top of page

TUDO SOBRE MAPEAMENTO AÉREO COM DRONES


Os drones estão se tornando ferramentas poderosas, proporcionando saltos enormes em eficiência, economia, gestão, segurança e entre outros, afinal, os drones com sua capacidade de capturar com facilidade dados aéreos, estão sendo integrados com sucesso aos fluxos de trabalho de diversos setores como topografia, inspeções de estruturas, mapeamento em 3D, inspeções termais, agricultura de precisão e muito mais.

Se você é um pesquisador, entusiasta ou se está apenas querendo conhecer mais sobre a tecnologia e aplicações possíveis com o uso de drones, leia nesse artigo e veja o quão vantajoso os drones podem ser em diversos nichos no mercado de trabalho atual...

O que é o mapeamento aéreo com drones?

A topografia de um terreno ou estrutura, por exemplo, gera informações que permitem tomadas de decisão com maior assertividade, seja desde o planejamento do canteiro de obras, design e manutenção de uma infraestrutura, ou até mesmo a delimitação dos limites de uma propriedade.

A fotogrametria ou topografia com drones como é chamado também nada mais é do que a aquisição de dados aéreos a partir do uso dos drones para gerar informações através do processamento e analise das imagens em softwares específicos.

Por que o uso de drones no mapeamento aéreo é superior aos métodos tradicionais?

Os veículos aéreos não tripulados, ou VANTs, se destacam devido a capacidade de adquirir dados de terrenos complexos e de pontos de vista inacessíveis aos seres humanos com extrema velocidade. Devido a isso, os drones se tornam necessários possibilitando a analise de pontos em locais perigosos ou de difícil acesso.

Além disso, enquanto os métodos tradicionais de levantamento de dados exigem grande preparação e planejamentos meticulosos, os drones podem capturar dados comparáveis ​​em prazos muito mais curtos. Em uma estimativa feita, os drones realizam o mapeamento aéreo levantando dados precisos do campo com 75% menos tempo do que os métodos tradicionais.

Em suma, os drones produzem resultados de qualidade de forma rápida, lucrativa e segura!!

Que tipos de resultados é possível obter com os drones?

Dependendo da escolha do equipamento, câmeras, sensores e software de processamento, os drones podem gerar uma variedade de resultados com casos de uso e extrema precisão em diversos setores..

1. ORTOMOSAICO EM 2D

Os softwares processamento são capazes de "juntar" centenas ou milhares de fotos digitais capturadas com o drone e gerar mapas ortomosaicos em 2D de alta qualidade, sendo possível realizar medidas, análises do terreno, analisar o estoque, acompanhar um obra, delimitar limites de uma propriedade, analisar áreas de APP (áreas de preservação permanente) para o meio ambiente e muito mais!!

ORTOMOSAICO EM 2D

2. ORTOMOSAICO EM 3D

Os ortomosaico em 3D podem gerar dados com relevo e altimetria do terreno, dessa forma é possível gerar os Modelos Digitais de Terreno, Superficie e Elevação (MDT, MDS e MDE).

3. MODELOS EM 3D

Os modelos em 3D representam um visão geral de uma estrutura, sendo ótimos aliados de engenheiros civis e no que conhecemos de BIM ou Modelos de Informações da construção, o que nada mais é do que gerar informações de uma estrutura, seja um prédio, ponte ou estrada e ter informações para todo o planejamento e acompanhamento do projeto até sua conclusão.

4. MAPAS TERMAIS

Equipe o drone com uma câmera termal e gere mapas termais para analisar pontos quentes de um terreno ou estrutura, dessa forma, técnicos poderão avaliar danos e corrigi-los antes do problema se tornar algo grave, como por exemplo, avaliação termal de campos de painéis solares, uma tecnologia que cresce cada vez mais e que irá depender muito das analises termais.

5. NUVEM DE PONTOS LiDAR E FOTOGRAMETRIA

A nuvem de pontos geradas a partir de scaner LiDAR ou através da fotogrametria, representam todos os objetos do terreno, sendo possível classifica-los e analisar detalhes da estrutura ou terreno escaneado.

6. MAPA MULTIESPECTRAL

Através de câmeras especificas chamadas de multiespectrais, é possível capturar o espectro de luz invisível emitido por plantas, solo, água e objetos e dessa forma gerar informações através de índices como o NDVI ou NDRE, uteis na agricultura de precisão, melhorando o gerenciamento das culturas.

DRONES E BIM

Como mencionado acima o gerenciamento de um projeto de construção pode ser muito beneficiado pelo mapeamento aéreo com drones, fornecendo dados e informações para o acompanhamento BIM (Building Information Modeling).

Ou seja, em cada estágio do processo da construção, os modelos digitais gerados, mencionados acima como fotogrametria ou scaner com laser LiDAR de alta resolução capturados com drones podem ser sobrepostos e comparados com o projeto BIM pré-planejados. Isso permite analisar as diferenças entre o planejado e a realidade em campo.

A detecção precoce de problemas pode reduzir erros da construção, omissões e retrabalhos, e essa supervisão do projeto tornou os drones uma parte essencial da construção moderna.

Qual a precisão das pesquisas com drones?

Antes de integrar os drones em seus fluxos de trabalho, muitos pesquisadores perguntam sobre a precisão do levantamento aéreo. Qual o grau de precisão que as técnicas de levantamento por drone podem alcançar?

As soluções geradas com os drones podem produzir diferentes graus de precisão, dependendo dos requisitos do projeto. Em um estudo independente do DroneDeploy, o DJI Phantom 4 RTK alcançou uma precisão vertical relativa de 2cm e uma precisão horizontal relativa de 1,20cm no posicionamento global.

Para algumas aplicações como contagem de plantas, identificação de nematoides em um plantio ou apenas a identificação de maquinários em uma mineradora a precisão não precisa ser tão alta e o equipamento utilizado pode ser mais “simples”.

Porém, para algumas aplicações, como verificar realizar o plantio da cultura ou o avaliar o progresso de uma construção, será necessária uma alta precisão relativa, e isso os drones equipados com RTK e PPK irão atender de forma impressionante.

Outro exemplo que será necessário precisão de centímetros ou até mesmo milímetros é na medição de fissuras em uma estrutura, e para essa necessidade os drones conseguem gerar informações com extrema precisão e qualidade!!

Tudo vai depender do projeto em questão!!

Qual a melhor solução de drones para minha necessidade?

Com todos os benefícios que os drones trazem, e com tantas opções de drones para o mapeamento aéreo, isso levanta a questão: Qual é o melhor drone para minha necessidade?

A resposta está nas suas prioridades. Vai depender dos requisitos de precisão da inspeção, sensores de dados e o custo devem ser considerados.

A Drone Visual é especialista na analise e consultoria necessária para avaliar a necessidade de cada cliente e prover a melhor solução para aplicação, seja na agricultura de precisão, engenharia civil, segurança patrimonial e publica, topografia e entre as demais aplicações possíveis.

Possuímos consultores preparados para te ajudar na escolhe do melhor equipamento, possuímos uma loja especializada nas melhores soluções de drones, acesse nossa loja e veja mais!! CLIQUE AQUI

Alem da venda de equipamentos, possuímos diversos cursos presenciais e online para atender as mais diversas necessidades na área de Drones: Operação de drones, Mapeamento aéreo, Mapeamento Agrícola, Inspeção, Manutenção, Segurança e Softwares de Processamento com Pix4D, Agisoft e DJI Terra.

Nossos cursos presenciais são realizados com turmas reduzidas e as aulas são divididas entre teóricas e práticas. Disponibilizamos apostila para aula teórica e os drones para aulas práticas. Os cursos são realizados em nossa unidade em Santa Isabel SP, fica próximo a Guarulhos, em uma área com campo aberto e seguro para realização dos voos.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS CURSOS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, CLICANDO AQUI!!

FONTE: [DRONE VISUAL]

Posts recentes

Ver tudo

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page