Drones para pulverização: Quando vale a pena investir em um? Veja os diferenciais entre modelos e escolha o que melhor se adéqua a sua necessidade.
Os drones ganham cada vez mais mercado e popularidade no agronegócio brasileiro.
Em 2018, o setor chegou a movimentar mais de R$ 300 milhões no Brasil.
Muitas operações agrícolas já vêm sendo realizadas com auxílio desses equipamentos. A utilização de drone para pulverização, por exemplo, já é uma realidade! Entre as vantagens estão a utilização exata da dose aplicada e o controle no local certo, o que traz economia de tempo e recursos.
COMO FUNCIONA UM DRONE PARA PULVERIZAÇÃO?
A pulverização realizada com os drones (veículos aéreos não tripulados) segue os mesmos parâmetros pré-estabelecidos na pulverização convencional.
Geralmente, antes da realização da pulverização são feitas as avaliações da cultura alvo que hoje já pode ser feita com drones, com enorme precisão e detalhe como exemplo o Phantom 4 multiespectral.
Após a avaliação do estágio da cultura, são escolhidos bicos, forma de jato e vazão do produto a ser aplicado.
O preparo do princípio ativo e da calda segue os mesmos modelos da pulverização convencional, como ordens de adição e formulações.
Posteriormente, os planos de voo serão inseridos e estes equipamentos iniciarão a realização das operações em campo de forma automatizada, com enorme precisão trazendo um economia considerável.
POR QUE USAR UM DRONE PARA PULVERIZAÇÃO
A tecnologia presente nos drones, atualmente, possibilita que seu georreferenciamento dentro das lavouras seja exato. Por meio de controladoras, os produtos podem ser colocados nos locais onde realmente são necessários.
A colocação do produto no local exato, no momento e na dose exata atende os conceitos de agricultura de precisão e manejo otimizado das lavouras.
Com isso, temos economia dos produtos fitossanitários, otimizando nossa operação em campo, gerando uma maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
Muitas vezes podemos utilizar um drone para pulverização para controlar reboleiras de plantas resistentes, ou até mesmo implementar o controle biológico.
Como geralmente esses produtos para controle são mais caros, a aplicação localizada será mais eficiente que uma aplicação em área total.
O drone para pulverização pode ser utilizado em locais onde se tem dificuldade para acesso. Esses equipamentos podem ser utilizados para pulverização de aceiros ou entrar na lavoura quando a cultura já está estabelecida sem acarretar perdas por pisoteio.
Com o passar do tempo, as aplicações foram se popularizando. Um dos benefícios de seu uso nas lavouras é a substituição dos trabalhadores pelo drone, o que acaba eliminando o risco de exposição de pessoas aos produtos utilizados.
Os pilotos controlam o equipamento remotamente e, por isso, além da menor exposição aos produtos, temos maior agilidade, precisão e qualidade nas aplicações localizadas quando comparamos com aplicações em área total ou costal.
OS MELHORES DRONE PARA PULVERIZAÇÃO: MODELOS PRESENTES NO MERCADO.
DJI AGRAS MG-1P
A linha agras é uma das mais bem recebidas pelo mercado, o Agras MG-1P é um drone pulverizador de destaques dessa linha. Esse drone é da empresa chinesa DJI, bastante conhecida no mercado. Ele possui capacidade de pulverizar cerca de 4 à 6 hectares por hora.
O octacóptero é equipado com motores potentes e capaz de carregar até 10 kg de líquidos. Assim, cobre uma área de 4000 m² a 6000 m² em apenas 10 minutos de voo, de acordo com sua velocidade.
Essa operação chega a ser cerca de 40 a 60 vezes mais rápida que operações de pulverização manual.
O MG-1P possui um sistema inteligente de pulverização que ajusta automaticamente o spray, de acordo com a velocidade de voo, de modo que a aplicação seja sempre regular.
O MG-1P tem 4 bicos para pulverização, cada um posicionado diretamente abaixo de um motor.
O fluxo descendente de ar gerado pelas hélices acelera o spray, aumentando o seu alcance no momento da pulverização.
DJI AGRAS T16
O mais recente lançamento da DJI o novo drone pulverizador para agricultura de precisão e pulverização chamado Agras T16. Projetado para tornar as pulverizações de insumos agrícolas mais seguras e eficientes com o objetivo de facilitar a vida de agricultores, o drone pulverizador Agras T16 possui uma variedade de recursos e um avançado sistema de inteligência artificial (I.A), permitindo o planejamento tridimensional de voos e muito mais.
Reservatório de 16 litros para pulverização de insumos agricolas;
Radar de terreno integrado para manter altura de voo do acordo com o chão, mesmo em condições de muita poeira ou névoa;
Tamanho do drone pode ser reduzido em 75% quando está dobrado;
Proteção IP67 contra água e poeira;
Sistema de spray integrado e capacidade de pulverizar até 4,8 litros por minuto numa amplitude de até 6,5m;
Cada bateria pode ser carregada em apenas 20 minutos com a opção de carregamento rápido;
Essas são só algumas caracteristicas dos T16 - Para saber maio sobre este modelo clique aqui!
DRONE PELICANO
Outro drone para pulverização que merece destaque na nossa lista é o Drone Pelicano da Skydrones. O multirrotor Pelicano permite que até 8 litros de produtos químicos líquidos sejam aplicados por voo.
No total são 6 bicos para realização das aplicações em uma largura de 4 a 5 metros e uma vazão de 1l/min.
O drone é dobrável e possui estrutura em fibra de carbono com acionamentos elétricos.
O tempo de voo do drone é de cerca de 10 a 15 minutos com bateria totalmente carregada. É possível uma pulverização de até 1 ha por voo.
Ao longo do dia de trabalho, esse equipamento é capaz de pulverizar cerca de 5 a 10 ha.
DAXI 10A E DAXI 50A
A XMobots em parceria com a Geo Agri Tecnologia Agrícola apresentaram na DroneShow de 2016 os helicópteros não tripulados Daxi 10A e Daxi 50A.
Dentre as vantagens destes equipamentos podemos citar a possibilidade de realizar a aplicação em áreas de risco e de difícil acesso, como encostas, montanhas e áreas da lavoura onde não é possível a entrada de máquinas.
Após decolar automaticamente sem necessidade de radiocontrole, o equipamento segue direto para os pontos onde é recomendada a aplicação dos defensivos.
O Daxi 10A pesa 25 quilos e pode levar 10 litros de defensivo por voo, enquanto o Daxi 50A pesa 120 quilos e tem capacidade de armazenamento de 50 litros, atenção a este modelo pois a legislação de voo para drones acima de 25KG é mais rigorosa, exigindo certificado médico entre outros.
JT SPRAYER 15-608
O JT 15 é um drone de pulverização com capacidade para 15 kg de produto no tanque.
Possui largura da barra de aplicação de cerca de 5 metros e um total de 6 bicos para pulverização.
Possui autonomia de voo de cerca de 10-15 min com a bateria totalmente carregada, além de atingir velocidade de voo de até 8m/s pulverizando com vazões que podem variar de 0,2 a 0,4l/min.
ELEVASPRAY 150
Ainda em fase de protótipo, o ElevaSpray 150 deve chegar ao mercado brasileiro em breve.
Os idealizadores Celso Faria de Souza, um dos diretores da Eleva, juntamente com seus colegas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Luciano Castro e Norberto Maraschin Filho, começaram o projeto da startup poucos anos atrás.
O protótipo, batizado de ElevaSpray 150, foi apresentado na 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
Possui capacidade de carga de até 75 quilos e pode cobrir cerca de 20 hectares por hora.
A autonomia maior em relação a outros drones se deve à utilização de combustível em vez de baterias como nos modelos convencionais.
COMO OPERAR A PULVERIZAÇÃO COM DRONE
Como mencionei, diversos modelos de equipamentos podem realizar pulverizações com drones em nossas lavouras.
Mas está enganado quem pensa que a operação pode ser realizada simplesmente ao se colocar os produtos no tanque do equipamento e ir a campo.
As pulverizações com o auxílio de um drone exige uma série de conhecimentos e legislação.
Os drones, em geral, sejam eles utilizados para qualquer fim, se enquadram em categorias diferentes e necessitam de certas autorizações para o voo em diversos casos.
É necessário o cadastramento da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), conforme o peso e variando a legislação de acordo com sua classe.
Os drones são considerados como aeronaves e por isso são obrigados a seguir as leis e regras do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em conjunto com outros órgãos como ANATEL e ANAC!
Para se informar e saber mais sobre legislação de drones no Brasil, acesse nosso site clicando aqui!
CONCLUSÃO
O uso de drone para pulverização já é uma realidade na lavoura!
No futuro, novos equipamentos serão lançados com maiores capacidades no tanque de armazenamento de produtos e novas integrações de IOT (Internet das coisas).
A cada dia temos novos modelos sendo inseridos no mercado e essa concorrência acaba melhorando os drones, otimizando a tecnologia empregada.
Além disso, o mercado que envolve as operações agrícolas são os grandes responsáveis pelo crescimento desse setor no Brasil, trazendo mais recentemente drones capazes de realizar o controle biológico.
Os drone vieram para reduzir o custo e facilitar a aplicação de um controle químico ou biológico. Além de melhorar a tomada de decisão do produtor rural, antecipando as informações trazendo dados precisos de forma mais rápida e efetiva através do mapeamento aéreo e seus diversos sensores.
Espero que com estas informações você defina qual aparelho vale mais a pena para sua propriedade.
A Drone Visual possui uma das maiores lojas de Drones do Brasil, possuímos os Drones pulverizadores Agras T16 e também o Drone pulverizador Agras MG1P, além dos principais drones do mercado, acessórios e softwares disponíveis para a aplicação profissional e agricultura de precisão.
Veja mais especificações em nossa loja sobre o Drone Pulverizador Agras T16: CLIQUE AQUI
Veja mais especificações em nossa loja sobre o Drone Pulverizador Agras MG1P: CLIQUE AQUI
Acesse nossa loja e confira nossos produtos: CLIQUE AQUi.
A Drone Visual é uma das melhores escolas profissionalizantes de drones no Brasil, temos curso que vão desde 1 dia de operação básica, até 10 dias com 80 horas de conteúdo passando todo o conhecimento de operação, aplicativos de voo como o DJI GO 4.0, legislação, mapeamento topográfico, agrícola, inspeções, manutenção de drones e muito mais.
Não fique fora do mercado de Drones com um conhecimento básico, faça um curso de capacitação e se torne um profissional qualificado a trabalhar em um dos setores que mais cresce no mundo.
Acesse nossa página e confira todos os detalhes de nossos presenciais, EAD e ON-LINE: CLIQUE AQUI.
DEIXE SUAS DÚVIDAS E COMENTÁRIOS ABAIXO.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADO SOBRE OS DRONES E SUAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS.
Quer saber mais sobre esse e outros Drone? CLIQUE AQUI para ser direcionado a pagina do produto e também a nossa loja online, fique a vontade para nos mandar um WHATSAPP para conversar diretamente conosco!! :D
Fonte [DroneVisual]
#controlebiológico #controlebiologico #controlebiológicocomdrones #DronesControleBiológico #djiagras #agrasamg1p #pulverizador #dronepulverizador #DJIAgrasMg1P #DJIagrasT16 #T16 #DronepulverizadorT16 #DJIpulverizador #DJIpulverizadorT16 #T16dronepulverizador #T16DJIDrone #DronepulverizadorDJIT16 #Pulverizacaocomdrone #PulverizacaoT16 #AgrasT16 #DronePulverização #DroneAgriculturadeprecisao #DRONEDEPULVERIZAÇÃO #dronepulverizador #dronevisual #cursodrone #lojadrone #vendadrone #PrecisãoPhantom4RTK #Phantom4RTKPPK #AcuraciaPhantom4RTK #phantom4mapeamento #phantom4pro #Phantom4RTK #DJIPhantomRTK #phantom4mutispectral #P4Multiespectral #PhantomMultiespectral #DJIMultiespectral #DJIAgricultura #PhantomRTKMultiespectral #DronePhantomMultiespectral #DroneMultiespectral #DroneNDVI #DroneNDRE #PhantomMultiespectralNDVI #PhantomNDVI #PhantomNDRE #PhantomMultiespectralNDRE #PhantomAgriculturadeprecisao #P4MultiespectralBrasil #PhantomMultiespectralBrasil #Phantom4RTKMultiespectralBrasil #pulverização #dronespulverização #dronesdepulverização #DRONEPELICANO #DAXI10A #DAXI50A #JTSPRAYER15608
Comments