top of page

INSPEÇÕES COM CÂMERAS TÉRMICAS E DRONES


O uso de câmeras infravermelhas é uma tecnologia que vem se mostrando cada vez mais presente isso se deve ao fato de que, quando o objetivo é projetar estruturas energeticamente eficientes ou encontrar vazamentos, a termografia é o processo mais eficaz que existe. Trata-se de usar a temperatura de um objeto para produzir uma imagem. A quantidade de radiação infravermelha emitida e refletida por objetos ou pessoas e é detectada e medida para a renderização de produtos visuais.

COMO FUNCIONA A TERMOGRAFIA? A termografia é capaz de ler os diferenciais de temperatura em uma área definida com uma câmera térmica acoplada a um drone, você pode ler uma assinatura tão pequena quanto uma caixa elétrica ou tão grande quanto um envelope de construção, nas mais variadas regiões.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS IMAGENS TÉRMICAS? A lista de vantagens e extensa. Ao utilizar os drones para aplicar a termografia, será possível detectar o Isolamento térmico, realizar inspeções no canteiro de obras e identificar perdas de energia pontuais. Por se tratar de um método não invasivo, executado por um equipamento leve e portátil, encontrar problemas enquanto ainda são pequenos se torna muito mais fácil.

DIAGNÓSTICOS EM EDIFÍCIOS O diagnóstico de edifícios é uma das primeiras áreas em que a termografia foi comercialmente utilizada. Como vimos uma câmera térmica é capaz de descobrir vários defeitos de construção que não podem ser vistos a olho nu.

Os problemas mais frequentemente descobertos dizem respeito as pontes térmicas, as fugas de água e impermeabilização.

Até recentemente, eram adotados dispositivos manuais durante as inspeções, que são perfeitos para medir interiores. No entanto, na medição de exteriores, mapear toda a superfície da construção era mais complicado, já que a maior parte do telhado não é facilmente acessível, com os drones, essa dificuldade e eliminada. DETECÇÃO DE VAZAMENTO DE AR Alem do telhado, é possível visualizar um diferencial de temperatura ao redor de janelas, portas e outras aberturas em edifícios para verificar se ha vazamento de ar com as imagens térmicas. Se usado para mapear o sistema HVAC- Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, em português - é possível identificar variações de temperatura que indicam a saída de ar do sistema, sendo que o maior uso de energia permite manter a temperatura desejada. MAPEAMENTO DE PROBLEMAS ELÉTRICOS O uso da termografia com drones no sistema elétrico é uma maneira simples de verificar se há circuitos sobrecarregados, falha do rolamento do motor, problemas com a distribuição de eletricidade e até conexões soltas na construção. Em uma conexão solta, a sujeira é o primeiro sinal de que algo está errado, ela aumenta a resistência e o circuito começa a superaquecer. Se um motor estiver falhando, a caixa começará a aquecer. Caso não sejam verificados, ambos os casos podem resultar em falha de energia ou incêndio. IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS DE INSTALAÇÃO Outra vantagem da termografia com drones e a possibilidade de conferir se há a instalação adequada do isolamento, pequenos ninhos de animais e vazamentos de encanamento, também é possível identificar áreas que exigirão manutenção em breve, possibilitando uma manutenção preventiva. Assim, o conserto é feito a tempo de evitar a inatividade e, consequentemente, incêndios. Essa tecnologia é capaz de digitalizar envelopes de edifícios inteiros para rastrear a perda de energia. Com a geração de Imagens térmicas a partir dos drones, torna-se viável perceber as diferenças de temperatura e saber quando fazer reparos antes que o problema fuja do controle. Esse monitoramento pode ajudar a evitar incêndios e falhas de energia, além de acompanhar a instalação do isolamento.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria.

Se quiser conhecer ou entrar neste mercado o primeiro passo é capacitar-se para se aperfeiçoar e gerar produtos de qualidade mitigando risco e aumentando o lucro.

A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta, possuímos um curso voltado para INSPEÇÃO COM DRONES para você entender mais sobre a tecnologia e atuar de forma inteligente.

Fonte [Drone Visual]

1.491 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page