vento, por isso atenção ao manual e a quantidade de vento suportada por sua aeronave, pois um vento acima do suportado pode levar seu drone para longe, diminuir drasticamente seu tempo de voo, dificultado seu manuseio, captura de imagem e pouso.

Neblina: em dias com muita neblina fica inviável a captura de imagem de acordo com o objetivo do seu trabalho. Voar sobre uma nuvem baixa com grande umidade é um risco, além da baixa visualização para o piloto e principalmente para os sensores de colisão.

Mantenha o controle

Mantenha sempre a mão no rádio controle até o pouso seguro do seu equipamento. Procure manter o contato visual com a aeronave ou com o link de vídeo. Apesar de muitos recursos de segurança embarcados na aeronave a operação que garante mais segurança é a visual.

Atualizações

Atualize sua aeronave para a versão mais recente ou confiável de seu software de operação. Manter seu drone atualizado vai garantir o perfeito funcionamento de acordo com os parâmetros estabelecido pela fabricante, mas muito cuidado ao executar uma atualização, tenha certeza de ter mais de 50% de bateria para evitar possíveis erros com falhas de atualização durante o processo o que pode trazer uma grande dor de cabeça. E tenha certeza que a atualização não vai gerar um novo erro, conhecemos a seriedade da DJI, mas no fim é o usuário que testa as mais diversas condições de voo do equipamento, então entre no fórum, veja se não houve reclamações daquela nova versão de software antes de executar a atualização.

Calibração

Execute as calibrações conforme o software de voo solicita, procure manter a sua bussola calibrada. A bussola dos drones se orienta pelo norte magnético da terra, tenha cuidado ao executar voos em áreas muito distante da qual a sua bussola foi calibrada.

Exemplo: Bussola calibrada em São Paulo e o voo será realizado no Rio de Janeiro. É interessante executar a calibração da bussola do drone na localidade do voo mesmo que o software não aponte erro. Uma boa pratica a se seguir.

Boas praticas

  • Radio Controle

Ligue seu Radio Controle antes de ligar sua aeronave, e posicione as antenas na forma correta. O RC é o responsável pela busca do melhor canal de frequência liga-lo com antecedência vai garantir a busca de um canal mais estável. As antenas propagam sinal por todo seu corpo, tenha certeza de posiciona-las de forma correta para evitar perda de sinal.

  • Dispositivo

Tenha certeza de utilizar um dispositivo suficientemente poderoso para evitar o congelamento de imagem, você pode achar que o problema está em sua aeronave quando na verdade é seu dispositivo de recepção que não é suficientemente poderoso para renderizar a imagem. Temos uma lista atualizada com os dispositivos mais utilizados e recomendados por usuários profissionais e por nós.

  • Bateria

Existem muitos cuidados a serem considerados com as baterias de LIPO, seja de drone ou de qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. Seguem algumas dicas:

  • Plugar a bateria ligada na aeronave: Nunca plug a bateria ligada na aeronave, caso faça queimara algum componente da mesma.

  • Temperatura: Guardá-las em temperatura ambiente, nunca em locais muito quentes e sempre longe do sol. As baterias possuem uma temperatura de operação e carregamento, vale consultar o manual do seu equipamento para evitar possíveis danos e até mesmo a perda da mesma.

  • Armazenamento a longo prazo: Recomendamos o armazenamento da bateria com uma capacidade entre 40% ~ 50%. Muitos usuários contam com o procedimento de descarga automática ao armazenar as baterias a longo prazo, porem esquecem que se a bateria inicia o procedimento de descarga automático implica na perda de um ciclo de sua vida útil o que levará a uma drástica redução de vida útil da mesma.

  • Ambiente de carga e descarga: Recarregue a bateria em uma superfície não inflamável, concreto, superfície fria, nunca perto de materiais inflamáveis. As baterias aquecem durante o procedimento de carregamento, então evite que a bateria troque calor com qualquer objeto inflamável.

  • Inchada ou danificada: Nunca recarregue ou voe com uma bateria inchada ou danificado de alguma forma. Se a sua bateria já apresentou algum problema durante o voo, desbalanceamento de carga ou um possível inchaço descarte a mesma. Vale mais o investimento em uma nova bateria do que em um novo drone.

Faça uma manutenção preventiva no seu Drone, garanta seu perfeito funcionamento durante os voos.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DRONE VISUAL - REALIZAMOS MANUTENÇÃO DE DRONE

A Drone Visual possui um Laboratório completo, nossos técnicos possuem experiência em eletrônica e um grande conhecimento em detectar os principais defeitos que possam ocorrer nos drones!

Possuímos um atendimento exclusivo e todo o cuidado que seu equipamento necessita, além da Assistência Técnica e consertos dos Drones executamos serviços de atualização de firmware e manutenção preventiva para que você sempre voe com o máximo segurança, prevenindo acidentes desnecessários e mitigando o risco em pessoas ou objetos terceiros.

Nossa organização é um de nossos pontos fortes, todos os equipamentos passam por um processo de triagem onde são armazenados e organizados, garantindo maior confiabilidade e diminuindo riscos de uma manutenção realizada.

Somos especialistas no que fazemos, e garantimos que seu equipamento volte aos céus com o máximo de segurança e confiabilidade, dispomos de testes rigorosos, tanto nos softwares dos Drone quanto testes de voo prático após o término de nossa manutenção, para prevenir falhas e erros decorrentes de todo o processo!!

Nosso serviço é seguro e confiável, afinal, sabemos que Drones não são brinquedos, e sim, aeronaves dinâmicas, e que em uma queda podem ocasionar estragos indesejados!!!

Bateu, caiu, não sabe o que fazer com seu Drone, deseja prevenir qualquer acidente? Entre em contato conosco e nos envie seu Drone para analisarmos e realizarmos a manutenção de seu equipamento!!!

Entre em contato através do nosso e-mail ou acesse nossa pagina de contato.

FONTE: [DRONEVISUAL]

1.958 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page