top of page

QUAIS OS MELHORES DRONES DE 2018 PARA MAPEAMENTO AÉREO


Os drones vem ganhando mercado em diversos nichos, sua presença se torna cada vez mais comum nos processos de diversas empresas, e não seria para menos, atualmente os Drones são usados para gerar dados valiosos, sendo possível gerar mapas de áreas com precisão de centímetros, realizar medidas e cálculos, identificar patologias em estruturas, ajudar na analise da saúde de plantações e muito mais. Nessa matéria reunimos os melhores drones atuais para mapeamento aéreo e aquisição de dados. Boa Leitura!!!

Os drones tem se tornado cada vez mais populares, e isso muitas pessoas já sabem, aplicações que vão desde o Hobby até aplicações mais complexas de salvamento, busca, resgates alem das inspeções e mapeamentos que fazem desses equipamentos ótimos geradores de informações para diversas áreas, como agricultura de precisão, construção, engenharia, BIM, inspeção, segurança e muitas outras áreas.

Porem, com tantas possibilidades e equipamentos disponíveis no mercado, surgem as dúvidas sobre qual seria o melhor equipamento para atender diferentes tipos de trabalhos.

Nessa matéria separamos os CINCO melhores drones multirrotores capazes de atender as mais diversas aplicações, variando de custo/benefício à qualidade para aquisição de dados com a possibilidade de utilizar diferentes sensores e câmeras.

Todos os equipamento mencionados nessa matéria estão disponíveis para venda pela Drone Visual, assim como softwares e cursos de capacitação profissional entre em contato

Afinal um bom equipamento consiste em uma aeronave capaz de realizar um voo com segurança independentemente das circunstâncias de voo, alem da necessidade de ter uma boa para capturar imagens de qualidade que possam ser aplicadas em diferentes cenários.

Com essas características necessárias, confira na lista a seguir um resumo dos melhores drones separadas pela Drone Visual para mapeamento aéreo e aquisição de dados:

  1. PARROT - Anafi

  2. DJI - Mavic Pro 2

  3. DJI - Phantom 4 RTK

  4. DJI - Inspire 2

  5. DJI - Matrice 200

1. PARROT ANAFI

Começando com um drone mais simples, porem com características que surpreendem, o Drone Anafi é a nova geração de drones da francesa Parrot, sendo uma solução ideal para captura de vídeos e fotos de alta qualidade.

Sua estrutura compacta e dobrável permite levar este drone para qualquer lugar, pesando cerca de 320gr o Parrot Anafi surpreende com a estabilidade e segurança de voo, capaz de resistir a incríveis 50km/h de vento, segundo a fabricante, mostrando que esse equipamento é capaz de voar nas mais diversas situações.

O Parrot Anafi é um drone silencioso e resistente a condições meteorológicas extremas, capaz de voar por cerca de 25 minutos e a possibilidade de utilizar diversos modos automatizados de voo para capturar imagens espetaculares, devido a inteligencia artificial embarcada.


Como mencionado anteriormente, não é apenas o Drone que devemos analisar, a câmera integrada fará muito diferença na qualidade dos dados a serem levantados, e o Parrot Anafi não fica para trás nesse quesito. Sua câmera é capaz de capturar vídeos em até 4K em HDR e fotos de até 21mp com um sensor de 1 polegada, alem da capacidade exclusiva do gimbal de rotacionar 180°, possibilitando as mais diversas aplicações e inspeções em locais inusitados, como inspeções em baixo de pontes, alem da capacidade de aplicar um zoom de até 2.8x digital porem sem perda de qualidade devido ao sensor integrado na câmera que proporciona imagens de qualidade.

Apesar de pequeno, o poderoso Anafi possibilita uma boa qualidade de imagem resultando em um bom mapeamento e dados que serão gerados.

2. MAVIC 2 PRO

O DJI Mavic 2 PRO vem como uma proposta audaciosa, unir todo o trabalho de engenharia dos drones com as tecnologias necessárias para capturar imagens aéreas com alta qualidade, ou seja, um drone que incorpora todas as tecnologias avançadas e exclusivas da DJI e seja capaz de redefinir o que é possível para a captura de imagens aéreas.

O Mavic 2 PRO é certamente um grande avanço na tecnologia, se comparado com seu irmão Mavic PRO, e um passo acima dos drones da Serie Phantom. O Mavic 2 PRO é um drone compacto o suficiente para ser utilizado em praticamente qualquer ocasião, com suporte a ventos de 40km/h, operar em temperaturas abaixo de 0 e possuir sensores de ante colisão em todas as direções, sendo o primeiro drone de pequeno porte e integrar sensores Omnidirecionais. Alem de todo o software embarcado capaz de realizar missões de voos totalmente automatizadas.


Alem de toda a tecnologia que foi desenvolvida para esse Drone, o Mavic 2 PRO conta com uma câmera de altíssima qualidade, desenvolvida por uma das melhores fabricantes de câmeras do mundo, a HASSELBLAD, proporcionando imagens aéreas de 20 megapixels com sensor de 1 polegada com coloração D-LOG M gerando detalhes de cores impressionantes.

Com certeza o Mavic 2 PRO veio com tecnologias únicas, capazes de empregar muita qualidade no mapeamento aéreo e na aquisição de dados, sendo possível utiliza-lo em ambientes hostis de forma rápida e eficiente devido ao seu tamanho reduzido e grande qualidade de voo do equipamento e captura de imagens.

A Drone Visual possui um vídeo review analisando os detalhes desse equipamento, confira abaixo:

3. DJI PHANTOM 4 RTK

A serie Phantom já se tornou muito popular no mapeamento aéreo e aquisição de dados, devido a qualidade do equipamento, softwares embarcados e softwares de analise de imagens que proporcionam ainda mais informações. O Phantom 4 RTK, dispensa comentários, e arriscaria dizer, que esse é um dos melhores drones disponível no mercado atual para aquisição de dados

Capaz de voar por cerca de 30 minutos, resistir a 40km/h de vento e possuir sensores de ante colisão em todas as suas direções, fazem do Phantom 4 RTK um equipamento com excelentes características, alem do software embarcado e os modos inteligentes capazes de realizar voos totalmente automatizados, desde a decolagem, captura das imagens e pouso com segurança, facilitando a aquisição de dados em campo.

Integrado com uma câmera de 20 megapixels, sensor CMOS de 1 polegada e capacidade de filmar em 4K/60fps, tornam a câmera embarcada no Phantom 4 PRO excelente para o mapeamento aéreo e imagens de altíssima qualidade.

​​Alem do obturador mecânico que é usado para eliminar distorções nas imagens, o que pode ocorrer ao capturar objetos em movimento rápido ou ao voar a altas velocidades, algo comum no mapeamento aéreo, essa característica em sua câmera é tão poderosa quanto a de muitas câmeras profissionais.

O excelente desempenho óptico, sensores e processadores garantem que tudo seja capturado com uma alta faixa dinâmica e mais detalhes da imagem, isso é o que fez o Phantom 4 PRO tão icônico. Todos os aspectos foram significativamente pensados e desenvolvidos pensando na qualidade dos produtos finais gerados.

Como podemos ver o Phantom 4 RTK possui as mesmas características essenciais que tornaram a versão anterior, Phantom 4 PRO/ADV, um drone tão renomado no mercado, porem, essa versão possui um recurso que torna esse drone um equipamento único, a integração com o sistema RTK para posicionamento centimétrico, ou seja, a possibilidade de realizar o mapeamento aéreo para aquisição de dados e geração de informações precisas e com extrema fidelidade nos dados de posicionamento, de forma rápida e eficaz, pois dispensa ou pelo menos minimiza a necessidade de utilizar GPS de alta precisão no solo (GCP) para alcançar a precisão necessária. Alem do sistema RTK integrado é possível integrar o Drone com o sistema em Solo D-RTK 2 o que melhora substancialmente a qualidade das informações, pois um sistema em solo está a todo momento corrigindo as coordenadas do Drone.

A integração do Phantom 4 com o sistema RTK é sem duvida um avanço na tecnologia dos Drones de pequeno porte, pois faz desse Drone um excelente equipamento para ser utilizado nos mais diversos locais e com a facilidade de voo e sistemas que muitos já conhecem da serie Phantom.

Podemos afirmar que com todas as características, o Phantom 4 RTK é o equipamento perfeito para o mapeamento aéreo, sendo possível utilizar para topografia, engenharia, inspeções, inspeções de estruturas, identificação de patologias e até mesmo gerar alguns dados específicos para agricultura.

A Drone Visual possui um vídeo review analisando os detalhes desse equipamento, confira abaixo:

4. INSPIRE 2

Saindo um pouco dos Drones de pequeno porte e com certo Custo/Beneficio, falaremos agora do DJI Inspire 2. Esse drone é um dos melhores equipamentos que o dinheiro pode comprar na atualidade, construído em alumínio de magnésio com os braços de fibra de carbono o Inspire 2 é capaz de voar a mais e 90km/h, sendo que em apenas 5 segundos o drone vai de 0 a 80 km/h, velocidade e agilidade inéditas em uma aeronave desse tamanho.

Alem dessas características, o Inspire 2 voa com 2 baterias ao mesmo tempo, proporcionando maior segurança em voo, devido a redundância e capacidade para voar por 27 minutos em locais com temperatura abaixo de 0 devido ao sistema da bateria de auto aquecimento. Possui sensores de ante colisão na frente e acima proporcionando maior segurança de voo próximo a objetos, facilitando certos tipos de inspeção e captura de imagens.

​​​​O Inspire 2 é um drone desenvolvido para se adaptar as necessidade de seus usuários, por isso ele possui a capacidade de utilizar 3 tipos de câmeras, cada uma proporcionando uma qualidade de imagem diferenciada podendo ser aplicado em diferentes aplicações.

Começaremos analisando a câmera X4S, essa é a câmera mais simples capaz de se integrar ao corpo do Inspire 2, pois possui as mesma características que a câmera do Phantom 4 PRO, já mencionado, sendo 20mp de captura de fotos, gravação de vídeo em 4K e sensor de 1 polegada.

Pensando na necessidade de imagens com melhores resoluções, a DJI desenvolveu a câmera X5S, o que abre as possibilidades de aplicações, pois essa câmera e capaz de capturar nos mesmo 20mp que a X4S porem com uma qualidade de sensor 4x maior, sendo o sensor Micro 4/3 com a possibilidade de utilizar Lentes Objetivas da Olympus, Panasonic e entro outras, o que ampliam o alcance de imagem, gerando fotos com maior qualidade de cor e definição, alem da capacidade de capturar vídeos em até 5.2K.

Porem se a câmera X5S já impressiona na qualidade das imagens geradas, a DJI deu outro salto na tecnologia, e desenvolveu a câmera X7 especialmente para o Inspire 2. Essa câmera amplia ainda mais as possíveis aplicações do Drone, capturando fotos de 24mp com um sensor de 35mm, o que equivale a 5x mais qualidade do que o sensor 4/3 da câmera X5S, impressionante não?

Como se isso não bastasse, a X7 é capaz de capturar videos em até 8K e a possibilidade de utilizar Lentes Objetivas que ampliam a distancia focal para até 50mm, possibilitando, em termos leigos, aplicar um zoom em objetos sem perder qualidade de imagem, devido a qualidade de voo do Drone com a estrema qualidade de imagens da câmera X7 tornam esse equipamento o melhor conjunto de tecnologia para inspeções aéreas de grande qualidade e mapeamento aéreo, possibilitando gerar dados precisos com grande fidelidade e resolução nas informações levantados.

É claro que com toda essa tecnologia de câmera o Inspire 2 também possui o mesmo software embarcado que os drones sitados anteriormente, sendo possível realizar voos totalmente automatizados, facilitando a coleta de informações em campo.

Como podemos ver, o inspire 2 se destaca por trazer a possibilidade de troca de câmeras, diferente dos drones citados acima que não possuem esse recurso, o que acaba de certa forma limitando as aplicações dessas aeronaves e fazem do Inspire 2 um ótimo equipamento com diversas possibilidades.

A Drone Visual possui um vídeo review analisando os detalhes desse equipamento, confira abaixo:

5. SÉRIE DJI MATRICE 200

Avançando um pouco mais na tecnologia, temos a serie DJI Matrice 200, desenvolvido para suportar voos em praticamente qualquer situação, abrindo as possibilidades para diversas aplicações, gerando dados e informações com extrema qualidade.

O Matrice 200 possui sua estrutura desenvolvida em fibra de carbono e plastico reforçado de altíssima qualidade, e um design fechado que garante tempo e resistência à água, para que possa voar em uma ampla gama de ambientes. Os motores de alto desempenho integrados com as hélices de 17 polegadas garantem um voo estável em ventos de até 45km/h, possui o mesmo sistema de bateria dupla empregado no DJI Inspire 2, com auto aquecimento automático, garantindo voo em temperaturas de até -20c.


O Matrice 200 foi desenvolvido para aplicações industriais, por isso toda essa estrutura robusta e resistência estrema. O Matrice 200 está disponível em 3 versões, sendo elas M200, M210 e M210 RTK.

As 3 versões possuem as mesma características mencionadas acima, porem com algumas particularidades exclusivas para cada versão.

Sendo o M200 a versão mais básica pois é capaz de suportar apenas uma unica câmera durante o voo, diferente do M210 que capaz de suportar duas câmeras simultaneamente durante o voo na parte de baixo, ou então a possibilidade de voar com uma câmera acima de sua estrutura, abrindo a possibilidade de realizar voos em baixo de estruturas para inspeções especificas e localizadas, como inspeções em baixo de pontes para identificação de danos na estrutura.

Já a versão M210 RTK, possui essa mesma capacidade de câmeras, porem o sistema RTK integrado faz desse drone, o melhor equipamento atual para realizar inspeções em linhas de energia de alta tensão ou locais com grandes interferências eletromagnéticas, pois com o sistema RTK o Drone não sofre com esse tipo de interferência.

Como mencionado a serie Matrice 200 é capaz de suportar diversos tipos de câmeras, sendo elas câmeras RGB como a X4S e X5S, as mesmas utilizadas no DJI Inspire 2.


Possui a capacidade de utilizar câmeras com zoom de até 30x ótico, ou seja, sem perda de qualidade, e mais 6x digital, abrindo o zoom para até 180x, sendo possível enxergar um carro a praticamente 2km de distancia por exemplo, tornando esse equipamento ideal para monitoramento aéreo e segurança, ou identificar um dano estrutural de centímetros em uma estrutura, sendo ideal para certos tipos de inspeções.

Câmeras com capacidade térmicas, ou seja, que detectam o calor de objetos, como as câmeras XT e XT2, capazes de identificar o calor a mais de 50m de distancia, sendo o equipamento ideal para inspeções em painéis solares ou Linhas de Energia com a identificação de perda térmica, identificação de patologias em prédios e estruturas, realizar a segurança patrimonial e monitoramento noturno ou realizar busca e salvamento, identificando pessoas a metros de distancia.


A série Matrice 200 se tornou o equipamento ideal até mesmo para ser utilizado na agricultura de precisão, sendo possível integrar câmeras multi espectrais como a AGX710 e SLANTRANGE 3PX desenvolvidas para geração de índices de vegetação, sendo possível a identificação de falhas na lavoura, vigor da vegetação, estresse hídrico e diversas outras possibilidades, leia nossa matéria sobre Índices de Vegetação e saiba todas as possibilidades..

Como podemos ver, a serie Matrice 200 abre as possibilidades dos drones para aplicações praticamente infinitas, sendo possível utilizar em diversas situações dependendo da informação que se deseja obter, aplicando na topografia, inspeção, mapeamento, mineração, meio ambiente, busca e salvamento, monitoramento, identificação de patologias e muitas outra possibilidades sendo necessario trocar apenas a câmera para gerar os dados necessários.

Claro que, como é de se esperar, o Matrice possui os mesmos softwares embarcados que os Drones já mencionados, realizando voos totalmente programados e automatizados, o que possibilita obter informações precisas com facilidade e agilidade em campo.

A Drone Visual possui um vídeo review analisando os detalhes desse equipamento, confira abaixo:

Certamente existe diversos outros Drones no mercado com características que também os fazem serem ideais para diversas aplicações, porem queríamos reunir nessa matéria as principais tecnologias associadas com Custo/Beneficio, possibilidade de câmeras e softwares embarcados abrindo as possibilidades para as mais variadas aplicações de cada equipamento.

Como já foi mencionado no inicio da matéria, a Drone Visual possui todos os equipamento, câmeras e softwares classificados nessa matéria, assim como cursos de capacitação profissional para instruir na utilização de toda essa tecnologia para geração de dados, saiba mais >> clicando aqui << !!

 

Espero que essa matéria ajude a esclarecer algumas dúvidas e se você sentiu falta de alguma dica ou Drone no texto deixe nos comentários abaixo que iremos acrescentar em uma próxima atualização. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

Se quiser conhecer ou entrar neste mercado o primeiro passo é capacitar-se para se aperfeiçoar e gerar produtos de qualidade mitigando risco e aumentando o lucro. Nós produzimos alguns cursos online que irão te oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos.

Ou venha participar do nosso curso presencial, com uma grade completa para engajar no mercado da forma certa.

FONTE: [DRONEVISUAL]

#DroneMapeamento #CursoMapeamentoDrone #mapeamento #dronemapeamento #droneagricola #mapeamentodrone #dronesparamapeamento #melhoresdronesparamapeamento #mapeamentodrones #mapeamentodronemultirotor #phantom4mapeamento #phantom4 #inspire2 #inspire2 #DJIINSPIRE2 #djiphantom4 #phantom4pro #AnafiParrorDrone #ParrotAnafi #AnafiParrot #AnafiDrone #DroneAnafi #mavic2pro #mavicpro2 #mavicproII #mavicIIpro #matrice200 #m200 #m200series #agiculturadrone #droneagricultura #dronemapeamentoagricola #Phantom4RTK #Phantom4RTKPPK #DJIRTK #DroneRTK #Mavic2PRO #Mavic2Zoom #Cameratermal #CameracomZoom #CameratermalDrone #CameracomZoomDrone #CameraagriculturaDrone #MelhoresDrones2018 #Drones2018 #QualomelhorDrone2018 #MelhorDrone2018 #Dronesparamapeamento #Dronesparaescaneamento #DronesEscaner #Dronemapeamento #CameraAGX710 #CameraSLANTRANGE #SLANTRANGEDroneCamera #DroneSLANTRANGECamera

2.664 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page