top of page

DRONES AUMENTAM EFICIÊNCIA DE INSPEÇÃO EM LINHAS DE ENERGIA

Você sabia que drones aumentam a eficiência em inspeções de linhas de energia em mais de 40%, sendo possível inspecionar mais de 20 torres por dia.



Imagina ter que inspecionar mais de 140 mil km de linhas de energia, esse é a extensão de linhas no Brasil, e com esse tamanho as operadoras de rede têm uma tarefa difícil para garantir que a vasta rede permaneça operacional durante todo o ano, especialmente em condições climáticas adversas. E devido à natureza envelhecida das redes, está aumentando a frequência com que as linhas são inspecionadas.


Porém os métodos convencionais exigem muito tempo, esforço e risco, começando com um inspetor usando binóculos para obter uma primeira avaliação da torre e se um defeito ou dano potencial for detectado, o inspetor escalará a torre para ver mais de perto. Além do planejamento de meses de antecedência para desligar a linha, custando dezenas de reais por hora, e somando milhões ao longo dos anos, e muitas vezes esse processo não é garantido, devido ao mau tempo ou outros cancelamentos.


Porém com o uso dos drones para inspeção de linhas de energia, é possível obter perspectivas desconhecidas sobre o alvo e o fluxo de trabalho é consideravelmente simplificado. Com um olho de especialista, os danos podem ser detectados facilmente ao voar cada pilão nos dois lados com um ângulo diagonal.


Utilizando o drone apropriado, como o matrice 300 RTK integrado com a câmera H20T, é possível voar próximo da torre, sem se preocupar com interferências magnéticas gerando mais segurança no voo e com ótima qualidade de imagens para analises detalhadas, permitindo interpretar os danos durante o voo e documentá-los adequadamente, encontrando principalmente traços de luz, isoladores quebrados, concreto desintegrado ou estrutura de metal enferrujado, além da possibilidade do uso da lente termal, para identificar os componentes elétricos e ajudar a detectar anomalias antes que se tornem problemas maiores.


Trazendo benefícios e eficiência nas inspeções, sendo possível analisar mais de 20 torres em um dia economizando entre 40 e 50% do tempo, sem falar no aumento da segurança no trabalho e o registro digital detalhada de erros ou defeitos, permitindo determinar, para cada poste, o nível de dano existente ou a taxa de degradação.


E então, você já utiliza drones nas inspeções de linhas, deixa nos comentários o que está achando e qual o seu ganho!


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page