top of page

É OFICIAL: DJI LANÇA NOVO DRONE MATRICE 300 RTK, CONFIRA.

Atualizado: 25 de mai. de 2020

A DJI lançou seu mais recente drone, o DJI Matrice 300 RTK, com tempo de voo de 55 minutos, 15 km de distancia, prevenção de obstáculos 360° e capacidade de carga útil de quase 3 kg, sendo aplicável em diversos mercados.

SOBRE O DRONE


A DJI lançou seu mais recente drone, o DJI Matrice 300 RTK também chamado de M300 RTK, sendo uma atualização em todos os aspectos em relação ao seu antecessor e diferentemente possui apenas a versão RTK e não três versões como era antes, sendo os M200 V2, M210 V2 e M210 RTK V2.


As atualizações incluem um tempo de voo superior de 55 minutos, prevenção de obstáculos em seis direções e capacidade de carga útil de quase 3 kg, com o peso máximo de decolagem de 9 kg, permitindo transportar diversos tipos de sensores profissionais para diferentes aplicações.


O drone também é construído para condições climáticas extremas, possuindo vedação climática IP45 evitando chuva e poeira. E uma bateria de auto aquecimento ajuda o drone a operar em uma faixa de temperaturas, de -20 a 50 graus.



Todos os novos recursos do M300 RTK são direcionados com o objetivo de realizar trabalhos pesados ​​de inspeção visual e coleta de dados, como inspeção de linhas de energia, ferrovias, parques solares, torres eólicas, mapeamento de áreas, acompanhamento de obras e muito mais.


CONTINUE LENDO E SE SURPREENDA!!


DISTÂNCIA DE OPERAÇÃO


O DJI Matrice 300 RTK possui um novo Rádio Controle, chamado de Smart Controller Enterprise, sendo uma modificação avançada do já conhecido Smart Controller disponível para os drones Mavic 2 PRO/ZOOM.


Esse novo rádio controle possui uma nova tecnologia de transmissão de dados da DJI chamada de OcuSync Enterprise, com capacidade para voar até 15 quilômetros de distância do rádio controle e ainda transmitir vídeo em qualidade FullHD 1080p, com proteção de transmissão e criptografia AES-256 tornando mais seguro.


O drone também pode ser pilotado por dois co-pilotos, sendo um capaz de assumir o comando do outro se surgir algum problema, ou até mesmo aumentando o alcance de voo onde o “piloto 2” é capaz de controlar o drone assim que o “piloto 1” estiver para perder o contato, sendo possível ter pontos estratégicos de controle com operadores abrangendo um grande raio de monitoramento, ótimo para empresas de segurança privada e pública e alguns casos de inspeção de estruturas.


O novo Smart Controller Enterprise possui uma bateria interna de 5000 mAh e autonomia de cerca de 2.5 horas e possui a capacidade de utilizar uma bateria externa, a mesma utilizada na tela Crystal Sky, ampliando a autonomia para cerca de 4.5 horas.


O carregamento total leva pouco mais de 3 horas, sendo, 2.10 horas para a bateria interna e cerca de 70 minutos para a bateria WB37


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EMBARCADA (I.A)


O novo Matrice 300 RTK possui inteligência artificial embarcada (I.A) tornando as inspeções mais ágeis otimizando a coleta de dados, possuindo dois modos inteligentes de coletar dados, sendo eles:


  • Marcação & Rastreio inteligentes: A função de marcação permite aos usuários marcar o alvo de interesse e compartilhar instantaneamente os dados de localização precisos a outro operador ou, se necessário, a equipe no solo por meio do DJI FlightHub; E a função de Rastreamento inteligente, que permite aos usuários detectar e rastrear automaticamente um objeto em movimento, enquanto ocorre a localização dinâmica do alvo em tempo real.

  • Inspeção inteligente: Esse novo recurso foi desenvolvido para otimizar diversos tipos de inspeções como linhas de energia, inspeções ferroviárias, petróleo e de gás e entre outros. Essa função consiste na Gravação de missões automáticas em tempo real permitindo a coleta de dados exatamente do mesmo local todas as vezes, permitindo que os profissionais “treinem” o drone, ou seja, sua inteligência artificial em uma missão de inspeção que será refeita diversas vezes, gerando um banco de dados visuais e iguais para comparações futuras, aprimorando consideravelmente a precisão de missões automáticas, obtendo resultados precisos e consistentes;

  • Um novo sistema de planejamento de missões aprimorado também foi adicionado, chamado de Trajetória 2.0, oferece até 65.535 pontos de referência, ao mesmo tempo que oferece suporte a uma variedade de ações consecutivas, cargas terceirizadas e mais.




NOVAS CÂMERAS


As novas câmeras especificas para inspeções detalhadas lançadas junto do drone Matrice 300 são tão boas quanto o drone, e o M300 RTK oferece duas novas opções poderosas, revelando a nova série Zenmuse H20 da DJI.


Zenmuse H20:

Essa primeira opção é uma configuração de câmera dupla, sendo:


Uma lente com capacidade de capturar fotos de 20 megapixels e vídeos em até 4K com ZOOM ótico de até 23x, completando até 200x de zoom com a função digital;


E uma lente grande angular de 12MP e filmagens em FullHD;


Zenmuse H20T:

Essa segunda opção de câmera possui as mesmas lentes da Zenmuse H20 porem com a adição de uma câmera termal com capacidade de:






  • Resolução de 640x512;

  • Zoom digital de até 8x;

  • Identificação de temperatura entre -40°C até 550°C;

  • Diversos tipos de paletas para visualização ;

  • E gravação de fotos no formato R-JPG termal;


Sensor Laser: As duas câmeras, H20 e H20T possuem um sensor laser chamado de telêmetro, esse sensor possui capacidade de medir a distância de objetos de até 1.200 metros.


Qual a finalidade disso? Imagine um cenário de busca e salvamento, uma pessoa foi identificada perdida, porem qual a sua localização em relação ao drone para passar essa informação a equipe de resgate? Com esse sensor será possível saber exatamente a posição da pessoa identificada, agilizando o resgate. Esse é apenas um exemplo, porém com essa capacidade de identificação de distância de um objeto em relação ao drone amplia suas possibilidades para diversos cenários e situações.


E para simplificar mais, o drone M300 RTK possui um recurso para captura de vídeos ou fotos das três câmeras ao mesmo tempo com apenas um clique, sem exigir que o operador alterne entre as lentes da câmera.


As novas câmeras também de um modo de cena noturna, o que melhora a identificação de objetos a noite, algo parecido como o sistema de captura de fotos noturnas de novos celulares onde a câmera corrige o cenário escuro para uma boa captura de imagens.


Além da capacidade de embarcar essas novas câmeras H20 e H20T, o Matrice 300 pode voar com as já conhecidas câmeras


  • Zenmuse Z30;

  • Zenmuse XT2 Termal e RGB;

  • Zenmuse XTS Termal;

  • E cargas de terceiros com um holofote noturno.


Não sendo possível acoplar as câmeras X4S, X5S e X7, pois essas câmeras gravam as imagens diretamente no cartão presente no Drone, não possuindo espaço dedicado na câmera para armazenamento.


MÚLTIPLAS CONFIGURAÇÕES DE CARGAS


É possível configurar o Matrice 300 RTK de acordo com a necessidade para atender às necessidades de cada voo, montando até 3 tipos de cargas úteis simultaneamente, sendo:


  • Gimbal Único para baixo ou Gimbal único para cima

  • Gimbal Duplo embaixo

  • Gimbal duplo sendo uma câmera embaixo e uma em cima

  • Gimbal Triplo, sendo, duas câmeras embaixo e uma câmera em cima.


Esse tipo de possibilidade de configuração amplia em diversos usos o novo Matrice 300 RTK, imagine um cenário de segurança pública ou particular utilizando o drone com uma câmera de Zoom acima, uma câmera termal abaixo e um holofote para identificações com pouca luz, tornando esse drone uma ferramenta extremamente poderosa na busca e identificação de criminosos ou invasores por exemplo.





PREVENÇÃO DE OBSTÁCULOS


Um grande foco com o Matrice 300 RTK é a prevenção de obstáculos, possuindo sensores de 360 ​​graus de identificação, como comparação, o Matrice 200 V2 possui apenas sensores na frente e acima do drone.


O sistema de prevenção de obstáculos do Matrice 300 também é capaz de detectar objetos a até 50 metros de distância.


RADAR CSM: Além de todos esses sensores de obstáculos, como uma medida de segurança adicional, um radar de varredura circular de ondas milimétricas, chamado de CSM pode ser montado na parte superior do Matrice 300 com um alcance de detecção entre 1 e 30 m.


CARREGADOR DAS BATERIAS


O novo Matrice 300 RTK não possui apenas um carregador de bateria simples ou um hub de carregamento como era na série Matrice 200, a DJI desenvolveu uma estação de bateria com a capacidade de gerenciar até 8 baterias de voo do drone e mais 4 baterias do rádio controle, carregando rapidamente até 4 bateria simultaneamente permitindo que os operadores do drone não fiquem sem energia durante as operações de voo, além da capacidade de operar em temperaturas de -20°C até 40°C.





GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO E REDUNDÂNCIAS


O Matrice 300 RTK vem acompanhado de um sistema integrado para realizar o gerenciamento da integridade de todo o sistema do drone, exibindo o seu status atual com logs, notificações e um guia preliminar para a solução do problema identificado.


Também estão no sistema os registros de voo, a duração e a quilometragem da aeronave durante todo o ciclo de vida, além de dicas sobre cuidados e manutenção da aeronave. Ao tirar proveito desse novo sistema, os usuários podem obter um panorama de todos os sistemas importantes da aeronave, além de gerenciar atualizações de firmware de uma frota inteira, rastrear rotas dos pilotos e avaliar missões de voo.


Além do sistema para gerenciar a manutenção do drone, o Matrice 300 RTK possui redundância em praticamente todos os seus componentes, prevenindo diversos tipos de acidentes e tornando o voo mais seguro, a sua redundância pode ser vista em:



  • Sistema duplo de IMU;

  • Sistema duplo de barômetro;

  • Dupla antena RTK e modulo GNSS;

  • Sistema duplo de bussola;

  • 6 sensores de visão de obstáculos

  • 6 sensores infravermelho de obstáculos.

  • 2 Luzes auxiliares de identificação a 5km de distância.

  • Sistema de redundância do sinal do rádio controle

  • Sistema duplo de transmissão de imagens (2.4ghz e 5.8ghz)

  • Modo para operação com 2 rádios controle.

  • Pouso de emergência com 3 motores: Essa possibilidade particular previne acidentes mais grave no caso improvável de mau funcionamento do motor durante o voo, o M300 RTK realiza um pouso de emergência com apenas três hélices/motores, sendo possível ao operador optar por pousar em algum lugar longe de pessoas ou edifícios para mantê-los seguros.



Além de todas essas funções o M300 RTK também possui a tecnologia AirSense da DJI para identificação de aeronaves tripuladas próximas e alerta ao piloto do drone sobre a sua localização, através do receptor (transpônder) ADS-B integrado.


Com todos esses recursos e possibilidades do novo Matrice 300 RTK fica nítido que a DJI não mostra sinais de desaceleração, apesar da crise econômica do COVID-19, revelando ao mundo o extremo da tecnologia no espectro de drones em nível industrial, abrindo para diversas novas possibilidades de aplicação de Drones e melhorando tudo aquilo que já é feito com os drones, agilizando muitos processos, facilitando diversos mercados de inspeção e ajudando a diminuir custos empresarias de inspeções dificultosas e arriscadas em diversos cenários

VEJA A SEGUIR UM RESUMO DO QUE É O NOVO MATRICE 300 RTK

  • Tempo máximo de voo: 55 minutos;

  • Distância de transmissão: 15 km;

  • Peso máximo da carga útil: 2,7 kg;

  • Peso padrão de decolagem: 6,95 kg;

  • Peso máximo de decolagem: 9kg;

  • Sensores disponíveis: Zenmuse XT2, XTS, Z30, H20, H20T, cargas de terceiros;

  • Câmera FPV de 1080P;

  • Temperatura de operação: -20 a 50 ℃ (-4 a 122 F);

  • Zoom com apenas um clique;

  • Gerenciamento da manutenção do drone;

  • Sensor de obstáculos de 6 direções com alcance máximo de 50m;

  • Aprendizado de máquina de IA;

  • Resistência IP45;


CONFIRA O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DA DJI



PARA SABER MAIS DETALHES SOBRE O MATRICE 300 RTK E OUTROS DRONES ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DE NOSSO E-MAIL (CONTATO@DRONEVISUAL.COM).

A Drone Visual possui uma das maiores lojas de Drones do Brasil, possuímos os principais drones do mercado, acessórios e softwares disponíveis para a aplicação profissional.


A Drone Visual é uma das melhores escolas profissionalizantes de drones no Brasil, temos curso que vão desde 1 dia de operação básica, até 10 dias com 80 horas de conteúdo passando todo o conhecimento de operação, aplicativos de voo como o DJI GO 4.0, legislação, mapeamento topográfico, agrícola, inspeções, manutenção de drones e muito mais.

Não fique fora do mercado de Drones com um conhecimento básico, faça um curso de capacitação e se torne um profissional qualificado a trabalhar em um dos setores que mais cresce no mundo.

Acesse nossa página e confira todos os detalhes de nossos presenciais, EAD e ON-LINE: CLIQUE AQUI.


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADO SOBRE OS DRONES E SUAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS.


DEIXE SUAS DÚVIDAS E COMENTÁRIOS ABAIXO.


Fonte [Drone Visual]


800 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page