O MAIOR PORTAL DE notícias de

DRONES

INSCREVA-SE AGORA E RECEBA NOTÍCIAS GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL!!!
 

COMO REALIZAR MAPEAMENTO DE GRANDES ÁREAS COM DRONES?

23/10/2018

 

Para melhor eficiência e qualidade do seu mapeamento é necessário atender algumas premissas, a principal é o tamanho da área a ser mapeada.

 

 

Além da área a ser mapeada é necessário considerar a precisão e acurácia a ser alcançada junto a qualidade do projeto. Para isso existem drones asas fixas que embarcam GPS de alta precisão, como o sistema RTK (Real Time Kinematic).

 

O sistema de georreferenciamento RTK integrado aos Drones para realização de mapeamentos aéreos possibilitam ganhos de até 50% no tempo de operação em campo.

Para aqueles que não conhecem as possibilidades dos Drones, o termo mapeamento aéreo pode parecer um pouco complexo, e realmente é, afinal algumas metodologias e processos devem ser seguidos para que a sua finalidade seja precisa e possa ser utilizada em diversas aplicações industriais e agrônomas.

 

O Drone de Asa Fixa Verok RTK descarta a necessidade de utilizar pontos de controle em solo para melhorar a precisão do mapa. Esse Drone possui o sistema RTK embarcado. Dessa maneira, a operação é simplificada em processos e otimizada em resultados.

​​​ 

O mapeamento aéreo com Drones se dá pela capacidade do drone de sobrevoar a área a ser mapeada e capturar múltiplas imagens, formando posteriormente um mosaico ortorretificado e georreferenciados. Já os pontos de controle são marcações para obter coordenadas mais precisas, através do uso de receptores GNSS RTK no solo. Após o voo, ocorre o processamento das imagens e a correção das coordenadas utilizando estas marcações como referência de precisão diminuindo erros de deslocamento do mapa.

 

Porém, definir e fixar esses pontos acaba sendo um grande transtorno, seja pela extensão da área, obstáculos encontrados no terreno e número de marcações necessárias em cada mapeamento.

 

Para otimizar essa operação em campo e substituir os pontos de controle, o sistema RTK foi embarcado no VANT, apresentando a mesma precisão planialtimétrica.

 

​O Drone de Asa Fixa Verok RTK utiliza uma Estação Base sincronizada e em comunicação constante com os satélites de posicionamento global: GPS, GLONASS e GALILEO. Essa triangulação de informações em tempo real gera a alta precisão de georreferenciamento do sistema RTK, mesmo sem adição de pontos de controle em solo.

 

 

COM ESSE DRONE É POSSÍVEL:

  • Obter a mesma precisão e acurácia e qualificando o mapeamento dentro dos padrões de Exatidão Cartográfica PEC, exigido pelos órgãos fiscalizadores;

  • Obter um ganho acima de 50% no tempo de operação;

  • Segurança e economia no trabalho em campo e em escritório;

  • Credibilidade e Acurácia dos Dados;

  • Podendo aplicar seu uso em diversas áreas como: Controle Ambiental, Agronegócio, Mineração, Topografia e muito mais...

 

CONSIDERAÇÕES EM GRANDES ÁREAS:

 

As grandes áreas representam um conjunto exclusivo de desafios, incluindo:

  • Manter a linha de visão;

  • Otimizar a vida útil da bateria;

  • Coletar e organizar grandes quantidades de dados;

  • Garantir a segurança em uma área de grande porte.

  

CUIDADOS:

  • Inconsistência do mapa (falta de coesão dos dados, perda de qualidade, falhas na cobertura, baixo nível de sobreposição)

  • Erros técnicos;

  • Falha ao gerar os modelos e entregáveis;

  • Maior tempo de processamento;

  • Perda de uma missão por completa;

  • Retorno a campo;

  • Perda de dinheiro.

                               

VANTAGENS: 

 

  • Custo benefício: significativamente mais barato do que as técnicas utilizadas para todas as aplicações acima descritas.

  • Segurança: identifica e monitora possíveis falhas geológicas ou pontos de atenção na obra. Também realiza trabalhos de monitoramento e mapeamento nos locais em que os trabalhadores estariam em situação de perigo para realizar as mesmas medições. Tempo necessário para realizar as operações: um voo de 350 hectares dura aproximadamente 35 minutos.

  • Facilidade na utilização: o VANT é totalmente autônomo, contendo a decolagem, voo e pouso pré-programados. O operador está pronto para realizar as operações após o curso oferecido, sem necessidade de conhecimento prévio em aeronáutica ou em pilotagem de aeromodelos.

  • Facilidade de transporte: o VANT vem dentro de uma maleta, junto com tudo que é necessário para realizar o voo. Só é necessária uma pessoa para transportar a maleta e essa cabe facilmente em um porta-malas.

  • Flexibilidade: o VANT pode ser utilizado para diversas aplicações na área de mineração que hoje utilizam métodos muito mais complicados para realizar as mesmas tarefas.

  • Inovação: o VANT permite fazer estudos na área de mineração que sem ele não seriam possíveis, otimizando assim o plano de extração da matéria prima.

  • Precisão: as informações extraídas das imagens tratadas possuem erros muito pequenos se comparados com outros métodos de medições. Aproximadamente 8 centímetros nos eixos X e Y, 13 centímetros no eixo Z e aproximadamente 3% no cálculo de volume sem ponto de controle (com ponto de controle 0.2%).

  • Agricultura: aplicação em taxa variável, inspeção de controle sementes, análises de irrigação da planta, detecção de salinidade do solo, detecção de pragas e doenças nas plantas, estimativa de rendimento da planta, estimativa de maturidade da planta, detecção de hematomas e arranhões nas plantas, contagem de mudas e animais.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

 

Se quiser conhecer ou entrar neste mercado o primeiro passo é capacitar-se para se aperfeiçoar e gerar produtos de qualidade mitigando risco e aumentando o lucro. A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta, possuímos um curso voltado especialmente ao MAPEAMENTO AGRÍCOLA para você entender mais sobre a tecnologia e atuar de forma inteligente perante sua cultura

 

Fonte [Drone Visual]

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECOMENDADO

COMO REALIZAR MAPEAMENTO DE GRANDES ÁREAS COM DRON...

23/10/2018

1/4
Please reload

AGISOFT METASHAPE - MAPEAMENTO AÉREO COM DRONES

06/11/2019

1/6
Please reload

RUMORES DE UM NOVO DRONE DA DJI CIRCULAM NA INTERN...

13/08/2019

1/6
Please reload

ESCOLA DE DRONES - CURSO PILOTO DE DRONES

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !