top of page

DRONES AJUDAM A ESTIMAR PERDAS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO


Inundações ou danos causados ​​por pragas podem dizimar os lucros de uma safra inteira. E os Drones podem ajudar a realizar uma avaliação rápida e precisa para avaliar com precisão as perdas relacionadas a esse tipo de acontecimento, afinal, realizar a avaliação de danos utilizando os métodos tradicionais é complicado, demanda muito tempo e na maioria das vezes e é um cálculo impreciso.

Normalmente, após uma inundação, infestação ou tempestade, é necessário realizar a medição do dano para se estimar o prejuízo, e essa análise de área é realizada manualmente, utilizando ferramentas manuais, como uma roda ou fita métrica, para assim estimar a área impactada e atribuir uma avaliação dos danos para calcular o impacto econômico.

A menos que o campo seja muito pequeno, não é possível ver todas as áreas do dano e para avaliar adequadamente é preciso percorrer toda a área e isso pode ser um grande desafio, se não impossível. Muitas vezes, sendo necessário caminhar por centenas de hectares com uma temperatura de mais de 40 graus e coberto de lama.

Essas avaliações realizadas de maneiras precárias ou após um evento climático geralmente levam a adivinhações ou relatórios imprecisos. Dadas essas complicações, é óbvio como essas dificuldades podem levar a pagamentos acima ou abaixo do valor, desacordos na avaliação, atrasos e outras complicações.

Eventos climáticos causam perda de safra.

​​No Centro-Oeste dos EUA, as tempestades são comuns no verão, saturando o solo que depois inunda, poisa a drenagem do solo normalmente é boa em Iowa, mas geralmente não é suficiente em tempestades muito grandes.

Caso aconteça tempestades de sete polegadas de forma consecutivas, o grande volume de água não tem para onde ir e as culturas inevitavelmente se afogam por causa da falta de oxigênio nas raízes e do sol nas folhas.

Avaliação de danos causados ​​por inundações.

Para assegurar o agricultor as EUA possuem empresas que realizam apólices de seguro pelo governo. Essas apólices (vendidas por agentes de seguros) garantem aos agricultores um certo seguro na produção.

Quando ocorrem grandes tempestades prejudiciais, os agricultores (segurados) entram em contato com seu agente de seguros e inicia uma reclamação. O agente registrará a reclamação e atribuirá um ajustador de perda para marcar uma visita no local.

Representação digital das consequências das inundações.

Atualmente para agilizar o processo de análise e obter uma alta precisão no resultado, os agentes de seguro estão realizando o mapeamento aéreo com drone sobre as áreas danificadas para coletar dados. Além do drone, o agente de seguro utiliza software de processamento de imagens como o Pix4Dfields para gerar informações do terreno e facilitar as medições de perda da colheita, com base nesses recursos, os agentes avaliam os danos e criam relatórios em PDF para o agricultor, relatando as conclusões.

O PIX4D é um dos principais softwares de processamento de imagens existentes na atualidade, disponibilizando diversos recursos que podem ajudar profissionais das mais diversas áreas e realizar análises precisas, uma das ferramentas disponíveis é o recurso para limitar campo, dessa forma é possível saber o tamanho exato do campo, tornando a análise ainda mais fácil. Na imagem abaixo (gerada pelos dados coletados de um dos campos inundados), a umidade do solo é facilmente detectável.

No ortomosaico é possível visualizar que nas áreas mais secas as linhas de drenagem estão secando o solo, já nas áreas com o solo mais escuro provavelmente é onde está molhado e as áreas escuras e brilhantes são lagoas com água parada devido ao empossamento d’água. Esta é uma das formas de avaliação - representando digitalmente o estado das consequências das inundações na forma de um ortomosaico.

Gerando Índices específicos para cada localidade.

Porém, além da análise visual é possível estimar o nível de dano e a área. Para fazer isso, o agricultor pode utilizar índices de vegetação como o NDVI para detectar as áreas com vegetação e as áreas com solo exposto.

Utilizando índices específicos cada pixels do mapa ortomosaico gerado, diferenciando por coloração as áreas com solo descoberto que, neste caso, representam áreas danificadas.

Índice personalizado criado usando a calculadora de índice

Quantificando a gravidade do dano.

Além da análise do solo exposto é possível utilizar ferramentas de zoneamento para ajustar as perdas e quantificar os resultados em hectares e gravidade de danos.

Sendo possível criar zonas em um nível associado de categoria de perda (por exemplo, 100% de dano em 3 hectares ou na zona laranja, 85% de dano em 4,5 hectares ou na zona laranja claro).

Comparando o Mapa do Solo com Índice Personalizado e Ortomosaico

A ferramenta de comparação pode ajudar a fornecer mais contexto e validar as análises, sendo uma ferramenta útil porque permite a comparação do campo antes e depois do dano.

Análises e relatórios

Após toda essa análise o agricultor pode gerar um relatório em PDF resumindo toda a análise, registrando todos os danos, funcionando também como prova, pois o relatório em PDF inclui a hora e a data da criação.

Com as colheitas, é importante ter as informações corretas no momento certo para reagir corretamente. Drones ajudam a conseguir isso. As companhias e agentes de seguros podem garantir que, quando um agricultor estiver em necessidade, eles recebam a ajuda que merecem.

Ao usar a combinação de um drone e um software de análise, o processo se torna mais rápido, mais eficiente e preciso.

É por causa de exemplos como este que o uso de drones pode trazer ganhos significativos e análises primordiais e precisas sobre o real estado de sua colheita!!.

SOBRE A DRONE VISUAL

A Drone Visual é especialista na análise e consultoria necessária para avaliar a necessidade de cada cliente e prover a melhor solução para aplicação, seja na agricultura de precisão, engenharia civil, segurança patrimonial e publica, topografia e entre as demais aplicações possíveis.

Possuímos consultores preparados para te ajudar na escolhe do melhor equipamento, software, câmeras e sensores, possuímos uma loja especializada nas melhores soluções de drones, acesse nossa loja e veja mais!! CLIQUE AQUI

Alem da venda de equipamentos, possuímos diversos cursos presenciais e online para atender as mais diversas necessidades na área de Drones: Operação de drones, Mapeamento aéreo, Mapeamento Agrícola, Inspeção, Manutenção, Segurança e Softwares de Processamento com Pix4D, Agisoft e DJI Terra.

Nossos cursos presenciais são realizados com turmas reduzidas e as aulas são divididas entre teóricas e práticas. Disponibilizamos apostila para aula teórica e os drones para aulas práticas. Os cursos são realizados em nossa unidade em Santa Isabel SP, fica próximo a Guarulhos, em uma área com campo aberto e seguro para realização dos voos.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS CURSOS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, CLICANDO AQUI!!

Fonte [PIX4D]

#dronevisual #cursodrone #lojadrone #vendadrone #cursodroneminas #DroneVisualMinasgerais #DroneVisualSeteLagoas #PrecisãoPhantom4RTK #Phantom4RTKPPK #AcuraciaPhantom4RTK #phantom4mapeamento #phantom4pro #Phantom4RTK #DJIPhantomRTK #phantom4mutispectral #P4Multiespectral #PhantomMultiespectral #DJIMultiespectral #DJIAgricultura #PhantomRTKMultiespectral #DronePhantomMultiespectral #DroneMultiespectral #DroneNDVI #DroneNDRE #PhantomMultiespectralNDVI #PhantomNDVI #PhantomNDRE #PhantomMultiespectralNDRE #PhantomAgriculturadeprecisao #P4MultiespectralBrasil #PhantomMultiespectralBrasil #Phantom4RTKMultiespectralBrasil #djiagras #agrasamg1p #pulverizador #dronepulverizador #DJIAgrasMg1P #DJIagrasT16 #T16 #DronepulverizadorT16 #DJIpulverizador #DJIpulverizadorT16 #T16dronepulverizador #T16DJIDrone #DronepulverizadorDJIT16 #PUlverizacaocomdrone #PUlverizacaoT16 #AgrasT16

81 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page