A fotogrametria com drones é uma tecnologia que está se tornando usual em diversos segmentos, como na agricultura, construção e mineração. As empresas estão se beneficiando dos mapas e modelos 3D gerados. Mas quais são os prós e contras da tecnologia?
O principal benefício de trabalhar com fotogrametria é a acessibilidade atual, afinal, hoje em dia, além da calibração da câmera, planejamento de voo e uso de pontos de controle em solo, realizar uma missão de mapeamento e gerar dados com informações úteis se tornou algo relativamente simples. São inúmeros os cenários em que esse processo produz resultados tangíveis, em diversos setores.
É importante que os resultados também sejam acessíveis, e a fotogrametria possibilita isso, com a geração de mapas e modelos com cores e recursos intuitivos, se tornando uma ótima ferramenta colaborativa e algo possível de se trabalhar sem perder muito tempo manipulando os dados.
Outro grande benefício da fotogrametria - é o seu preço - afinal é possível começar o investimento com a compra de um drone e o software de processamentos de dados que nesse caso pode ser comprado definitivo ou por assinaturas mensais a fotogrametria oferece uma abordagem mais flexível. Porém, existem algumas desvantagens.
A primeira é que a precisão dos mapas e modelos depende muito da qualidade da câmera e drone.
O tamanho do sensor, a abertura, a resolução e o comprimento focal afetam diretamente na resolução do mapa.
Além disso, gerar resultados com precisão absoluta sem a utilização de pontos de controle no solo ou um drone habilitado para RTK ou PPK será uma tarefa complicada.
O segundo desafio enfrentado pela fotogrametria é o clima. Ou, para ser mais específico, as condições de luz, que podem afetar negativamente a qualidade de seus resultados, afinal, quando se trata de processamento de dados, você só pode medir o que visualiza claramente. Isso significa que voos com visibilidade limitada, seja devido à vegetação, sombras ou hora do dia, produzirá uma redução nos pontos no solo, ou seja, mapas e modelos menos precisos.
A tecnologia da fotogrametria já é amplamente aceita e utilizada no mundo todo, sendo possível obter resultados que podem ser aplicados em diversas situações. A Drone Visual possui cursos de mapeamento profissional com drones, caso deseje maiores detalhes, entre em contato conosco.
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments