top of page

DRONES AJUDAM ENCONTRAR VITIMAS - TRAGEDIA DE BRUMADINHO


FAB procura pilotos de drones para ajudar nas operações de busca em Brumadinho. Coronel Jorge Vargas afirma que toda a ajuda é bem-vinda, mas solicita o cadastramento de pilotos para que operação seja bem coordenada.

O relógio nunca foi tão cruel com Brumadinho. Invadido por um mar de lama desde o rompimento da barragem da Mina do Feijão, na sexta-feira (25/1), o município mineiro distante 70 km de Belo Horizonte trava uma batalha contra o tempo. Às 13h30 desta terça-feira (29), a tragédia — que até o momento tirou a vida de 84 pessoas — completa 4 dias. Enquanto a cidade conta seus mortos, familiares de 305 desaparecidos esperam angustiados por notícias.

Uma ponta de esperança surge do céu. Nesse domingo (28), a Força Aérea Brasileira e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais começaram a usar drones para buscar corpos e, principalmente, sobreviventes.

Como os rejeitos atingiram uma grande extensão territorial de Brumadinho, socorristas têm encontrado dificuldades para vistoriar todas as áreas. Amigos e parentes de pessoas sumidas acreditam que muitos podem estar ilhados em partes mais altas de matas, onde bombeiros não conseguem chegar a pé. Os aparelhos serão importantes justamente nesse trabalho de reconhecimento.

Integrantes da força-tarefa que trabalham nas buscas desde o dia da ruptura da represa entendem que os aparelhos nunca foram tão imprescindíveis como agora. A própria Aeronáutica fez um apelo para que droneiros se apresentem e coloquem os instrumentos controlados à disposição.

Em um áudio gravado pelo coronel Vargas, do Departamento de Controle de Espaço Aéreo da Aeronáutica, o oficial pede auxílio aos donos desses veículos não tripulados e controlados remotamente.

“Nós estamos precisando dos auxílios dos senhores em algumas determinadas regiões. Entretanto, para que esse auxílio possa ser bem-vindo, é preciso que seja coordenado. O ponto focal, assim como o local focal, é a Faculdade Asa. Repassem esse áudio”, pediu o militar.

Ouça o apelo do coronel da Aeronáutica aos droneiros:.

A FAB confirmou a veracidade do áudio e reforçou o pedido: “Como a quantidade de helicópteros é pequena e a área atingida é gigante, foi necessário recrutar essas pessoas”, informou.

Apesar de considerar os pilotos de drones bem-vindos, a Força Aérea explicou que quem levantar voo na região de busca sem autorização pode ser interpelado. O receio é de que equipamentos não cadastrados coloquem em risco a operação dos helicópteros de resgate.

“Fora dos locais nos quais estejam autorizados o uso, serão encarados como ato ilícito e a Polícia Militar de Minas Gerais estará atuando a fim de efetuar as prisões necessárias”, ressaltou o coronel Vargas.

Fonte: [Metropoles]

166 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page