top of page

O QUE É UM MODELO DE SUPERFÍCIE E DE TERRENO?

Você conhece o modelo digital de superfície (MDS) ou (DSM) e o modelo digital de terreno (MDT) ou (DTM)?


MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE - É a representação de toda cota de terreno e acima do terreno, oferecendo informações de toda a área e objetos que estão presentes acima da superfície, como casas, arvores, prédios, pessoas, carros etc.



Já o MODELO DIGITAL DE TERRENO - Possui o mesmo conceito do modelo digital de superfície, porém esse modelo exclui os objetos que estão acima da cota de terreno considerando apenas o relevo natural da área.


Mas qual a diferença entre MDT e MDS?

A principal diferença entre os modelos digitais é que no MDT – Modelo Digital do Terreno a cota é relativa ao terreno e nada além, já no MDS – Modelo Digital de Superfície a cota sofre influência da vegetação e das edificações.


O MDS detalha todos os objetos acima do solo, enquanto, o MDT detalha apenas o terreno.


O produto básico gerado através da aerofotogrametria é o MDS, para gerar o MDT é necessário um processo chamado de classificação.


Essa classificação nada mais é que um processo em que você filtra (exclui) os objetos acima do solo, esse procedimento pode ser realizado de forma automática por meio de algoritmos computacionais e de forma manual onde o operador delimita os objetos a serem classificados.



Vale ressaltar que para realizar a classificação é necessário que se tenha informações tanto da superfície como do terreno em seu entorno, ou seja, em regiões de vegetação densa não é possível obter informações do solo, pois a câmera fotografa apenas as copas das árvores, essa é uma das limitações da fotogrametria.



Devido a esta limitação surgiu à tecnologia LASER, este é um sensor ativo que produz sua própria luz, os feixes de luz conseguem penetrar as folhagens tocando o solo, portanto, para gerar o MDT em regiões de vegetação densa é necessário utilizar um sensor LASER.




Algumas das aplicações para o MDT são, gerar curvar de níveis, terraplanagem, Regularização Urbana, Regularização Ambiental, Concessões para o segmento de Óleo e Gás, identificação de lineamentos estruturais, mapa de declividade e rede de drenagem, assim como perfis topográficos e o perfil longitudinal do terreno.



Já do MDS são, Projetos de telefonia celular, estações de rádio, linhas de transmissão, Cálculo de volume em obras de engenharia, Delimitação da região inundada em represas, Estudos de trajetos rodoviários e ferroviários, Avaliação de obstáculos de plano de proteção de aeródromos, Estudos de volumes de massa de vegetação e muitos mais.


E então, você já utiliza drones para gerar esses modelos? Conhecia algum deles? Deixa nos comentários se ficou claro o que é cada um e para que servem.


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page