top of page

O QUE É AGRICULTURA DE PRECISÃO COM DRONES?


Você está cansado de ter pragas, fungos, bactérias, daninhas e infertilidade como inimigos número um do seu plantio? Não sabe como aumentar a produtividade e diminuir os custos? Então acompanhe essa matéria realizada especialmente para você.

O QUE É AGRICULTURA DIGITAL COM DRONES?

É considerado agricultura digital com drones (AP) o sistema de produção adotado por produtores que possuem nível tecnológico avançado, que trabalham com um sistema de gerenciamento de informações.

Alguns conceitos surgiram a partir do uso destas técnicas, como os de aplicação de insumos em taxa variáveis e o SIG (Sistemas de Informação Geográfica). O objetivo é focar grandes áreas de modo a fazê-las homogêneas balanceando a média de aplicação de insumos.

Um dos benefícios da agricultura digital com drones é a assertividade nas atividades em campo, pois o planejamento prévio junto das técnicas permite uma melhor qualidade nos produtos e redução de custos para o produtor.

Os drones vem ganhando mercado em diversos nichos, sua presença se torna cada vez mais comum e não seria para menos, só na agricultura é possível: Contar plantas, Analisar o vigor de uma vegetação, Aplicação de herbicidas com taxas variáveis e muito mais.

Não é mistério que a Agricultura de Precisão (AP), irá impactar o mundo nas próximas décadas, com a atual demanda de produtividade a AP está se tornando especialmente importante e os drones podem proporcionar aos agricultores uma maneira ágil e eficaz de inspecionar uma área do cultivo, sendo possível analisar as mudanças no vigor das culturas e do manejo da pecuária.

​​Para acompanhar o ritmo da tecnologia, proprietários, produtores e profissionais precisam estar atentos as novas tecnologias. Com isto o agronegócio exige dos produtores rurais um alto grau de especialização e de profissionalismo, visando aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais.

PULVERIZAÇÃO

Usando uma série de sensores para medir a distância do solo e encontrar barreiras, os drones já são capazes de evitar obstáculos de forma efetiva durante seus voos. Ferramentas como sensores que usam ressonância ultrassônica permitem que os drones evitem encontrar obstáculos ao redor deles durante o voo. Com isso, é possível que os drones voem em altitudes baixas o suficiente para pulverizar pesticidas e direcionar seções específicas do campo e distribuí-las de forma igual.

Com a utilização dos drones os agricultores podem saber exatamente quais culturas precisam de pesticidas, através de sensores Multiespectrais e HiperEspectrais os drones são capazes de capturar imagens infravermelho e através de softwares específicos gerar Índices de Vegetação, gerando informações valiosas para o agricultor, dando sequencia a pulverização do cultivo de forma automatizada, fazendo aplicação de insumos com taxa variável.

“Existe uma forte demanda para uso da tecnologia no campo, mas faltam profissionais capacitados para interpretar e implementar essas técnicas”

O gerenciamento mais detalhado das informações da produção agrícola integrado com os avanços de novas tecnologias de imagens de satélite, GPS, tecnologia da informação (TI), Big Data (BI) e drones tornam a automação agrícola um cenário real, sendo possível dosar-se adubos e agrotóxicos em busca de:

  • Melhorias no manejo das culturas;

  • Diminuir a contaminação dos solos nas áreas produtivas;

  • Aperfeiçoar o uso de insumos agropecuários;

  • Redução dos custos de produção;

  • E aumento de produtividade, buscando também a proteção do ambiente.

Visando toda essa necessidade de profissionais do campo e de consultores rurais a Drone Visual disponibiliza em sua grade de curso um módulo especifico para quem deseja conhecer tudo sobre a tecnologia e o potencial dos Drones, os melhores equipamento para cada tipo de aplicação, as principais câmeras e sensores utilizados e quais as informações geradas por tipo de equipamento.

Nesse curso especializado, iremos capacitar profissionais a realizar o mapeamento aéreo do cultivo para gerar informações valiosas para tomadas de decisões muito mais assertivas, mais confiáveis e com baixo custo.

Sabendo escolher o Drone, câmera e sensores adequados é possível analisar o vigor da planta, o índice de estresse hídrico, identificar falhas na plantação, e estimar a produtividade.

Todas essas informações geram analises úteis que auxiliam o agricultor a determinar as diferentes zonas de manejo e com isso, tratar da maneira mais lucrativa ao evitar desperdícios com adubações, aumentando os lucros e diminuindo os riscos de contaminação do solo.

Conheça nesse curso especifico de agricultura de precisão os principais softwares para processamento dos dados capturados, obtendo o conhecimento para gerar todas as análises e índices necessários que diferenciam a agricultura convencional da 4° revolução agrícola ou agricultura de precisão.

A Drone Visual possui essa tecnologia para utilização nos setores agrícolas, oferecemos o serviço de agricultura de precisão a agricultores que necessitem das informações valiosas que os Drones podem gerar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

Se quiser conhecer ou entrar neste mercado o primeiro passo é capacitar-se para se aperfeiçoar e gerar produtos de qualidade mitigando risco e aumentando o lucro.

A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta, possuímos um curso voltado especialmente ao MAPEAMENTO AGRÍCOLA para você entender mais sobre a tecnologia e atuar de forma inteligente perante sua cultura.

Fonte [Drone Visual]

586 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page