O pedido de patente da gigante tecnológica sul-coreana foi concedido. As implicações potenciais são grandes mudanças na publicidade, vigilância e muito mais!
A Samsung patenteou no mês passado um drone que responde aos seus olhos, expressão facial e gestos de mão. No dia 13 de fevereiro, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos concedeu essa patente a gigante tecnológica sul-coreana.
Certamente, este é um passo significativo com todos os tipos de implicações sobre as potenciais mudanças em indústrias, como publicidade, vigilância e muito mais.
De acordo com a patente , o "Dispositivo de exibição de voo" da Samsung seria essencialmente um quadricoptero voador equipado com uma unidade de câmera, display, GPS, um "sistema de posicionamento baseado em WiFi" e capacidades de reconhecimento de voz.
A primeira impressão, é que esta seria a máquina autônoma de publicidade perfeita. Pode-se imaginar futuramente em um shopping center, por exemplo: Ao entrar no shopping ser identificado por um destes drones, fornecendo algumas informações pessoais para receber sugestões de lojas direcionadas ou ofertas de seu interesse. Em uma era de relações de mídia social omnipresentes entre usuários e corporações e a crescente acessibilidade no setor de tecnologias de drones, isso parece francamente o próximo passo lógico que todos imaginamos um dia.
Vamos entender melhor este "Flying Display Drone".
A câmera embutida detectaria pupilas de uma pessoa, expressão facial, gestos de mão e posição geral. De acordo com "The Verge", os dados capturados seriam enviados para a unidade de controle principal, enquanto o próprio drone seria comandado por aqueles que estão sendo gravados através das partes e áreas do corpo acima mencionadas. Naturalmente, um drone autônomo moderno exige um sistema de prevenção de obstáculos, um sensor de movimento, um giroscópio e acelerômetro, e a patente certamente incluiu aqui estas características. No que diz respeito ao "manipulador articular" que permite que o ângulo de inclinação do drone seja alterado, está característica da patente deve ser esclarecida visualmente para entendermos como isso funcionaria.
Embora existam alguns que estão agindo fortemente contra a presença cada vez maior de drones, há aqueles que pensam que um bilhão de destes equipamentos ativos são inevitáveis. Em breve, viveremos em um mundo em que os drones assim como a informatica serão uma parte comum da vida cotidiana. Publicidade, monitoramento, marketing, vigilância, todas essas indústrias irão aproveitar o advento da tecnologia acessível dos drones. A única questão restante é, com quais engenhosidades os drones serão empregados? Só o tempo irá dizer. Por enquanto, vamos voando com calma para mais perto da realidade...
FONTE: [THEDRIVE]