AGRICULTURA DE PRECISÃO COM DRONES

A tecnologia de precisão com Drones tem impulsionado a revolução agrícola dos últimos anos, a possibilidade de monitorar as colheitas do céu tem ganhado a confiança de produtores ao redor do mundo e já é uma realidade.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

LOCALIZAR PRAGRAS
ANÁLISE DE VEGETAÇÃO
ESTRESSE
HÍDRICO
ANÁLISE DE
EROSÃO
CONTAGEM PLANTAS

AGRICULTURA

DE PRECISÃO COM DRONES

A agricultura de precisão com Drones se baseia na captura de imagens aéreas de alta precisão, cobrindo centenas de hectares em um único voo, gerando uma mapa com uma resolução e precisão muito superior do que as imagens que os satélites fornecem e com menor custo.

 

Ao utilizar câmeras Multiespectrais e softwares de analises de dados é possível avaliar Índices que medem o vigor da vegetação através da refletência emitida pelas plantas, solo, água e demais objetos.

 

As informações geradas destacam exatamente quais áreas cultivo necessitam ser examinadas mais detalhadamente - significando menos tempo gasto na exploração e mais tempo tratando as plantas que precisam dela, impulsionando os rendimentos, reduzindo os custos e aumentando os lucros.

 

Estas informações podem ser aplicadas nas mais variadas plantações, como: Trigo, Soja, Milho, Silvicultura, Cana-de-Açúcar, Batata, Arroz e praticamente todas as culturas.

Profissionais da agronomia, consultores agrônomos, associações, produtores e muitos outros podem se favorecer com o uso dos Drones para realização das mais diversas analises.

GANHOS E BENEFÍCIOS 

DIAGNOSTICO COMPLETO DA ÁREA

Informações baseadas em amostras dão margem a erros. Com os drones, o mapeamento acontece na cultura inteira, e, consequentemente, as informações são extraídas em sua totalidade

PRECISÃO E ACURÁCIA

A precisão das imagens é centimétrica, garantindo resultados reais. Além disso, os algoritmos inteligentes utilizados nas análises apresentam acurácia entre 96% a 99%.

ECONOMIA

O processo de mapeamento e processamento ocorre em um curto espaço de tempo. agilizando a geração de informação para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva

GANHO DE TEMPO

Esse é o maior ganho do produtor. Poder integrar os resultados obtidos com os drones aos maquinários agrícolas para aplicação de insumos em taxa variável, apresentando uma economia entre 20% e 50% em sua safra

PERIODICIDADE

a operação com drones pode ser repetida inúmeras vezes caso necessário, sendo possível realizar voos periódicos para o acompanhamento da safra. Assim, é possível comparar os resultados durante o ciclo fenológico da cultura.

SEGURANÇA

Os drones possuem operação automatizada, desde a decolagem até o pouso, aumentando a segurança pois o voo é programado em solo com todos os requisitos de segurança já realizados.

EQUIPAMENTO

PRÉ-PLANTIO

Localização de daninhas 

Medição de áreas 

Topografia

ESTADO REPRODUTIVO

Taxa variável

Crescimento Lateral

Vigor da Vegetação

Estimativa da produtividade

ESTADO VEGETATIVO

Localização de daninhas 

Identificação de falhas

Vigor da Vegetação

PRODUTIVIDADE

DURANTE TODA SAFRA

Afim de atestar a produtividade de uma safra é necessario que seja realizado o acompanhamento desde antes do plantio até o estagio reprodutivo, dessa forma será possível avalizar qual o melhor momento para aplicação de insumos, verificar o crescimento da planta, avaliar o seu estresse hídrico e diversas outras possibilidades ao longo do plantio.

TIPOS DE CULTURA

BANANA
SILVICULTURA
ARROZ
CANA DE ACUÇAR
BATATA
MILHO
TRIGO
SOJA
E MUITO MAIS

AVALIAÇÃO DA SAFRA

O grande objetivo ao realizar o monitoramento durante toda a safra é poder mensurar os ganhos, estimar as perdas e quantificar a economia obtida com a adoção da tecnologia dos Drones.

Com esse monitoramento a Drone Visual já comprovou os ganhos da tecnologia em diversas lavouras, permitindo maior segurança na tomada de decisão e resulta em:

  • GANHO DE TEMPO

  • OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO

  • PRECISÃO DAS INFORMAÇÕES

  • MELHORA NA PRODUTIVIDADE

  • AUMENTO DA LUCRATIVIDADE

ÍNDICES 

DE VEGETAÇÃO

As informações geradas através dos Índices de Vegetação, como o NDVI, são essenciais para agricultores e agrônomos que buscam maximizar os ganhos e diminuir o tempo nas plantações. 

 

Analisamos e aplicamos diversos filtros com Inteligencia Artificial (I.A) em softwares específicos para gerar os índices e avaliar as culturas e ajudar a gerenciar a colheita no melhor tempo.

Sendo possível determinar a saúde da vegetação gerando melhor proveito do cultivo, além de melhorar a qualidade dos produtos produzidos devido a baixa necessidade de aplicação de insumos em toda a colheita.

Sendo uma maneira não invasiva de monitorar viveiros, estufas e muito mais..

MANEJO DE PLANTAS DANINHAS

Através do monitoramento com drones é possível gerar mapas de alta resolução do terreno para avaliação das culturas, e assim identificar as áreas com incidência de plantas daninhas e realizar a pulverização de herbicida localizado. O mapeamento para localização de daninhas pode ocorrer durante todo ciclo fenológico, desde a etapa antes do plantio.

Os drones se tornaram uma ferramenta importante para a gestão, sendo uma maneira não invasiva de monitorar viveiros, estufas e até mesmo detectar doenças de plantas.

LOCALIZAÇÃO DE DANINHAS ANTES DO PLANTIO

LOCALIZAÇÃO DE DANINHAS DURANTE O CICLO FENOLÓGICO

LOCALIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO

DE DANINHAS

Incidência de daninhas no RGB

Pontos de infestação através dos índices de vegetação

EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS PARA MAQUINÁRIOS AGRÍCOLAS

 

Realizamos a exportação dos arquivos para o formato Shapefile para que as controladoras do trator façam as aplicações apenas nos locais indicados.

O controle das plantas daninhas é essencial para garantir produtividade e qualidade da fibra. E fazer isso com os métodos tradicionais pode elevar bastante o custo de produção.

Podemos identificar áreas com mais ou menos incidência de plantas daninhas, pelo fato de as imagens serem georreferenciadas. Com essas informações, é possível realizar aplicações apenas em locais com infestação.

A ECONOMIA NO MANEJO DURANTE O POUSIO CHEGA A 50% EM APLICAÇÃO DE HERBICIDAS

O resultado final da aplicação em Taxa Variável pode ser uma economia de até 12% em insumos em relação ao sistema convencional (volume constante).

APLICAÇÃO DE INSUMOS EM TAXA VARIÁVEL

Com a aplicação de índices de vegetação específicos para estágios iniciais da cultura, é possível extrair informações sobre o vigor do plantio. Através do zoneamento definido pelos índices, criam-se as zonas de manejo. Com isso, podem ser realizadas técnicas específicas para cada ponto, como por exemplo, a aplicação em taxa variável.

Visualização de ShapeFile

Avaliação de índice de vegetação

Realizamos a integração com maquinário agrícola para aplicação do dessecante e inibidor de crescimento em taxa variável, gerando um dos maiores ganhos na safra. O principal objetivo dessa solução é reduzir a quantidade de volume de calda total aplicado, e consequentemente, diminuir os custos da aplicação. Como o índice de vegetação utilizado possui correlação com o tamanho das plantas, a cobertura de calda pode ser otimizada, aplicando-se taxas menores em regiões onde já havia maior taxa de desfolha.

ANÁLISE DE BIOMASSA

Através do monitoramento periódico, acompanhando o desenvolvimento do plantio, é possível diagnosticar o vigor da vegetação. Dessa maneira, reboleiras, incidência de pragas e doenças podem ser facilmente identificadas, assim como problemas abióticos como estresse hídrico.

O manejo integrado de pragas e doenças pode ser feito levando em consideração a variabilidade do vigor da vegetação, para dessa forma, realizar pulverizações em locais específicos da lavoura (bordadura, por exemplo), visando o controle de pragas e doenças. Estas análises podem ser realizadas em todos voos durante o ciclo da cultura. Para compreender melhor o desenvolvimento do plantio, pode-se traçar classes para qualificar a biomassa, assim como quantificar o percentual de solo exposto da área. Ou seja, podemos observar como está ocorrendo o crescimento da cultura.

CONTAGEM DE ESTANDE (PLANTAS)

A contagem de plantas informam o número exato da culturas no campo, uma operação que no campo demandaria várias horas de trabalho e sem garantia de precisão é realizada em questão de segundos com acurácia de 98%.

 

Essa variável é o primeiro componente de rendimento e dessa maneira, é possível verificar a distribuição espacial das plantas e pode-se realizar cálculos de perdas, estimativas de produtividade, entre outros.

Realizamos essa contagem, bem como a porcentagem e o número de plantas e culturas perdidas. (Em comparação com os resultados esperados).

IDENTIFICAÇÃO DE LINHAS E FALHAS DE PLANTIO

É fundamental ter o controle das linhas de plantio, para poder apontar e quantificar as falhas no plantio. Essas falhas podem ser ocasionadas por problemas na semeadora, compactação pelo rodado do trator, ou problemas fitossanitários.

 

Com os drones os pontos são georreferenciados e quantificados, facilitando a averiguação em campo, o que é fundamental para a tomada de decisão e correção imediata.

ESTRESSE HÍDRICO

As curvas de nível são a representação da altimetria do terreno sendo possível controlar o estresse Hídrico da cultura aplicando as correções necessárias de acordo com sua topografia, evitando assim a  escassez hídrica, garantindo o vigor de sua cultura.

TAXA DE CRESCIMENTO

A Drone Visual provê a solução completa para seu campo, armazenando as informações de sua cultura, acompanhando a taxa de crescimento da mesma, entregando relatórios precisos, criando a certeza do melhor período de colheita e plantação.

 

Estipulamos o aproveitamento final dessa cultura. Com base nas informações geradas ao longo das colheitas ajudamos a definir o período com maior aproveitamento final e consequentemente maior ganho.

DIVISÃO E TAMANHO

O mapa ortorretificado, além de fornecer a imagem total da propriedade, por ser totalmente georreferenciado permite realizar medições de comprimento da área total ou de cada talhão específico..

966 Ha ÁREA TOTAL = 38 TALHÕES

PULVERIZAÇÃO COM DRONES

Após aplicar todos os algoritmos de análises de dados através dos índices de vegetação os agricultores podem monitorar o vigor do plantio com um nível incrível de detalhes.

 

Esses dados podem ser usados ​​para identificar áreas de plantações que precisam de atenção, detectar doenças e danos causados ​​por pragas, prescrever planos de pulverização ou fertilização e criar uma visão geral das condições das plantações.

 

Com todas essas informações em mãos resta o efetivo para aplicação dos insumos de forma direcional e localizada e a Drone Visual oferece a possibilidade de aplicação de insumos de forma eficaz utilizando Drones.

 

Rastreando ativamente o terreno e garantindo que haja menos desperdício de pulverização. Os custos de operação são mínimos se comparados aos equipamentos convencionais movidos a diesel ou helicópteros.

RESULTADOS

Usando os dados gerados a partir dos drones na agricultura de precisão é possível gerenciar o campo metro a metro, identificando falhas no plantio, pontos com erosão hídrica e até mesmo estresse da vegetação. Economize tempo e dinheiro em comparação com os métodos tradicionais.

Saiba exatamente como anda o avanço da safra de acordo com o que foi plantado, tenha mapas infravermelho e diferencie plantas daninhas de plantas saudáveis, aplique insumos com muito mais precisão.

INSPECIONE A SAFRA

Identifique os problemas do cultivo mais rapidamente através dos índices de vegetação para saber exatamente as principais áreas do cultivo que precisam ser verificadas com maior urgência.

IDENTIFIQUE ÁREAS DE ZONEAMENTO

Através dos mapas gerados é possível saber exatamente quais são as principais áreas de zoneamento, gerenciando melhor os riscos das safras causados por fenômenos climáticos adversos.

GERENCIE A IRRIGAÇÃO

Os mapas digitais gerados com a ajuda dos Drones tornam mais fácil determinar áreas com estresse hídrico, sendo possível identificar pontos com propensão a erosão 

SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Topo da Página
Inscreva-se em nosso blog e receba notícias gratuitamente em seu e-mail
QUEM SOMOS

A Drone Visual é uma empresa inovadora de tecnologia que prove soluções, produtos e serviços com a utilização de drones e softwares de última geração.

Possuímos uma loja  para vendas de equipamentos e acessórios voltados aos drones.

Possuímos cursos específicos na área de Drones  e campo de treinamento próprio

Conheça nossos serviços !

Drone Visual Soluções

Avenida Paulista, 726, Bela Vista, São Paulo 

Email: contato@dronevisual.com

Telefone Fixo: (11) 3090-1326

Telefone Cel: (11) 95925-7400

Escritório Comercial: Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707, Bela Vista, São Paulo – SP, CEP: 01310-100 - Agendar horário para visita

© 2019 Drone Visual. Todos os direitos reservados