top of page

APRENDA COMO CADASTRAR SEU DRONE NA ANAC


Não corra o risco de ter seu drone apreendido, tomar multa e responder a processo administrativo, civil e penal por falta de cadastro na ANAC! Conforme a RBAC nº 94/2017 da ANAC publicada em 3/5/2017, é obrigatório o cadastro de drones acima de 250g na ANAC, tanto para uso recreativo como profissional. Isso significa que drones como o DJI Phantom 3, Phantom 4, Mavic Pro, Parrot Bebop 2, Yuneec Typhoon H exigirão um cadastro no site da Anac — eles pesam de 0,5 kg a 1,5 kg.

POR QUE DEVO CADASTRAR MEU DRONE NA ANAC?

O cadastro do drone e piloto na ANAC é obrigatório desde de 3/5/2017, pois foi publicado a RBAC nº 94/2017 da ANAC que exige tal procedimento. A finalidade do cadastro é a identificação do equipamento e do piloto para que possa ser apurado quaisquer incidentes ou descumprimento das legislações referentes ao espaço aréeo brasileiro no tocante ás regras para aeronaves não tripuladas (RPA) e aeromodelos.

O CADASTRO NA ANAC TEM VALIDADE?

Sim, a validade é de 2 anos. Após esse período, você terá que renová-la.

E SE EU FOR ABORDADO POR UMA AUTORIDADE COM UM DRONE NÃO CADASTRADO NA ANAC?

O drone poderá ser apreendido e você ainda pode ser multado e responder a processo administrativo, civil e penal.

FIZEMOS AQUI UM PASSO-A-PASSO PARA VOCÊ CADASTRAR SEU DRONE E O PILOTO. É BEM FÁCIL E GRÁTIS:

1. Acesse o SITE SISANT e crie uma conta

Acesse http://sistemas.anac.gov.br/sisant e clique em Cadastrar novo operador (caso ainda não tenha cadastro no sistema)

2. Cadastre o operador do drone Na página seguinte, realize seu cadastro como operador, inserindo dados pessoais.

Na tela seguinte, insira os dados da aeronave (drone):

Já colocamos aqui alguns para facilitar:

DJI MAVIC PRO - 734 G DJI PHANTOM 4 ADVANCED - 1368 G DJI PHANTOM 4 PRO - 1388 G DJI PHANTOM 4 - 1380 G DJI PHANTOM 3 STANDARD - 1216 G DJI PHANTOM 3 PROFESSIONAL - 1280 G

3. Cadastre a aeronave

Nessa parte, você pode escolhe o Número de cadastro (com 9 caracteres, apenas números, digite o que quiser, ex: seu numero de telefone) e também precisa cadastrar o Número de série do drone, normalmente ele está ao lado do QR code após as iniciais SN (serial number).

Veja na foto abaixo, exemplo de onde fica o número de série em um DJI PHANTOM:

4. Baixe a Certidão de Cadastro Pronto! Agora é só baixar seu certificado clicando no ícone do lado direito e levar sempre junto com seu drone quando for realizar algum voo.

A certificação da ANAC não isenta o proprietário do Drone de ter a Homologação da Anatel e o cadastro da aeronave no sistema SARPAS DO DECEA, bem como a autorização individual para cada um dos voos.

É preciso também seguir as normas da ANAC, acesse aqui em nosso blog todo detalhe. Bons voos!

FONTE [DRONE VISUAL]

7.121 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page