O MAIOR PORTAL DE notícias de

DRONES

INSCREVA-SE AGORA E RECEBA NOTÍCIAS GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL!!!
 

CONHEÇA O NOVO DRONE DJI PHANTOM 4 RTK PARA MAPEAMENTO

17/10/2018

A principal fabricante de Drones mundialmente conhecida, DJI, surpreende o mundo com um lançamento impressionante, o novíssimo DJI Phantom 4 RTK, um drone impressionante, com recursos fantásticos que claramente irão atender a uma enorme necessidade no mercado atual, focando no mapeamento e escaneamento 3D para geração de dados com altíssima precisão, reduzindo dificuldades operacionais e custos.

 

 

O Phantom 4 RTK, é um drone desenvolvido visando a necessidade do mercado no mapeamento aéreo e a geração de dados com muita precisão, facilidade e a um baixo custo.

 

O novo Drone possui um modulo de GPS RTK integrado diretamente ao seu corpo, fornecendo dados de posicionamento global em nível centimétrico em tempo real para melhorar a precisão absoluta das imagens capturadas. Esse novo módulo RTK pode fornecer precisão de posicionamento de até 01 centímetro horizontalmente e 1.5 centímetro na posição vertical, gerando uma precisão absoluta de até 05 centímetros nos modelos digitais gerados. 

 

Para melhorar ainda mais a precisão levantada das informações, o Phantom 4 RTK pode ser integrado ao novo sistema de posicionamento móvel D-RTK 2, um receptor GNSS de alta precisão da DJI que suporta os principais sistemas globais de navegação por satélite, além da possibilidade de se conectar a uma rede 4G, Wi-Fi ou cabo de internet, oferecendo correções em tempo real nos dados de posicionamento melhorando a precisão relativa alcançada nos modelos digitais que serão gerados.

 

Geralmente um drone que não possua um sistema RTK integrado requer que alguns pontos de controle sejam adicionados no solo para obter precisão e acurácia nos dados levantados, o DJI Phantom 4 RTK dispensa essa necessidade, pois através do RTK integrado ao Drone e do sistema D-RTK 2, o posicionamento é corrigido a todo momento reduzindo a necessidade de pontos de controle no solo para próximo de zero, o que pode economizar pelo menos 75% do tempo em campo, tirando a necessidade de posicionar diversas marcações no solo.

 

Além do modulo RTK integrado e do sistema D-RTK 2, o novo drone possui um módulo de GPS redundante, instalado para manter a estabilidade de voo em regiões com pouco sinal. Combinando ambos os módulos, o Phantom 4 RTK é capaz de otimizar a segurança de voo, garantindo que os dados sejam capturados com ainda mais precisão e qualidade nos levantamentos topográficos e escaneamento em 3D.

 

Para que a correção dos dados seja feita com qualidade e confiabilidade um novo sistema de transmissão foi desenvolvido para esse Drone, o TimeSync, desenvolvido para corrigir o posicionamento continuamente do Drone, da câmera e do módulo RTK. Além disso, o TimeSync garante que o Phantom 4 RTK registre parâmetros da câmera, posição, altitude e outros dados em cada foto, combinando os dados de posicionamento com o sensor da câmera, otimizando os resultados da fotogrametria.

 

As inovações não param por ai, em áreas com falta de cobertura RTK, o novo Drone permite o uso do sistema pós-processado PPK, capturando todos os dados originais de posicionamento por satélite e parâmetros de distorções da lente da câmera e gravando cada informação com alta precisão, todos os dados são armazenados em um cartão Micro-SD.

 

Foi lançado também um novo software que permite planejar os voos, sendo possível ajustar a taxa de sobreposição, a altitude, a velocidade, os parâmetros da câmera e muito mais, oferecendo um mapeamento automatizado com grande qualidade nos dados levantados. Os voos planejados podem ser repetidos quantas vezes forem necessário, permitindo que as equipes coletem os mesmos dados em diferentes períodos para acompanhar o progresso e detectar facilmente possíveis alterações. Está disponível também um novo modo prioritário do obturador que mantém a exposição da câmera consistente em toda a missão e um forte alarme de vento para avisar os pilotos as condições adversas durante o voo automatizado.

 

O sistema de transmissão de imagens OcuSync do Phantom 4 RTK permite uma conexão estável entre o drone e o Rádio controle com qualidade HD de 720p a uma distância de até 7 km, o que é ideal para mapear áreas grandes além do tempo de voo que é de cerca de 30 minutos. Porem se a área for muito grande e houver a necessidade de utilizar mais de 1 bateria o software de planejamento de voo possui a função para reiniciar automaticamente a missão do último ponto após a substituição da bateria.

 

O Phantom 4 RTK também é compatível com o DJI Mobile SDK, abrindo suas funções para automação e personalização através do desenvolvimento de softwares.

 

Há rumores de que a DJI possibilize a realização de missões com até 5 Drones voando ao mesmo tempo, facilitando ainda mais a captura de áreas grandes e otimizando o tempo, mas vamos esperar por essa atualização.

 

O Drone será distribuído com o rádio controle, duas baterias, carregadores e os acessórios padrões. Ainda não temos os valores que serão comercializados, porém o Drone começará a ser distribuído mundialmente até o final do mês de outubro e o D-RTK2 em novembro de 2018.

 

Vamos aguardar para sabermos quando esse drone estará disponível no Brasil.

 

Com certeza o novo Phantom 4 RTK representa uma nova geração de aquisição de dados, com grande precisão, qualidade nos resultados e baixo custo operacional, sem dúvida, diversos profissionais irão se privilegiar dessa nova tecnologia que será de grande utilidade em locais de construção, topografia, inspeções localizadas, segurança e muito mais.

 

 

Confira também o vídeo análise da Drone Visual e conheça todos os recursos disponíveis nessa nova versão do Drone mais popular do mercado:

 

 

Se você deseja conhecer tudo sobre essa nova tecnologia de uso de Drones no mapeamento de áreas e processamento de imagens, venha conhecer nossos cursos de capacitação profissional em drones e comece a utilizar essa tecnologia a seu favor. A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

 

 

Fonte [DJI]

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECOMENDADO

COMO REALIZAR MAPEAMENTO DE GRANDES ÁREAS COM DRON...

23/10/2018

1/4
Please reload

AGISOFT METASHAPE - MAPEAMENTO AÉREO COM DRONES

06/11/2019

1/6
Please reload

RUMORES DE UM NOVO DRONE DA DJI CIRCULAM NA INTERN...

13/08/2019

1/6
Please reload

ESCOLA DE DRONES - CURSO PILOTO DE DRONES

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado.