top of page

INSPEÇÃO, EFICIÊNCIA E MUITO MAIS NOS PARQUES SOLARES

A capacidade de um drone de percorrer grandes distâncias e fornecer imagens aéreas de alta resolução permitiu que muitas empresas otimizassem sua eficiência ao concluir tarefas perigosas ou demoradas. Os drones forneceram aos gerentes de fazendas solares dados precisos por meio de novos desenvolvimentos tecnológicos, como sensores térmicos, garantindo que as operações de rotina sejam conduzidas com mais eficiência.


Empresas do setor de energia estão combinando tecnologia de ponta com drones para aumentar a eficiência de suas operações, com os drones desempenhando um papel fundamental.



O setor de energia solar: crescendo com mais necessidades de otimização


Em resposta às crescentes preocupações sobre mudanças climáticas e emissões de carbono, muitos países ao redor do mundo aumentaram seus investimentos em projetos de energia renovável. A energia solar tem sido uma solução preferida ao considerar as muitas fontes de energia renováveis. Na última década (2009-2019), os investimentos em energia solar atingiram US $ 1,3 trilhão em todo o mundo, representando metade do total de ativos contribuídos para o crescimento de energia renovável.


Uma das razões para a grande adoção de soluções solares tem sido a diminuição do custo total da instalação. A Solar KW, por exemplo, testemunhou seu custo de instalação diminuir em cerca de 73%, de US $ 4.621 em 2010 para US $ 1.210 em 2019.


O objetivo agora é continuar a tornar a energia solar acessível em todo o mundo. Para conseguir isso, os gerentes de energia solar devem otimizar as operações e criar valor ao longo de todo o processo de geração de energia.


Desafios das inspeções de fazendas solares


Para atender às demandas de energia, as empresas de energia solar devem instalar milhares de painéis solares distribuídos em grandes áreas. Essencialmente, uma fazenda solar requer cerca de 2.500 acres para fornecer energia a 100.000 famílias.


As avaliações tradicionais do campo solar consistem em inspecionar cada painel com termovisores portáteis para verificar se há células ou cabos com defeito. Durante esse processo, o pessoal deve acompanhar manualmente os locais dos painéis defeituosos para realizar a manutenção posteriormente. Dadas as dimensões da maioria dos parques solares, esse método de inspeção é ineficiente e resulta em uma carga de trabalho mais pesada e às vezes perigosa para as equipes de manutenção e operações. 


A integração da tecnologia drone melhorou, sem dúvida, a eficiência e a precisão do processo de inspeção. Drones como o DJI Matrice 210 RTK V2, equipado com cargas térmicas XT2, podem mapear grandes áreas dentro de um parque solar, coletando imagens térmicas e RGB de alta resolução durante um único voo.


Os drones estão sendo usados ​​continuamente em parques solares para melhorar as operações de inspeção, especialmente as áreas altamente irradiadas e mapear uma os problemas para as equipes locais. O uso de drones permite que as equipes dos parques solares reduzam o tempo de inspeção em 70%, uma redução significativa em comparação aos métodos tradicionais.






Benefícios do uso de drones para inspeções aéreas


Imagens RGB e térmicas


As imagens aéreas fornecem uma perspectiva mais ampla dos parques solares e permitem que as equipes de manutenção recebam informações valiosas em tempo real, como o status de cada painel. Ao analisar mapas térmicos, é mais fácil identificar problemas em potencial detectando anomalias de calor em células, cordas ou painéis. A combinação de dados térmicos e RGB ajuda a determinar se as anomalias de calor são causadas por falhas encontradas fisicamente no painel, como delaminação, rachaduras, poeira ou problemas internos, como a incapacidade de conectar-se a um painel devido a uma falha no inversor ou no cabo.


Eficiência de tempo


Uma das principais razões para a adoção de drones para inspeções de painéis solares é o aumento da eficiência na economia de tempo. Juan Francisco Mosqueda, um provedor de serviços de inspeção de drones, explica como é economizado tempo usando drones. "Usando duas equipes de drones, podemos inspecionar cerca de 617 acres em um dia", disse ele. "A mesma quantidade de trabalho levaria três ou quatro meses para inspecionar manualmente."


O uso de imagens aéreas não apenas contribui para a melhoria da eficiência na detecção de falhas, mas também ajuda tremendamente na manutenção. Os mapas térmicos e de RGB fornecem dados precisos de localização de falhas e problemas, aumentando significativamente a precisão das operações em terra e reduzindo os erros humanos.


Data histórica


Manter registros de inspeções anteriores é útil para descobrir as causas por trás das falhas do painel. Em alguns casos, problemas com células solares não justificam a substituição de um painel, mas é essencial acompanhá-los para evitar falhas graves. Para tornar os dados históricos mais valiosos, é recomendável executar uma inspeção aérea após concluir a instalação e usar os dados resultantes como linha de base para futuras inspeções.


Eficiência de saída


A detecção precoce de elementos defeituosos em uma fazenda solar ajudará a evitar grandes deficiências de produção. Quanto mais rápido uma equipe de manutenção puder detectar possíveis defeitos, mais rapidamente eles poderão responder e evitar grandes falhas no sistema. No final, inspeções e manutenção efetivamente conduzidas se traduzem em proteger os interesses dos investidores e garantir que a demanda por energia mais limpa possa ser atendida com uma eficiência incrível.



Se você deseja conhecer tudo sobre essa nova tecnologia de uso de Drones no mapeamento de áreas e processamento de imagens, venha conhecer nossos cursos de capacitação profissional em drones e comece a utilizar essa tecnologia a seu favor. A Drone Visual possui cursos online que irão oferecer um suporte para a sua capacitação, entre na nossa plataforma EAD e conheça nossos cursos ou venha participar de um curso presencial, com uma grade completa para entrar no mercado da forma correta.


Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários quem sabe ela não se torna o tema da nossa próxima matéria



Fonte [DJI]


100 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page