top of page

UTILIZAÇÃO DE CÂMERAS TÉRMICAS EM PAINÉIS SOLARES


Você sabia que os drones são capazes de embarcar câmeras térmicas? E que a partir dessas câmeras é possível fazer diversos tipos de análises? Como: inspeção de painéis solares, linhas de energia, identificação de infiltrações em infraestruturas, aplicações para segurança e até mesmo na agricultura.


Mas e o que é uma câmera térmica?


A câmera termográfica possui um sensor que possibilita visualizar o espectro infravermelho termal também conhecido como (TIR), garantindo uma visualização do até então invisível. Com essas câmeras é possível identificar qualquer objeto através de sua energia térmica ou basicamente através de sua temperatura.


E qual a aplicação de uma câmera térmica em painéis solares?


Com a curva ascendente dos parques fotovoltaicos surge a necessidade de inspecionar os mesmos com agilidade e precisão, também conhecido como termografia aérea, os drones complementam e aprimoraram os testes elétricos manuais, são cada vez mais exigidos em contratos para comissionamento e manutenção de sistemas fotovoltaicos devido à velocidade e nível de detalhe que a tecnologia pode fornecer.


Enquanto a inspeção manual de um pequeno sistema fotovoltaico pode levar dias ou meses, uma inspeção termográfica aérea de centenas de hectares, incluindo a análise de defeitos no nível da célula do painel, pode ser realizada em poucas horas ou dias.


As câmeras térmicas ajudam a medir a temperatura e detectar anomalias com precisão, facilitando a inspeção, simplificando a conclusão de uma análise qualitativa, permitindo a visualização rápida de diferenças de temperatura identificando possíveis deficiências.


Basicamente as identificações termais em painéis solares são de diferenças em pontos quentes que podem indicar um problema que precisa ser corrigido, podendo ser uma pequena célula com defeito ou um problema maior como uma String inteira danificada.

É importante identificar esses problemas pois eles podem degradar significantemente a eficiência da instalação e normalmente é algo simples de ser corrigido como uma conexão ou cabo com defeito, porem difícil de identificar sem uma imagem termal aérea.


Agora que você sabe o que é termografia e como ela funciona nos parques solares, deixe seu comentário de como essa aplicação pode te ajudar.


Caso deseje se aprofundar mais no assunto e entrar no mercado de trabalho de drones e inspeção aérea termográfica, possuímos um curso de Inspeção com drones com até 5 dias de capacitação, passando todo o conhecimento de operação do drones e funcionamento das câmeras térmicas para diversas aplicações. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes.


Fonte [Drone Visual]


댓글


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page