Conheça o Ceifador ou MQ9-REAPER, um drone militar de US$ 64 milhões de dólares que parece ter vindo direto de um pesadelo de ficção científica. Designado como o drone multifuncional o MQ-9 Reaper, é amplamente considerado o veículo aéreo não tripulado (VANT) mais mortal do mundo. E por uma boa razão.
Em 3 de janeiro de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou o uso militar de um MQ-9 no assassinato do líder militar iraniano Qasem Soleiman, major-general da Guarda Revolucionária Islâmica, que atuava como comandante de sua divisão de operações clandestinas desde 1998.
Segundo a Casa Branca, Soleiman foi alvejado por representar uma "ameaça iminente". Até o momento em que este artigo foi escrito, o governo Trump se recusou a revelar detalhes sobre a ameaça, mas corroborou relatos de que o ataque militar foi projetado e executado como um assassinato.
O MQ-9 Reaper está equipado com um sistema de mira multi-espectral que permite adquirir e rastrear alvos de longo alcance. É provável que o drone tenha pego o comboio de veículos militares que Soleiman estava viajando em 10 a 15 minutos antes do ataque. Quando estivesse dentro do alcance de tiro, já teria identificado em qual veículo Soleiman estava andando e exatamente onde estava sentado.
Operadores humanos que observavam da segurança de um centro de comando a centenas ou milhares de quilômetros de distância teriam seguido o protocolo de armas enquanto o “Ceifador” perseguia silenciosamente suas presas. Eventualmente, eles teriam comunicado que o alvo estava bloqueado, os mísseis estavam armados e aguardavam a confirmação final para eliminar Soleiman. Demorando 1,2 segundos para que os comandos dos operadores cheguem ao drone via link via satélite.
O Ceifador vem com um arsenal de armas que podem ser adaptadas à sua finalidade. Ele carrega um pouco de tudo para cada trabalho (daí a designação "multiuso" acima mencionada). Entre suas armas estão a bomba guiada a laser GBU-12 Paveway II, os mísseis ar-terra AGM-114 Hellfire II, o AIM-9 Sidewinder e a Munição de Ataque Direto Conjunto GBU-38 (JDAM).
Armado até os dentes, ele pode voar por até 14 horas e atingir velocidades de até 482 km / h (300 mph). É capaz de enfrentar infantaria, armaduras (tanques), aeronaves e navios. Sua impressionante envergadura de 20 metros oferece excelente extrema manobrabilidade e o motor da General Atomics é quase tão silencioso que se torna um equipamento praticamente invisível.
O MQ-9 Reaper é um assassino furtivo, mas não necessariamente cirúrgico.
Mediante autorização, o pessoal da Força Aérea que rastreava o Major General Soleiman atraves do MQ-9 em 3 de janeiro iniciou sua sequência de disparos e soltou a fúria de quatro mísseis Hellfire. Dois entraram no veículo principal do comboio e outro par matou aquele em que Soleiman estava viajando. Os militares dos EUA sempre dobram tudo, para que nunca haja um único ponto de falha.
O comboio do general simplesmente não teve chances. É provável que os soldados nem tenham percebido a presença do drone. Embora, talvez, eles tenham ouvido o estalo dos propulsores dos mísseis nos milissegundos antes do impacto.
A confirmação do ataque teria chega instantaneamente. Apesar da explosão e detritos, os sensores do Reaper teriam detectado imediatamente a eliminação bem-sucedida do alvo. O VANT teria então alterado seu curso e retornado à base para se preparar para o próximo ataque.
FONTE: [THENEXTWEB]
#Noticiadrone #BlogDroneVisual #BlogDrone #DroneBlogNews #DroneNoticiais #lojadrone #blogdrone #droneblog #dronenews #novidadedrones #dronenovidades #noticiasdrone #dronenoticias #segurança #DroneSegurança #SEGURANÇAeVIGILANCIA #dronesegurança #SEGURANÇAVIGILANCIA #SEGURANÇA #VIGILANCIA #segurançapatrimonial #segurançadepatrimônio #patrimôniosegurança #segurançacomdrones #segurançadrone #drone #dronesnasegurança #segurançacomdrone #DroneMQ9Reaper #DroneEUA #DroneIrã #DroneSoleiman #DroneMajorGeneralSoleiman #DroneGeneralSoleiman #DroneQasemSoleiman #DroneMQ9 #DroneCeifador #DroneSoleimanIrã