O Drone Ingenuity Mars da NASA pousou recentemente em Marte com o Rover Perseverance. Agora está se preparando para fazer seu primeiro voo no planeta marciano. O downlink foi recebido logo após o pouso, indicando que o helicóptero e a estação base estão funcionando corretamente.
O drone do helicóptero ficará conectado ao rover pelos próximos 30 a 60 dias, enquanto recebe sua primeira carga no planeta. O Ingenuity já passou por uma hora de energização para aumentar as baterias para cerca de 30%, chegando nos próximos dias a 35% e assim por diante.
Esse tempo na demora do carreamento é ocasionado pois as baterias do drone só são carregadas 1 vez por semana e enquanto estiverem conectadas ao rover, os dados de carga serão comparados semanalmente, isso permitirá que a equipe Ingenuity se ajuste melhor para futuras sessões de carregamento.
Tim Canham, líder de operações da Ingenuity Mars Helicopter no JPL, compartilhou:
Existem dois itens de alto valor que estamos procurando nos dados: o estado de carga das baterias do Ingenuity, bem como uma confirmação de que a estação base está operando conforme projetado, comandando aquecedores para desligar e ligar, para manter a eletrônica do helicóptero dentro da faixa esperada. Ambos parecem estar funcionando muito bem. Com este relatório positivo, avançaremos amanhã com o carregamento das baterias do helicóptero.
Quando estiver pronto, o helicóptero Ingenuity será liberado pelo rover e irá explora por conta própria a partir de então. O drone vai contar com seus painéis solares para carregar e continuar voando, bem como aquecedores para dar a melhor chance de sobreviver às noites de menos 90 graus célsius.
Como esta é a primeira tentativa de voo em Marte, fazer o drone voar não é o foco principal. Fazer com que o Ingenuity chegasse e Marte e pousasse com segurança foi tão importante quanto um voo na Terra. Dito isso, se o helicóptero decolar, isso significará que ele atingiu mais de 90% de seus objetivos de missão.
MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity Mars Helicopter no JPL, acrescentou:
Estamos num território desconhecido, mas esta equipa está habituada a isso. Quase todos os marcos daqui até o final de nosso programa de demonstração de voo serão inéditos, e cada um deve ter sucesso para que possamos avançar para o próximo. Vamos aproveitar esta boa notícia por enquanto, mas depois temos que voltar ao trabalho.
Helicóptero engenhoso
O helicóptero Ingenuity , permitirá que a NASA tenha uma nova visão do planeta vermelho. Muito parecido com um drone na Terra, o helicóptero permitirá que os cientistas capturem imagens de alta definição para se preparar melhor em missões futuras onde um veículo espacial ou humano possa pousar.
Os principais objetivos que a NASA se propôs a cumprir com o helicóptero Ingenuity são demonstrar voo motorizado na fina atmosfera de Marte, demonstrar tecnologia de voo miniaturizado em outro planeta e, finalmente, fazer o helicóptero operar de forma autônoma.
Isso pode parecer fácil de fazer na Terra, mas fazê-los em Marte é outra coisa. Marte tem uma atmosfera com apenas 1% da espessura da Terra, o que torna difícil gerar sustentação. Além disso, a fina atmosfera forçou a equipe da NASA a manter o drone bastante leve, pesando cerca de 2kg.
O helicóptero será capaz de voar entre 5 e 90 metros de altura, com a duração de voo de 90 segundos. Para se manter no ar, o Ingenuity gira suas hélices entre 2.000 e 3.000 RPMs. Ele também vem equipado com um painel solar para se recarregar, computadores de bordo, sensores de navegação, uma câmera colorida e uma câmera preto e branco.
Como o helicóptero está muito longe para ser controlado com um joystick, os engenheiros terão que aprender a pilotá-lo com o atraso de controle, mas a ideia principal é que ele voe, pouse, se comunique, gerencie sua energia e se aqueça de forma autônoma.
[DroneDJ]
Commentaires