top of page

COMO OS DRONES REALIZAM A CONTAGEM E DETECÇÃO DE PLANTAS


Os drones vem ganhando mercado em diversos nichos, sua presença se torna cada vez mais comum e não seria para menos, só na agricultura é possível: Contar plantas, Analisar o vigor de uma vegetação, Aplicar herbicidas com taxas variáveis e muito mais.

Não é mistério que a Agricultura de Precisão (AP), irá impactar o mundo nas próximas décadas, com a atual demanda de produtividade a AP está se tornando especialmente importante e os drones podem proporcionar aos agricultores uma maneira ágil e eficaz de inspecionar a área do cultivo, sendo possível analisar as mudanças no vigor das culturas e do manejo da pecuária. ​​Para acompanhar o ritmo da tecnologia, proprietários, produtores e profissionais precisam estar atentos as novas tecnologias.

Com isto o agronegócio exige dos produtores rurais um alto grau de especialização e de profissionalismo, visando aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais.

A contagem de plantas informa o número exato da culturas no campo e pode ser feita por estande de plantas ou de forma uniforme. Com a contagem de plantas é possível analisar a eficiência do plantio e mensurar a colheita final, possuindo uma previsão mais assertiva da margem de lucros em comparação com os resultados esperados.

Essa contagem influencia diretamente no desempenho de uma lavoura. Nesse contexto, os VANTs facilitam o processo de contagem e trazem benefícios aos produtores.

A cultura do milho e do sorgo são altamente responsivas ao manejo empregado, pois vários são os fatores que influenciam no desempenho final da produção, como o nível de adubação, o controle de pragas e doenças, a qualidade do plantio e o estande de plantas. Esse último item, também conhecido como “população de plantas“, tem sido muito estudado por agrônomos, empresas e instituições, não apenas nessas culturas, mas também nas plantações de cana-de-açúcar, na silvicultura e na fruticultura.

A contagem de plantas, como o próprio nome sugere, seria a contabilização de indivíduos em uma determinada área. Antigamente esse número era obtido com técnicas tradicionais, onde uma equipe ia à campo realizar a contagem. O processo era demorado, mas hoje encontramos soluções muito mais ágeis a partir do sensoriamento remoto que pode ser realizado, inclusive, com o uso de VANTs, sendo esta a melhor e mais vantajosa, econômica e precisa tecnologia.

Ao sobrevoar a plantação, a aeronave registra imagens que são, posteriormente, processadas em um software, formando com isso um Ortomosaico. Através da aplicação de um algoritmo no ortomosaico conseguimos realizar a contagem de plantas.

Ainda assim, é muito comum encontrarmos produtores rurais que adotam técnicas pouco precisas para avaliar seu estande. Se a estimativa é malfeita pode acarretar em perdas significativas e em uma safra desastrosa. Logo, a precisão nessa análise é de suma importância.

Com os drones, produtores e consultores ganham de duas formas: dados confiáveis e economia de tempo e recursos, uma vez que o emprego dessa tecnologia dispensa a necessidade de uma grande equipe em campo durante muitas horas ou até mesmo dias.

O VANT Maptor Agro, por exemplo, sobrevoa áreas de até 1000ha em 60 minutos. Para conhecer mais detalhes a respeito desse VANT, entre em contato.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

Se quiser conhecer ou entrar neste mercado o primeiro passo é capacitar-se para se aperfeiçoar e gerar produtos de qualidade mitigando risco e aumentando o lucro.

A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta.

Possuímos um curso voltado especialmente ao MAPEAMENTO AGRÍCOLA para você entender mais sobre a tecnologia e atuar de forma inteligente perante sua cultura. Matricule-se já!

Fonte [Drone Visual]

1.039 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page