O MAIOR PORTAL DE notícias de

DRONES

INSCREVA-SE AGORA E RECEBA NOTÍCIAS GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL!!!
 

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UM DRONE DE ASA FIXA (VANT)?

14/06/2019

Você já se perguntou como funciona um Drone de Asa Fixa, por que e como esses equipamentos voam e conseguem se manter estáveis no ar? Isso é uma curiosidade bem interessante, continue lendo essa matéria para descobrir os detalhes...

 

 

Os modelos de asa fixa ou VANTs são semelhantes aos aviões comuns, isso em sua aerodinâmica, pois o voo dos VANTs é totalmente programado em softwares dedicados, afinal, como já mencionado em vídeos anteriores, o propósito dos VANTs é o mapeamento aéreo, e para que isso seja feito com qualidade e confiabilidade é necessário programar a velocidade, altura, área de voo, a câmera que será embarcada, o recobrimento de voo que a aeronave irá seguir e outros detalhes de cada voo.

 

A decolagem, dependendo do tamanho do equipamento, é feito por catapulta, içando o drone em um estrutura e arremessando por elástico. Como a programação do voo já está feita, após lançamento o VANT irá seguir o voo, subindo até a altura e ponto inicial programado, e começar a mapear a área capturando as imagens de acordo com o que foi programado, como é o caso do VANT Verok disponibilizado pela Drone Visual em nossa loja online.

 

Como o voo é programado, os VANTs possuem sensores de detecção de velocidade, assim que o drone é lançado pela plataforma, o sensor detecta o movimento e liga o motores na rotação necessária para seguir o voo, devido a sua aerodinâmica o VANT ira seguir o percurso de voo programado.

 

A decolagem também pode acontecer apenas lançando o equipamento com as mãos, como é o caso do Maptor. 

 

Durante o voo, o VANT irá utilizar os sensores de giroscópio, acelerômetro e GPS para manter a velocidade e estabilidade e o percurso de voo programado. Além desses sensores comuns, o VANT utiliza um equipamento utilizado também em aeronaves tribuladas para medir a velocidade do vento e melhorar a estabilidade ajustando a aerodinâmica durante o voo, chamado de tubo de pitot.

 

O pouso depende de cada equipamento, alguns pousam através de paraquedas, ou seja, ao atingir a altura e o local programado previamente, o paraquedas abre e a aeronave pousa no chão, o VANT Verok já mencionado funciona dessa maneira. Outros equipamentos pousam de forma linear, descendo até a altura programada no campo de pouso, diminuindo a velocidade até pousar no chão e parar completamente, como o VANT Maptor, também disponibilizado pela Drone Visual.

 

O VANT Verok, é hoje um dos melhores equipamentos produzido nacionalmente para mapeamento de grandes áreas, com sua envergadura de quase 2 metros e pouco mais de 3kg de peso, é capaz de voar por quase 2 horas capturando mais de 4000 hectares em um único voo. Capaz de voar com velocidades de vento de mais de 55km/h e suportar uma variedade de câmeras, como RGB de até 42px, multiespectral, Hiperespectral para agricultura e identificação do vigor da plantação e gerenciamento do campo. Além de uma versão com sistema GPS RTK/PPK integrado para melhorar a precisão posicional dos mapas gerados.

 

​​Já o Maptor, é um equipamento de menor porte, capaz de voar por 1 hora com quase 1 kilo de peso, está disponível em 2 versões, o Maptor comum e o Maptor Agro, sendo capaz de suportar câmeras Multiespectrais para gerenciamento do campo, analisando infestações de ervas daninhas, pragas, vigor das vegetação e muito mais. 

 

Existem diversos tipos de modelos de VANT, assim como multirotores, cada equipamento possui características exclusivas de cada fabricante, porém o funcionamento deles é muito similar e segue sempre o mesmo procedimento, ou seja, sensores internos de estabilidade embarcados, sensores de detecção e programação de voo.

 

Se quiser saber mais sobre os Drones ASA FIXA entre em contato conosco para conhecer os modelos de VANT que disponibilizamos.

 

O que achou dessa matéria? Deixe sua duvida ou sugestão abaixo, pode ser a mesma de outros leitores!

 

 

Fonte [Drone Visual]

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECOMENDADO

COMO REALIZAR MAPEAMENTO DE GRANDES ÁREAS COM DRON...

23/10/2018

1/4
Please reload

AGISOFT METASHAPE - MAPEAMENTO AÉREO COM DRONES

06/11/2019

1/6
Please reload

RUMORES DE UM NOVO DRONE DA DJI CIRCULAM NA INTERN...

13/08/2019

1/6
Please reload

ESCOLA DE DRONES - CURSO PILOTO DE DRONES

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !