Você conhece a tecnologia de escaneamento com laser LiDAR para complementar os serviços de mapeamento e topografia aérea?
O LiDAR é a abreviação para Light Detection And Ranging ou traduzindo para o português “detecção e alcance de luz”. Os sensores LiDAR funcionam emitindo pulsos de luz e medindo o tempo que levam para refletir de volta no solo, junto com a intensidade com que o fazem.
Embora a tecnologia exista há mais de meio século, ganhou destaque em vários setores apenas na última década, foi apenas nos últimos anos que a tecnologia LiDAR se tornou compacta o suficiente para se integrar a uma carga útil que um drone pode carregar. Na indústria de topografia, a tecnologia LiDAR é amplamente aceita como uma peça importante do quebra-cabeça dos modelos de realidade precisos, sendo utilizados em situações de pouca luz, ou em áreas com densa cobertura de vegetação.
O sensor LiDAR representa apenas uma parte de um processo complicado. Para reunir os dados necessários para construir uma nuvem de pontos que reflita com precisão o terreno e sua topografia, o LiDAR incorpora outros sistemas de alta precisão: posicionamento de satélite (dados GNSS) e uma unidade de medição inercial (IMU).
Com um pouco da mágica do software, os voos LiDAR podem ser usados para construir nuvens de pontos 3D e mapas de intensidade - os quais precisam de muita habilidade para interpretar, mas fornecem dados valiosos em operações de mineração, silvicultura, agricultura e construção, arqueologia e muitos outros setores.
A DJI lançou recentemente uma câmera chamada de Zenmuse L1, essa câmera está representando um grande avanço na democratização da tecnologia LiDAR por meio de sua eficiência, precisão e economia. Em um próximo vídeo vamos falar mais sobre essa câmera e seus principais recursos.
Agora que você sabe o que é a tecnologia de mapeamento com laser LiDAR, comenta aí como ele pode te ajudar.
Fonte [Drone Visual]
ความคิดเห็น