top of page

DRONES DE VISÃO NOTURNA | DJI ENTERPRISE CÂMERAS TÉRMICAS

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre drones com visão noturna


Empresas e Agências de segurança e equipes de inspeção usam drones todos os dias para auxiliá-los em suas missões, pois a tecnologia reduz custo, risco e traz agilidade.


Essas câmeras aéreas altamente móveis podem ser implantadas em minutos para cobrir terrenos vastos e desafiadores com maior rapidez e eficácia do que as ferramentas terrestres convencionais. Esse recurso está provando ser uma grande vantagem para quem precisa de todas as informações para tomar as decisões corretas.


A maioria das operações de busca e salvamento de emergência, ocorre à noite, quando a visibilidade é mínima. Para fornecer uma margem adicional de segurança e reconhecimento imediato de cenas noturnas a DJI desenvolveu drones com recursos de visão noturna.



O que é tecnologia de visão noturna?


A visão humana é limitada a uma pequena seção do espectro eletromagnético conhecida como luz visível. Outras porções do espectro – rádio, infravermelho, ultravioleta, raios X, raios gama – não podem ser percebidas a olho nu. Uma câmera, por outro lado, pode captar diferentes comprimentos de onda de luz se estiver equipada com os sensores certos.

Visão noturna significa a capacidade de ver em ambientes escuros e com pouca luz. Diferentes tecnologias possibilitam a visão noturna, sendo as mais comuns a imagem térmica para ambientes de pouca luz.


Imagem térmica


A imagem térmica funciona detectando a energia térmica, ou assinatura de calor, que é emitida naturalmente por objetos animados e inanimados. As câmeras térmicas abrigam um sistema de lentes e sensores altamente sofisticados que permitem a passagem de frequências infravermelhas invisíveis para que a temperatura da superfície de um objeto possa ser medida. Os dados resultantes são usados pelo processador de imagem para criar o que é conhecido como termograma ou mapa de cores exibindo diferentes valores de temperatura. A noite, depois que o sol se põe, as temperaturas do solo e do ambiente esfriam, enquanto os corpos ou objetos ficam mais quentes. É essa diferença térmica que é detectável, o que torna os drones térmicos uma importante solução de visão noturna. Embora altamente sensíveis, as câmeras térmicas podem ser afetadas por vários fatores, como a hora do dia, as condições da superfície e a refletividade de um objeto.


Uma imagem de amostra das câmeras termais utilizadas


Sensores Starlight Os sensores de baixa luminosidade funcionam com o princípio de coletar quaisquer pequenas quantidades de luz disponíveis de fontes e amplificá-la para obter uma melhor visão.

No passado, as câmeras de visão noturna com sensores de luz usavam uma tecnologia chamada aprimoramento de imagem optoeletrônica. Aqui, a luz passaria por uma série de lentes e um tubo intensificador de imagem que converteria os fótons recebidos em elétrons. Esses elétrons atingiriam uma tela revestida de fósforo, criando as características imagens verdes brilhantes.


Os sensores starlight modernos utilizam uma técnica chamada aprimoramento de imagem digital, que é uma versão mais recente da tecnologia tradicional de amplificação de luz. No aprimoramento de imagem digital, um sensor CMOS é usado para converter a luz em sinais digitais. Esses sinais são aprimorados eletronicamente e ampliados várias vezes para maior clareza antes de serem projetados em uma tela como imagens de luz visível.


Os sensores Starlight têm uma abertura mais ampla e velocidade do obturador reduzida para que mais luz possa alcançar a câmera. Os sensores trabalham em conjunto com algoritmos que extinguem o ruído e melhoram a qualidade da imagem. Os drones de visão noturna empregam aprimoramento de imagem digital porque permitem cargas úteis mais compactas, leves e versáteis.



Quais drones DJI têm visão noturna?


Embora a ciência por trás da visão noturna possa parecer bastante complexa, a realidade é que os drones com câmeras de visão noturna são extremamente fáceis de usar. Vários drones DJI oferecem recursos de visão noturna.


Mavic 2 Enterprise Advanced



Para identificação rápida de objetos no local, este drone altamente versátil e compacto inclui sensores duplos – uma câmera de resolução térmica HD 640×512 px e uma câmera visual de 48MP com sensor CMOS de 1/2”. Você pode alternar entre feeds visuais, térmicos ou de visualização dividida para diferentes requisitos de missão. Você também encontrará um medidor pontual para verificar pontos de calor individuais e uma ferramenta de medição de área para obter a variação de temperatura de uma área selecionada.


Matrice 300 RTK com Zenmuse H20T




Com até 55 minutos de tempo de voo e uma câmera FPV grande angular, o M300 RTK garante uma supervisão eficaz, não importando quão remota seja a missão.

Equipe seu M300 com a solução de sensor quádruplo H20T e você poderá ver o que é invisível ao olho humano, quer esteja realizando uma missão de busca e salvamento ou protegendo um local após o anoitecer. O H20T vem com uma câmera com zoom de 20 MP, câmera ampla de 12 MP, um telêmetro a laser cobrindo distâncias de 3m-1200m e uma câmera térmica radiométrica de 640×512 px.


Matrice 300 RTK com Zenmuse H20N



Projetado especificamente para operações noturnas, o H20N é o mais recente equipamento da DJI para uso com o drone M300 RTK. O sensor combina duas câmeras starlight-grade com recursos amplos e de zoom, sensores térmicos duplos de 640×512 px com zoom óptico de 2×\8× e um telêmetro a laser com alcance de detecção de 3-1200m.

Essas cargas híbridas são mais poderosas quando usadas em conjunto. Em condições de pouca luz e desafiadoras, você pode melhorar drasticamente a visibilidade ao aplicar zoom simultaneamente em uma tela dividida com os sensores térmicos e visuais. Se você olhar de perto, a câmera H20N possui uma lente extra de zoom térmico no canto superior esquerdo.


Matrice 30T com câmera FPV para baixa luminosidade



Um novo e robusto drone da DJI que cabe em uma mochila, o M30T integra uma câmera com sensor CMOS de 48MP 1/2” com zoom óptico de 16× e zoom digital de 200×, uma câmera grande angular de 12MP, um telêmetro a laser com alcance de detecção de 3-1200m e câmera térmica radiométrica de 640×512 px para visão noturna. Além desse sensor térmico, a câmera FPV do M30T foi otimizada para condições de pouca luz - um recurso que facilita voar com segurança à noite sem ter que se preocupar em colidir com algum objeto ou estrutura.




Observe o canto inferior direito deste GIF. Você pode ver quão escuras são as condições quando visualizadas através da câmera com zoom de 48MP do M30T. Mas através da câmera FPV do M30T, você pode ver claramente o horizonte e os possíveis obstáculos.


Iluminação anticolisão para drones de visão noturna DJI



Dicas de segurança para operações noturnas com drones


Não importa quantas horas de voo você tenha, é sempre uma boa ideia seguir as dicas de segurança do drone para evitar contratempos.


  • Mantenha uma lista de verificação de pré-voo e siga-a cuidadosamente. Embora possa ser tentador colocar a aeronave no ar o mais rápido possível, garantir que o sinal de GPS seja forte e as configurações de Return to Home (RTH) estejam corretas se torna ainda mais importante durante o vôo noturno.

  • Olhe de 5 a 10 graus fora do centro do drone para ajudar a compensar quaisquer pontos cegos noturnos. Mas como manter uma linha de visão visual (VLOS) é mais difícil durante a noite, você também pode trazer um observador visual para ajudá-lo.

  • Se você não estiver familiarizado com a área em que vai voar, considere explorar a localização na visualização de satélite do Google Maps para entender melhor a topografia.

  • Você também pode voar a uma altitude maior para evitar obstáculos em potencial, como árvores e linhas de energia.

  • Desça seu drone imediatamente se você não conseguir determinar sua localização em relação a outra aeronave.

  • Use uma plataforma de pouso e ilumine o local de pouso para que você não o perca de vista.

  • Esteja ciente das limitações do seu equipamento e verifique a previsão do tempo para garantir que o clima seja compatível com o seu drone.



Busca e resgate Gerenciar missões de resgate em florestas densas e profundas ou após desastres naturais como uma avalanche é uma tarefa complexa. Drones com câmeras de visão noturna podem ajudar a manter um rastreamento preciso das vítimas e do pessoal de resgate. Aplicação da lei Os policiais são chamados para lidar com muitos tipos diferentes de incidentes à noite. Este pode ir desde o apoio a pessoas vulneráveis ​​até ao combate ao crime organizado e outras ocorrências de nível grave. Quando é crucial minimizar o risco para o público e para o sujeito enquanto maximiza a segurança dos policiais, drones de visão noturna podem ser implantados para coletar inteligência situacional e rastrear os movimentos de um suspeito mesmo na escuridão total. Resposta de emergência Câmeras térmicas e sensores starlight podem servir como ferramentas essenciais para detectar ameaças quando as equipes da polícia antibomba ou de socorro de emergência precisam trafegar com rapidez e segurança por áreas escuras e imprevisíveis. Desde descobrir ameaças químicas violentas em lugares aparentemente inofensivos até obter vantagem sobre incêndios florestais, mesmo depois que o sol se põe e as operações de helicóptero precisam ser interrompidas, os drones de visão noturna se tornaram um multiplicador de força que mantém as tripulações seguras, permitindo que elas realizem mais progresso em cada missão. Vigilância de Segurança e Inspeções de Emergência


Grandes instalações industriais e outras áreas de importância estratégica podem adicionar uma camada extra de segurança ao seu perímetro realizando vigilância noturna com drones.

E no caso de uma emergência, como uma queda de energia, as equipes podem inspecionar rapidamente as mudanças nas assinaturas de calor de diferentes componentes e descobrir onde está localizada a unidade com defeito. Muitos tipos de inspeções industriais e de construção também podem ocorrer à noite com a ajuda de drones de visão noturna.


Monitoramento e gerenciamento da vida selvagem


Os sensores de imagem térmica são uma das formas mais eficazes de localizar animais, seja para contagem de vida selvagem, mapeamento de habitat, observação comportamental ou atendimento médico após um incêndio florestal. Além disso, com drones de visão noturna, os caçadores ilegais podem ser localizados durante o dia e à noite.

No Quênia, por exemplo, os drones ajudaram a reduzir drasticamente o número de elefantes mortos ilegalmente, prendendo mais de 300 caçadores ilegais no processo e ajudando a apreender mais de 1.000 kg de marfim. Conclusão


Embora as emergências não possam ser evitadas, os drones de visão noturna podem equipar socorristas, agentes policiais, equipes de segurança e inspeção e equipes de conservação da vida selvagem, com uma nova clareza para realizar missões 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo nas noites mais escuras, os drones com recursos de visão noturna podem procurar sinais de vida, melhorar a consciência de toda uma situação em geral e capacitar os policiais a tomar decisões críticas com maior agilidade.


Os drones DJI são construídos especificamente para operações noturnas exigentes. Explore o drone certo para sua missão hoje.


A Drone Visual possui uma das maiores lojas de Drones do Brasil, possuímos os Drones para inspeção, segurança, mapeamento aéreo, pulverização agricola e toda a solução integrada de drones nos mais diversos usos, além de acessórios e softwares disponíveis para a aplicação profissional.

Acesse nossa loja e confira nossos produtos: CLIQUE AQUi.



A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos, presenciais, online e EAD na área de Drones, voltados a empresas e pessoas físicas que desejam utilizar a tecnologia em seus processos.

Possuímos diversos cursos voltados a operação, inspeção, mapeamento aéreo topográfico e agrícola, pulverização, CAAR, segurança e softwares de processamento das imagens dos Drones para diversas necessidades!

Possuímos um campo de Treinamento próprio com área aberta, segura com hospedagem inclusa, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

​Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones do Brasil! A mais bem avaliada do mercado!


Acesse nossa ESCOLA e confira nossos CURSOS: CLIQUE AQUI.



SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADO SOBRE OS DRONES E SUAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS.

Quer saber mais sobre esse e outros Drone? CLIQUE AQUI para ser direcionado a pagina do produto e também a nossa loja online, fique a vontade para nos mandar um WHATSAPP para conversar diretamente conosco!! :D



Fonte [DJI]










Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page