top of page

DRONE DA NASA PREPARA PRIMEIRO VOO EM MARTE

O Drone Ingenuity Mars da NASA pousou recentemente em Marte com o Rover Perseverance. Agora está se preparando para fazer seu primeiro voo no planeta marciano. O downlink foi recebido logo após o pouso, indicando que o helicóptero e a estação base estão funcionando corretamente.

O drone do helicóptero ficará conectado ao rover pelos próximos 30 a 60 dias, enquanto recebe sua primeira carga no planeta. O Ingenuity já passou por uma hora de energização para aumentar as baterias para cerca de 30%, chegando nos próximos dias a 35% e assim por diante.


Esse tempo na demora do carreamento é ocasionado pois as baterias do drone só são carregadas 1 vez por semana e enquanto estiverem conectadas ao rover, os dados de carga serão comparados semanalmente, isso permitirá que a equipe Ingenuity se ajuste melhor para futuras sessões de carregamento.


Tim Canham, líder de operações da Ingenuity Mars Helicopter no JPL, compartilhou:


Existem dois itens de alto valor que estamos procurando nos dados: o estado de carga das baterias do Ingenuity, bem como uma confirmação de que a estação base está operando conforme projetado, comandando aquecedores para desligar e ligar, para manter a eletrônica do helicóptero dentro da faixa esperada. Ambos parecem estar funcionando muito bem. Com este relatório positivo, avançaremos amanhã com o carregamento das baterias do helicóptero.

Quando estiver pronto, o helicóptero Ingenuity será liberado pelo rover e irá explora por conta própria a partir de então. O drone vai contar com seus painéis solares para carregar e continuar voando, bem como aquecedores para dar a melhor chance de sobreviver às noites de menos 90 graus célsius.


Como esta é a primeira tentativa de voo em Marte, fazer o drone voar não é o foco principal. Fazer com que o Ingenuity chegasse e Marte e pousasse com segurança foi tão importante quanto um voo na Terra. Dito isso, se o helicóptero decolar, isso significará que ele atingiu mais de 90% de seus objetivos de missão.


MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity Mars Helicopter no JPL, acrescentou:


Estamos num território desconhecido, mas esta equipa está habituada a isso. Quase todos os marcos daqui até o final de nosso programa de demonstração de voo serão inéditos, e cada um deve ter sucesso para que possamos avançar para o próximo. Vamos aproveitar esta boa notícia por enquanto, mas depois temos que voltar ao trabalho.

Helicóptero engenhoso


O helicóptero Ingenuity , permitirá que a NASA tenha uma nova visão do planeta vermelho. Muito parecido com um drone na Terra, o helicóptero permitirá que os cientistas capturem imagens de alta definição para se preparar melhor em missões futuras onde um veículo espacial ou humano possa pousar.


Os principais objetivos que a NASA se propôs a cumprir com o helicóptero Ingenuity são demonstrar voo motorizado na fina atmosfera de Marte, demonstrar tecnologia de voo miniaturizado em outro planeta e, finalmente, fazer o helicóptero operar de forma autônoma.


Isso pode parecer fácil de fazer na Terra, mas fazê-los em Marte é outra coisa. Marte tem uma atmosfera com apenas 1% da espessura da Terra, o que torna difícil gerar sustentação. Além disso, a fina atmosfera forçou a equipe da NASA a manter o drone bastante leve, pesando cerca de 2kg.


O helicóptero será capaz de voar entre 5 e 90 metros de altura, com a duração de voo de 90 segundos. Para se manter no ar, o Ingenuity gira suas hélices entre 2.000 e 3.000 RPMs. Ele também vem equipado com um painel solar para se recarregar, computadores de bordo, sensores de navegação, uma câmera colorida e uma câmera preto e branco.


Como o helicóptero está muito longe para ser controlado com um joystick, os engenheiros terão que aprender a pilotá-lo com o atraso de controle, mas a ideia principal é que ele voe, pouse, se comunique, gerencie sua energia e se aqueça de forma autônoma.


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page