top of page

A TECNOLOGIA DOS DRONES NA AGRICULTURA DE PRECISÃO


Os drones podem proporcionar aos agricultores uma maneira ágil e eficaz de inspecionar uma área maior do cultivo, sendo possível analisar as mudanças no vigor das culturas e do manejo da pecuária!!!

Não é mistério que a tecnologia agrícola, ou melhor Agricultura de Precisão (AP), irá impactar o mundo nas próximas décadas, com o atual crescimento da população, a produtividade e a otimização do espaço da terra na agricultura estão se tornando especialmente importantes, e é aqui que entra a AP.

Alguns avanços no espaço da tecnologia agrícola incluem imagens HiperEspectrais, Big Data e Aprendizado de Máquina para ajudar os agricultores a tomar melhores decisões no gerenciamento de culturas.

Sendo assim, os dias de caminhada pelos campos para inspecionar o rendimento das safras estão quase no fim. Com a capacidade de ter uma transmissão ao vivo da câmera do drone, um único operador é capaz de cobrir muito mais terreno em um menor tempo. Com uma visão geral mais ampla, os agricultores podem ter uma perspectiva maior dos campos de cultivo que estão inspecionando, levando a uma agricultura mais eficiente.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é o que a tecnologia dos drones pode fazer na agricultura e como os drones mudarão a agricultura?!!! Vamos Analisar aqui as principais mudanças!! Começando em:

01 - PLANTAR SEMENTES

​​Com os avanços atuais na tecnologia de drones, já é possível diminuir significativamente os custos de plantio de sementes. Startups estão realizando avanços com a tecnologia dos drone na agricultura e uma frota de drones pode plantar até 100.000 árvores por dia. Os drones voam a cerca de 100 metros acima das zonas designadas, primeiramente para coletar informações. Usando essas informações, esses drones soltariam “vagens de sementes” em áreas com maior probabilidade de fertilização.

Este método de plantio de sementes é quase 10 vezes mais rápido do que os humanos plantando árvores à mão e pode potencialmente reduzir os custos gerais pela metade. A utilização de drones para iniciar novas colheitas é especialmente benéfica em locais onde pode ser particularmente difícil para os agricultores plantarem sementes. Durante os períodos extremamente quentes do ano, o uso dos drones seria uma ótima alternativa.

02 - PULVERIZAÇÃO

Usando uma série de sensores para medir a distância do solo e encontrar barreiras, os drones já são capazes de evitar obstáculos de forma efetiva durante seus voos. Antigamente era necessário controlar os drones através do Rádio Controle manualmente, ou seja, se o piloto do drone não fosse cuidadoso, o drone poderia facilmente colidir em uma árvore e ser danificado. No entanto, com novas tecnologias, isso é facilmente evitável.

Ferramentas como sensores que usam ressonância ultrassônica permitem que os drones evitem encontrar obstáculos ao redor deles durante o voo. Com isso, é possível que os drones voem em altitudes baixas o suficiente para pulverizar pesticidas e direcionar seções específicas do campo e distribuí-las de forma igual.

Com a utilização dos drones os agricultores podem saber exatamente quais culturas precisam de pesticidas, através de sensores Multiespectrais e HiperEspectrais os Drones são capazes de capturar imagens infravermelho e através de softwares específicos gerar Índices de Vegetação, gerando informações valiosas para o agricultor, esse mesmo Drone já podem realizar de forma automática a pulverização do cultivo.

03 - ANÁLISE DOS CAMPOS

A agricultura é uma indústria em que a importância do Big Data não é suficientemente enfatizada. Usando a tecnologia de geração de imagens hiper espectrais, os agricultores podem obter informações incrivelmente úteis que os ajudariam a maximizar suas operações.

Dependendo do método de imagem, os drones podem ajudar os agricultores a fazer o seguinte:

1. Avaliar vigor da cultura;

2. Detectar infecções nas árvores;

3. Localizar gargalos no crescimento;

4. Localizar irrigação ruim;

5. Coletar informações gerais sobre as condições ambientais.

Com uma gama tão diversificada de informações, e uma base em dados concretos ​​disponíveis ao agricultor, a tomada de decisões será muito melhor direciona. Ao invés de ter que adivinhar como será o cultivo.

04 - MONITORAMENTO CONTÍNUO

Em fábricas ou edifícios corporativos, é muito mais fácil gerenciar operações, já que tudo é feito em uma área relativamente pequena. Para os agricultores que administram grandes extensões de terra, as coisas são completamente diferentes. Manter o controle de cada metro quadrado de terra acaba se tornando uma tarefa árdua. Felizmente, os drones ajudam a mudar isso. Afinal, o drone é uma ferramenta especialmente poderosa para os agricultores que têm dificuldade em acompanhar diferentes métricas. O monitoramento contínuo que os drones trazem à mesa, ajudam a fornecer aos agricultores informações atualizadas sobre exatamente o que está acontecendo em suas terras.

Com a capacidade de conectar sensores de luz aos drones, o custo se torna extremamente baixo para coletar informações valiosas que não são visíveis a olho nu. Os drones oferecem maior resolução do que os satélites ou aviões, pois têm a capacidade de voar mais baixo e com mais precisão.

Outro benefício dos drones é a maior frequência de varredura, devido à fácil portabilidade e custo. Softwares de planejamento de voo permite aos usuários selecionar uma determinada área e o drone voará e mapeará a área selecionada sem a necessidade de um operador. Além disso, os drones permitem o fácil monitoramento do gado remotamente para identificar quaisquer problemas nas pastagens. Os drones realmente fornecem as ferramentas necessárias para realizar trabalhos com mais eficiência e a um custo menor.

É apenas uma questão de tempo até que seja um padrão da indústria integrar drones na agricultura. Com a crescente era da informação, o tempo é perfeito para os drones, juntamente com a tecnologia de imagem, como as imagens hiperespectrais.

CONHEÇA O DRONE MAPTOR AGRO

EQUIPAMENTO ESPECIALIZADO PARA MAPEAMENTO NA AGRICULTURA

A Drone Visual possui essa tecnologia para utilização nos setores agrícolas, oferecendo toda a consultoria necessária para escolha do melhor equipamento a ser utilizado para que o monitoramento seja feito de forma eficiente, além da consultoria, oferecemos o serviço de agricultura de precisão a agricultores que necessitem das informações valiosas que os Drones podem gerar.

Capacitamos profissionais para utilizarem toda a tecnologia de Drones e de software, garantindo que os profissionais sejam capazes de utilizar todo o potencial da tecnologia embarcada!!

Conheça nossos cursos: www.dronevisual.com/treinamento

ENTRE EM CONTATO COM A DRONE VISUAL ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL OU ACESSE NOSSA PAGINA DE CONTATO E CONSULTE NOSSOS VALORES E CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM DRONES!!!

FONTE: [DRONEVISUAL]

1.203 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page