top of page

TUDO SOBRE O DRONE MILITAR USADO PELOS EUA NO ATAQUE AO IRÃ


Conheça o Ceifador ou MQ9-REAPER, um drone militar de US$ 64 milhões de dólares que parece ter vindo direto de um pesadelo de ficção científica. Designado como o drone multifuncional o MQ-9 Reaper, é amplamente considerado o veículo aéreo não tripulado (VANT) mais mortal do mundo. E por uma boa razão.

Em 3 de janeiro de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou o uso militar de um MQ-9 no assassinato do líder militar iraniano Qasem Soleiman, major-general da Guarda Revolucionária Islâmica, que atuava como comandante de sua divisão de operações clandestinas desde 1998.

Segundo a Casa Branca, Soleiman foi alvejado por representar uma "ameaça iminente". Até o momento em que este artigo foi escrito, o governo Trump se recusou a revelar detalhes sobre a ameaça, mas corroborou relatos de que o ataque militar foi projetado e executado como um assassinato.

O MQ-9 Reaper está equipado com um sistema de mira multi-espectral que permite adquirir e rastrear alvos de longo alcance. É provável que o drone tenha pego o comboio de veículos militares que Soleiman estava viajando em 10 a 15 minutos antes do ataque. Quando estivesse dentro do alcance de tiro, já teria identificado em qual veículo Soleiman estava andando e exatamente onde estava sentado.

Operadores humanos que observavam da segurança de um centro de comando a centenas ou milhares de quilômetros de distância teriam seguido o protocolo de armas enquanto o “Ceifador” perseguia silenciosamente suas presas. Eventualmente, eles teriam comunicado que o alvo estava bloqueado, os mísseis estavam armados e aguardavam a confirmação final para eliminar Soleiman. Demorando 1,2 segundos para que os comandos dos operadores cheguem ao drone via link via satélite.

O Ceifador vem com um arsenal de armas que podem ser adaptadas à sua finalidade. Ele carrega um pouco de tudo para cada trabalho (daí a designação "multiuso" acima mencionada). Entre suas armas estão a bomba guiada a laser GBU-12 Paveway II, os mísseis ar-terra AGM-114 Hellfire II, o AIM-9 Sidewinder e a Munição de Ataque Direto Conjunto GBU-38 (JDAM).

Armado até os dentes, ele pode voar por até 14 horas e atingir velocidades de até 482 km / h (300 mph). É capaz de enfrentar infantaria, armaduras (tanques), aeronaves e navios. Sua impressionante envergadura de 20 metros oferece excelente extrema manobrabilidade e o motor da General Atomics é quase tão silencioso que se torna um equipamento praticamente invisível.

O MQ-9 Reaper é um assassino furtivo, mas não necessariamente cirúrgico.

Mediante autorização, o pessoal da Força Aérea que rastreava o Major General Soleiman atraves do MQ-9 em 3 de janeiro iniciou sua sequência de disparos e soltou a fúria de quatro mísseis Hellfire. Dois entraram no veículo principal do comboio e outro par matou aquele em que Soleiman estava viajando. Os militares dos EUA sempre dobram tudo, para que nunca haja um único ponto de falha.

O comboio do general simplesmente não teve chances. É provável que os soldados nem tenham percebido a presença do drone. Embora, talvez, eles tenham ouvido o estalo dos propulsores dos mísseis nos milissegundos antes do impacto.

A confirmação do ataque teria chega instantaneamente. Apesar da explosão e detritos, os sensores do Reaper teriam detectado imediatamente a eliminação bem-sucedida do alvo. O VANT teria então alterado seu curso e retornado à base para se preparar para o próximo ataque.

FONTE: [THENEXTWEB]

544 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page