Você sabe o que acontece caso o drone perca sinal com o rádio controle?
Atualmente os drones possuem diversos sensores para que o voo seja realizado com o máximo de segurança, como por exemplo, giroscópio, bussola, GPS, sensores de ante colisão e posicionamento entre outros.
Entre esses sensores, eu diria que o GPS é um dos mais importantes, pois esse sensor é capaz de identificar satélites com o objetivo de manter o drone estável e realizar missões automatizadas, além de ser o responsável de acionar o retorno para o ponto de decolagem.
Esse processo acontece em três situações;
1. Caso o drone perca o sinal com o rádio controle devido a distância de operação ou alguma estrutura entre o Rádio e o Drone, como prédios ou uma vegetação muito densa.
2. Caso a bateria esteja fraca.
3. Se o operador acionar manualmente o retorno para o ponto de decolagem
Nessas 3 situações o drone irá iniciar o processo de retorno, primeiramente ele irá subir até a altura de voo mínima programada no software ou manter a sua altura atual caso esteja acima dessa altura mínima. Por padrão a DJI mantem 30 metros, porem pode ser alterado de acordo com o desejado.
Após identificar a altura de retorno, o drone irá apontar a sua frente para o ponto de decolagem e iniciar o retorno em linha reta e na mesma altura, ao chegar no ponto, o drone irá iniciar a descida automática até encostar no chão e desligar os motores sozinho. Normalmente o drone acerta com precisão de centímetros o ponto de decolagem, mas como esse processo é feito normalmente apenas através do GPS, pode ser que não seja tão preciso, por isso atenção durante o pouso automático.
Caso o Drone tenha sensor de ante colisão, durante o processo de retorno, os sensores ficarão ativos e o drone irá desviar da estrutura e seguir com o retorno conforme dito anteriormente.
Esse processo é muito útil e pode salvar o drone em diversas situações, porem não recomendamos que isso se torne uma prática rotineira, afinal, caso o drone perca o sinal com o radio controle, o piloto não poderá intervir no caso de uma emergência, por isso preste muita atenção nas informações de comunicação entre o rádio controle e o drone para que o voo seja feito com o máximo de segurança.
Caso queira aprender mais sobre drones e se tornar um piloto profissional, possuímos cursos de até 3 dias de operação, entre em contato para saber mais detalhes.
E, você sabia que os drones possuem esse processo automático no caso de perda de sinal entre o drone e o radio? Essa função já salvou você em alguma situação? Conta aí nos comentários.
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments