top of page

PRECISÃO LIDAR VS AEROFOTOGRAMETRIA

Qual tecnologia possui mais precisão para mapeamento? O laser LiDAR ou a fotogrametria?


Na verdade, não existe melhor ou pior, mas sim qual a aplicação que será realizada com cada uma das tecnologias.



Basicamente o LiDAR tende a produzir digitalizações com maior detalhe e precisão em comparação com a fotogrametria, isso ocorre, porque ela pode operar bem apesar dos desafios ambientais, como pouca luz ou muita vegetação, sendo ideal para cenários como esse e em que a precisão deve ser elevada.


A nuvem de pontos do LiDAR pode ser incrivelmente densa, com até 500 pontos por metro quadrado e uma precisão de elevação vertical de menos de três centímetros. Mas isso não quer dizer que a fotogrametria seja imprecisa, afinal se o terreno for relativamente simples e livre de vegetação densa, será possível gerar construir mapas e modelos altamente detalhados, especialmente se estiver utilizando um módulo de posicionamento RTK para elevar a precisão absoluta.


É claro que o LiDAR e a fotogrametria são tecnologias com métodos diferentes para a coleta de dados, enquanto o LiDAR utilizar laser para capturar os milhares de pontos e fornecer uma nuvem de pontos 3D do terreno em questão, a fotogrametria utiliza imagens, as vezes centenas ou milhares, que precisam ser processadas para produzir um modelo digital ideal, seja uma nuvem de pontos 3D, um mapa ortomosaico ou um modelo com elevação do terreno.


Falando em processamento, a tecnologia LiDAR não possui tantos softwares para manipulação dos dados, o que significa que será necessário um especialista para transformar esses dados brutos, enquanto a fotogrametria, possui softwares baseados em nuvem e servidores, tornando a tecnologia mais acessível.


Avaliar o LiDAR e a fotogrametria como dois métodos concorrentes de captura de dados não é a melhor abordagem. Como já falei, não é que um seja necessariamente melhor do que o outro, será a tarefa em questão que determinará a melhor solução.


Se o contraste, a iluminação, o objeto e as condições estiverem a seu favor, a fotogrametria provavelmente será mais do que adequada, porem em projetos mais desafiadores com grande elevação no terreno ou parcialmente coberto por vegetação densa, o LiDAR provavelmente será o melhor caminho a seguir.


É claro que o custo e a experiência terão um papel importante em qualquer decisão entre os dois. Em última análise, os profissionais da área precisarão se tornar adeptos do uso de ambas as tecnologias à medida que as equipamentos se tornarem mais sofisticados e acessíveis.


Possuímos a venda drones para fotogrametria e LIDAR, além de cursos de operação e mapeamento aéreo, entre em contato para saber mais.


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

コメント


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page