top of page

SOFTWARES DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM

Você sabe o que são e para o que servem os softwares de processamento de imagens? Como Metashape, PIX4D ou DJI TERRA, vamos comentar um pouco sobre eles nesse vídeo.



Esses tipos de softwares foram desenvolvidos levando em consideração a necessidade atual de gerar mapas e modelos em 2D e em 3D para análises detalhadas do terreno ou da estrutura em questão, facilitando as análises e gerando informações valiosas que até pouco tempo atrás demoravam dias ou meses para serem adquiridas. Sendo possível gerar informações para topografia, agricultura de precisão, construção civil, acompanhamento de obras, inspeções e muito mais.


Basicamente esses softwares analisam as imagens dos drones ou outros tipos de câmeras e sensores para gerar os arquivos, eles independem do drone ou forma de captura das imagens, ou seja, as imagens podem ser capturadas de forma manual ou utilizando o aplicativo de sua escolha, seja o DJI Pilot, Drone Deploy, GSP da DJI ou outros aplicativos disponíveis para automação do voo e captura das imagens.


Após a coleta dos dados, essas imagens devem ser importadas no software de sua escolha, seja o Metashape, PIX4D Mapper, DJI Terra, Drone Deploy online ou outros. O software irá analisar cada pixel de todas as imagens importadas, esse processo é chamado de aerotriangulação, onde o software irá "juntar", os pixels semelhantes para montar os modelos 2D como ortomosaicos e modelos de elevação do terreno e da superfície e também gerar a nuvem de pontos e os modelos em 3D.


A geração de um ou mais desses arquivos digitais irá depender da sua aplicação, seja topografia, agricultura ou inspeções ou outros. Sendo possível realizar cálculos de medidas de distancia, perímetro, área, calcular volumes de pilhas de estoque, gerar plantas baixas topográficas, mapas de vegetação para agricultura precisão, como os índices NDVI e NDRE que mostram o vigor da vegetação, área plantada e outras analises que podem ser realizadas.


De acordo com necessidade de precisão geográfica, os softwares aceitam coordenadas do solo capturadas com GPS RTK topográfico ou mesmo processar imagens adquiridas com drones que possuam RTK embarcado.


Todos os arquivos digitais gerados, podem ser exportados e utilizados em softwares terceiros de acordo com a escolha do usuário, como AutoCad, CIVIL3D, QGIS, ArcGis, Blender e entre outros.


E então, deixa nos comentários se você utiliza algum desses softwares e qual a sua preferencia, quem sabe pode ajudar outros usuários.


Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!



Fonte [Drone Visual]

Comentarios


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page