top of page

O QUE É UM MOSAICO?

O ORTOMOSAICO é um mapa de alta resolução derivados da sobreposição das imagens com coordenadas geográficas precisas, mas como e qual objetivo de gerar este produto!?


O uso de imagens digitais tem sido um destaque e tanto para diversos usuários. As fotografias aéreas ajudam a compor, visualmente, um planejamento mais preciso de toda a área. Daí a relevância dos drones nesse processo. Só que, para que essa tecnologia tenha a precisão necessária, o primeiro passo a ser realizado é o de transformar a imagem em uma ortofoto — e só então poderemos chegar ao conceito e aplicação do ortomosaico.


Esse produto contribui para que as fotografias (geradas de uma perspectiva central) recebam uma projeção ortogonal ao plano — como ocorre com as representações cartográficas e assim gerar o mosaico ou ortomosaico.


De forma bem genérica o ortomosaico é como se fosse um quebra cabeça montado a partir das ortofotos.



Os softwares de processamento usam o georreferenciamento e a sobreposição das ortofotos para gerar linhas de corte e uni-las de forma que centenas ou milhares de ortofotos tonem-se uma única imagem, chamada de ortomosaico.


Antigamente, no início da tecnologia chamada de aerofotogrametria analógica e depois analítica, este processo era feito de forma muito manual, e custosa.


Com a evolução da fotogrametria digital, o processo de geração dos ortomosaicos se tornou mais rápido devido a automação de vários processos fotogramétricos, como medição automática de pontos homólogos, geração do modelo 3D do terreno, definição de linhas de corte, entre outros.



Dessa maneira, obtém-se uma imagem nítida, com alta qualidade espacial e com muita precisão, já que o processo todo é trabalhado por meio de tecnologias de processamento digital de imagens e visão computacional.


Em resumo, você pode usar o ortomosaico como uma representação cartográfica, permitindo uma visualização completa da área mapeada com os drones. Entre os principais benefícios, citamos a economia de tempo, a riqueza nos detalhes e a precisão de imagens feitas com o uso de drones, para a obtenção de resultados satisfatórios.


O ortomosaico ainda é um mapa passível de aplicação de índices de vegetação. Quando feito com câmera RGB, é possível aplicar o Índice Foliar Verde (IFV) e o Índice de Variabilidade de estresse da planta (VARI). Se feito com câmeras multiespectrais podemos entregar índices que avaliam o vigor da cultura como NDVI, NDRE e muitos outros, para diferentes aplicações.



E então, você conhecia as possibilidades de um mosaico? Deixa nos comentários se ficou claro o que é e suas aplicações.


Esperamos que tenha feito uma boa leitura, se quiser acompanhar com mais detalhes caso tenha alguma dúvida temos um video com essa mesmo conteúdo em nosso canal, confira clicando aqui!


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page