O MAIOR PORTAL DE notícias de

DRONES

INSCREVA-SE AGORA E RECEBA NOTÍCIAS GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL!!!
 

PESQUISADORES USAM DRONES PARA OBSERVAR BALEIAS NA BAHIA

01/10/2018

Abrolhos concentra a maior parte das baleias que vêm da Antártica todos os anos entre julho e novembro. Drone monitorara o comportamento dos animais no período reprodutivo.

 

 

 

Pesquisadores começaram a a usar uma câmera instalada em um drone para analisar o comportamento de baleias jubarte no litoral da Bahia. O equipamento permite que os animais sejam observados sem perturbação e aumenta o campo de visão dos biólogos. Qual é a diferença de observar as baleias da embarcação ou lá do alto? O drone aumenta o campo de visão e permite a observação de baleias que poderiam passar despercebidas.

 

O drone começou a ser usado neste ano pelo Projeto Baleia Jubarte, ONG que se dedica à preservação da espécie. O cenário da pesquisa é formado pelas águas cristalinas do Arquipélago de Abrolhos, localizado a cerca de 65 km da cidade de Caravelas, no extremo sul do estado.

 

A região concentra a maior parte das baleias que vêm da Antártica todos os anos, entre julho e novembro, para se reproduzir. Elas nadam tranquilamente e chegam pertinho dos barcos que navegam na área, como mostra um vídeo registrado por pescadores em agosto deste ano.

 

A batida com a nadadeira é interpretada pelos especialistas como uma forma de comunicação, assim como os saltos. Muitas esticam a viagem e chegam até o litoral norte do estado.

 

As imagens vão ajudar o estudo dos hábitos desses animais no período reprodutivo. As imagens mostram uma fêmea nadando junto com o filhote e outras quatro baleias, provavelmente machos, segundo os biólogos. Outras fêmeas com filhotes têm às vezes a companhia de mais uma baleia, que pode ser macho ou fêmea. São comportamentos que os pesquisadores querem entender melhor para poder ajudar nas práticas de preservação.

 

O drone veio também para completar um trabalho que o pessoal do projeto faz de três em três anos que é o censo aéreo da população de baleias jubarte que vêm ao Brasil. São aproximadamente 20 mil por ano. Os biólogos sobrevoam de avião as principais áreas de reprodução e, a partir daí, fazem as estimativas. Agora, com esse novo aliado, o drone, essa contagem vai ser muito mais precisa.

 

“Quando uma aeronave passa a 250 quilômetros por hora, a 150 metros de altura, muitas vezes a gente pode estar anotando que não há bicho nessa região. Mas às vezes ele pode estar lá e estar mergulhado. Então, ele vem assessorar e corrigir esses possíveis erros na estimativa de abundância desses animais na costa do Brasil”, disse o biólogo Sérgio Cipolotti.

 

 

FONTE: [GLOBO]

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECOMENDADO

COMO REALIZAR MAPEAMENTO DE GRANDES ÁREAS COM DRON...

23/10/2018

1/4
Please reload

AGISOFT METASHAPE - MAPEAMENTO AÉREO COM DRONES

06/11/2019

1/6
Please reload

RUMORES DE UM NOVO DRONE DA DJI CIRCULAM NA INTERN...

13/08/2019

1/6
Please reload

ESCOLA DE DRONES - CURSO PILOTO DE DRONES

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

VISITE NOSSA LOJA