top of page

COMO VERIFICAR A SAÚDE DE UMA VEGETAÇÃO COM DRONES


Você sabia que os drones são capazes de verificar a SAÚDE de uma vegetação? Isso mesmo, também conhecido como vigor vegetativo a saúde de uma vegetação pode ser mensurada através de um índice chamado de NDVI ou NDRE.


A principal diferença entre os índices NDVI e NDRE está na sensibilidade de expressar o vigor da vegetação, onde o NDRE é melhor em casos que está acontecendo a transição das plantas sadias para estressada. O NDVI não consegue expressar tão bem essa zona de transição.


Isso acontece pois o NDRE penetra melhor nas camadas de folhas sendo melhor empregado em plantas de porte alto como por exemplo, culturas de milho próximo ao Sexto Estagio ou no ponto de reprodução ou a cana-de-açúcar próximo ao ponto de maturação, onde o dossel dessas plantas estará muito alto o que prejudicará as folhas mais baixas de receberem radiação da banda do NIR.



Devido a isso o índice NDVI é mais indicado para plantas de dossel baixo, que não tenham tanto índice de biomassa. É o caso de soja tardia, feijão ou culturas de portes mais baixos; plantas não tão adensadas.


Ou seja, se o problema nas lavouras for proveniente de doenças fúngicas em plantas de porte alto, o gestor ou consultor agrícola deve optar pelo NDRE. Isso porque as ondas eletromagnéticas utilizadas para o cálculo do NDVI não conseguirão chegar às partes mais baixas das culturas.


Porém se o problema nas lavouras for proveniente de pragas, a visualização em estágios iniciais possibilita que seja trabalhado com o Manejo Integrado de Pragas ou MIP e doses de herbicidas menores.



Fonte [Drone Visual]


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page