top of page

DRONES MONITORAM RISCO DE INCÊNDIOS EM ÁREAS FLORESTAIS


No interior de São Paulo, o monitoramento com drones e câmeras tem ajudado a combater focos de incêndio.

“Alguém com o drone nas mãos, com rádio, consegue direcionar o pessoal e fazer algo com muito mais eficiência”, disse Macson Guedes, diretor de empresa.

É uma floresta de eucaliptos: cem mil campos de futebol de área plantada, em 30 cidades, de onde sai a matéria-prima do papel que é exportado para mais de 60 países. Tudo vigiado por supercâmeras instaladas nas torres. Os equipamentos rastreiam a fumaça num raio de 15 quilômetros.

“A maior vantagem da utilização da tecnologia é a rapidez da detecção dos focos de incêndio e a rapidez com que a gente consegue, então, deslocar nossas brigadas de incêndio para fazer os controles nas frentes, nas fazendas”, explicou o gerente florestal Luís Fernando Silva.

Em Jundiaí, as câmeras que vigiam a cidade também estão de olho na Serra do Japi, uma área de proteção ambiental a 60 quilômetros de São Paulo. Ao menor sinal de fumaça, o operador avisa a Divisão Florestal da Guarda Civil.

“Quanto mais rápido chegamos, mais rápido iniciamos o combate ao incêndio, diminuindo a área queimada praticamente numa proporção de até 50%”, disse Paulo Vicente Soares, da Divisão Florestal.

A tecnologia também começa a ser usada por equipes especializadas no combate a incêndios. Entre as soluções disponíveis no mercado tem um aparelho portátil que faz a leitura de calor e drones com câmeras térmicas - equipamentos que medem a radiação infravermelha, que é percebida como calor.

“Alguém com o drone nas mãos, com rádio, consegue direcionar o pessoal e fazer algo com muito mais eficiência”, disse Macson Guedes, diretor de empresa.

Em outra empresa, um programa de computador analisa as imagens captadas pelas câmeras e emite um alerta com a localização exata do foco de incêndio. O próximo passo é prever onde vai pegar fogo.

“Com informações do terreno e também da umidade do tempo, temperatura, juntando todas essas informações nós vamos saber índice de probabilidade de incêndio maior ou menor antes que ele ocorra”, explicou Rogério Cavalcante, presidente da empresa.

Não é de hoje que a tecnologia dos drones vem aumentando a segurança e ampliando as possibilidades e aplicações, temos o exemplo do corpo de bombeiros que implementou a tecnologia a fim de identificar focos e incêndio e não só isso, também encontrar pessoas perdidas. Saiba mais clicando aqui!

Visando a necessidade de profissionais a Drone Visual disponibiliza em sua grade, cursos para quem deseja conhecer tudo sobre a tecnologia e o potencial dos Drones, os melhores equipamento para cada tipo de aplicação, as principais câmeras e sensores utilizados e quais as informações geradas por tipo de equipamento.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

A Drone Visual possui cursos online que oferecem um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta.

FONTE: [G1]

530 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page