top of page

POSSO VOAR PRÓXIMO A AEROPORTOS?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Você acha que é possível voar com o drone próximos de aeroportos? Não é, e se você for um profissional do aeroporto e precisa realizar esse tipo de voo, será que é possível? Vamos falar sobre isso!


Primeiramente, voar por laser próximo de aeroportos além de extremamente perigoso é contra a legislação vigente. Não recomendamos essa prática, escolha locais seguros e afastados de pessoas para brincar com seu drone para laser.


Seguindo as regras, o drone precisa estar a pelo menos 2km de aeroportos, isso de acordo com a altura, se for acima de 30m, essa distância sobe para 9km. E claro, independente da altura é necessário sempre solicitar autorização de voo no espaço aéreo pelo sistema do SARPAS do DECEA.


Porem, tirando as regras impostas pelos órgãos, se você estiver utilizando um drone da DJI, alguns limites são desenvolvidos pensando nesse cenário e para aumentar a segurança operacional. A DJI implementou as áreas de não voo em seus drones, que podem ser visualizadas no aplicativo de voo do drone ou pelo site GEO ZONE MAP da própria DJI, nesses casos, se você estiver no perímetro estipulado, após o encontrar a quantidade mínima de satélites não irá nem ligar os motores, e caso você decole entes dessa quantidade mínima, o drone irá pousar no exato momento. Ainda nesse cenário, caso você esteja fora do perímetro de voo e tente acessar voando, será emitido alertar no aplicativo de voo e o drone não irá avançar. Tudo em prol da segurança aérea.


Porem, como dito anteriormente, e se você for um profissional do aeroporto? Nesse caso, a DJI possibilita que seja aberto um chamado de liberação de perímetro para o drone em questão, sendo necessário enviar uma carta de inscrição em papel timbrado oficial com assinatura oficial ou carimbo afirmando que a organização o autoriza a realizar as operações de drone. Além de diversas informações como data de início e fim do voo, descrição do voo, número serial do drone e entre outros. Após autorizado, será possível realizar o voo de forma manual, nada de voo programado dentre de áreas restritas.


E quanto a legislação do País? A ANAC determina que as operações de voo tripulado devem ser paralisadas e o drone deve estar expressamente autorizado pelo administrador do respectivo aeroporto e pelo órgão ATS local.


Dessa forma, se estiver tudo de acordo com as leis e suas devidas autorizações, é possível realizar voos em aeroportos, para por exemplo, inspeções das aeronaves, pátio, hangar e entre outras necessidades.


E então, o que achou dessas informações? Comenta aí se você já realizou esse tipo de solicitação de voo.


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page