top of page

QUAL É O MELHOR DRONE PARA FOTOGRAMETRIA?


Você sabe qual é o melhor Drone para mapeamento aéreo entre o Phantom e o Mavic 2.


Ambos os drones, são capazes de realizar a fotogrametria e gerar mapas ortomosaicos 2D e modelos 3D com ótima qualidade, afinal, os dois modelos possuem câmera e GPS embarcado, dessa forma, os softwares de planejamento de voo para captura das imagens e os softwares de processamento das imagens estão disponíveis.



Porém, a precisão dos mapas e modelos depende muito da qualidade da câmera do drone.


O tamanho do sensor, a resolução, o comprimento focal e o tipo de obturador afetam diretamente a resolução do mapa.


Nesse caso, o Mavic 2 Zoom é o que apresenta a pior resolução de câmera, sendo apenas 12mp, contra os 20mp do Mavic 2 PRO e Phantom 4 PRO, devido a essa resolução, não recomendamos que seja utilizado esse drone, caso a precisão dos seus mapas seja o objetivo final.





Agora entre os modelos Mavic 2 PRO e Phantom 4 PRO, o tamanho do sensor é mesmo, sendo 1 polegada, isso representa o tamanho do pixel na foto e impacta diretamente na resolução do mapa. Porem a principal diferença entre eles e que irá afetar a qualidade dos mapas é o tipo do Obturador.



O Phantom possui um obturador Mecânico enquanto o Mavic possui um obturador eletrônico e como a geração dos mapas na fotogrametria é baseada em fotos, o obturador mecânico do Phantom é melhor, pois não gera distorções nas imagens capturadas em movimento, seja do drone ou dos objetos em solo, devido a sua velocidade maior de captura, ou seja, o obturador eletrônico do Mavic 2 pro é mais lento e não consegue focar tão bem nos objetos causando o efeito de distorção.


Além disso, o campo focal do Phantom 4 PRO é maior, sendo 84° contra 77° do Mavic, dessa forma o Phantom consegue abranger uma área maior do terreno, ou seja, captura menos fotos no mesmo tempo de voo, isso afeta diretamente o processamento das imagens, pois com menos fotos, menos tempo de processamento, otimizando o seu projeto.


Dito isso, a linha Mavic 2 não foi desenvolvida pensando no mapeamento aéreo, mas sim a captura de imagens áreas para outros segmentos como publicidade ou acompanhamento de obras por exemplo.


A fabricante DJI, inclusive possui a versão Phantom 4 RTK, especifica para o mapeamento aéreo, mas falaremos desse Drone em uma próxima publicação.


A Drone Visual possui cursos de Especialização focado no mapeamento aéreo com Drones, entre em contato caso queira mais detalhes.


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]


Comments


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page