Você sabia que para utilizar drones que tenham peso superior a 250gr é obrigatório possuir seguro contra danos a terceiros?
É isso mesmo, esse seguro chamado de seguro de responsabilidade civil do explorador ou transportador aéreo, melhor dizendo, seguro reta, é obrigatório para qualquer voo que seja realizado com seu drone, seja no quintal da sua casa ou algum local público.
Essa regra só não é aplicável para os drones pertencentes a entidades controladas pelo estado ou os drones que estejam cadastrados no sistema SISANT DA ANAC como drones para USO RECREATIVO.
Diversas seguradoras do BRASIL já estão ofertando esse serviço, normalmente a cobertura é para danos patrimoniais ou danos pessoais a terceiros em um valor de 70 mil de indenização, sendo que a cobertura máxima pode chegar a 150 mil para casos de choque ou colisão contra outro veículo, seja embarcação, carro, avião ou outros.
O valor do seguro reta fica na faixa de 1000 reais anuais para o operador do drone, ou seja, deve ser renovado todo ano para que seu drone esteja dentro das obrigações legais e assim segurar terceiros no caso de acidentes com seu drone.
Outro tipo de seguro que não é obrigatório, mas você pode optar em adquirir para seu drone, é o seguro do casco, ou seja, no caso de danos físicos causados por queda, colisão, fly away ou até mesmo roubo.
A drone visual possui parceria com seguradoras para realizar esse tipo de seguro, caso você não possua e deseje operar dentro da legislação, entre em contato conosco que iremos lhe ajudar.
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments