top of page

PESQUISADORES USAM DRONES PARA OBSERVAR BALEIAS NA BAHIA


Abrolhos concentra a maior parte das baleias que vêm da Antártica todos os anos entre julho e novembro. Drone monitorara o comportamento dos animais no período reprodutivo.

Pesquisadores começaram a a usar uma câmera instalada em um drone para analisar o comportamento de baleias jubarte no litoral da Bahia. O equipamento permite que os animais sejam observados sem perturbação e aumenta o campo de visão dos biólogos. Qual é a diferença de observar as baleias da embarcação ou lá do alto? O drone aumenta o campo de visão e permite a observação de baleias que poderiam passar despercebidas.

O drone começou a ser usado neste ano pelo Projeto Baleia Jubarte, ONG que se dedica à preservação da espécie. O cenário da pesquisa é formado pelas águas cristalinas do Arquipélago de Abrolhos, localizado a cerca de 65 km da cidade de Caravelas, no extremo sul do estado.

A região concentra a maior parte das baleias que vêm da Antártica todos os anos, entre julho e novembro, para se reproduzir. Elas nadam tranquilamente e chegam pertinho dos barcos que navegam na área, como mostra um vídeo registrado por pescadores em agosto deste ano.

A batida com a nadadeira é interpretada pelos especialistas como uma forma de comunicação, assim como os saltos. Muitas esticam a viagem e chegam até o litoral norte do estado.

As imagens vão ajudar o estudo dos hábitos desses animais no período reprodutivo. As imagens mostram uma fêmea nadando junto com o filhote e outras quatro baleias, provavelmente machos, segundo os biólogos. Outras fêmeas com filhotes têm às vezes a companhia de mais uma baleia, que pode ser macho ou fêmea. São comportamentos que os pesquisadores querem entender melhor para poder ajudar nas práticas de preservação.

O drone veio também para completar um trabalho que o pessoal do projeto faz de três em três anos que é o censo aéreo da população de baleias jubarte que vêm ao Brasil. São aproximadamente 20 mil por ano. Os biólogos sobrevoam de avião as principais áreas de reprodução e, a partir daí, fazem as estimativas. Agora, com esse novo aliado, o drone, essa contagem vai ser muito mais precisa.

“Quando uma aeronave passa a 250 quilômetros por hora, a 150 metros de altura, muitas vezes a gente pode estar anotando que não há bicho nessa região. Mas às vezes ele pode estar lá e estar mergulhado. Então, ele vem assessorar e corrigir esses possíveis erros na estimativa de abundância desses animais na costa do Brasil”, disse o biólogo Sérgio Cipolotti.

FONTE: [GLOBO]

64 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page