top of page

CIENTISTAS DIZEM QUE DRONES PARA ENTREGA DE PRODUTOS REDUZIRÃO A EMISSÃO DE CARBONO


Estudo recente diz que Drones para entregas de produtos serão o meio mais ecológico para entregas!!

​A Amazon testou seu drone Prime Air no início do Natal de 2016 para entregar um bastão de streaming e um saco de pipoca para um cliente em Cambridge, apenas 13 minutos após o pedido ter sido feito. O uso de drones para entregar está se tornando uma realidade, devido aos gigantes varejistas e serviços postais realizarem testes em todo o mundo. Em um futuro não tão distante, entregas de comida serão uma realidade!!!

Os drones podem ser o futuro, mas será que são o meio mais ecológico para que possamos receber mercadorias encomendadas?

Um grupo de pesquisadores norte-americanos dizem que sim, mas somente quando se usados ​​drones de pequeno porte. Joshuah Stolaroff, Constantine Samaras e seus colegas publicaram recentemente um estudo na revista Nature Communications, no qual eles demostram que a entrega de um pequeno pacote de cerca de 0.5 kg por um drone quadricoptero comum torna a emissão de dióxido de carbono mais baixas do que a entrega por diesel, gás ou mesmo caminhão elétrico. Por outro lado, os resultados são menos lisonjeiros para drones de grande porte, os octacopteros, cuja a emissão de carbono por pacote é maior do que a dos caminhões.

Tanto os drones pequenos quanto os grandes necessitam de eletricidade para operarem. Portanto, se a entrega de drones é mais favorável ao meio ambiente do que os meios atuais depende principalmente dos meios de produzir a eletricidade.

Por exemplo, os pesquisadores consideram um drone de grande porte carregado na Califórnia, onde grande parte da eletricidade é renovável ou com emissão relativamente baixa de carbono. Lá, este drone de grande porte produziria emissões de dióxido de carbono mais baixas do que um veículo a diesel ou a gás natural. No entanto, se um veículo elétrico comum for usado (carregado a partir da mesma fonte de baixa emissão de carbono), as emissões dos drones seriam maiores.

As coisas são bastante diferentes no estado do Missouri, onde 70% da eletricidade vem do carvão. Lá, a entrega por caminhões a gás ou diesel continua a ser a opção mais favorável ao meio ambiente, com menores taxas de emissão de carbono do que uma van elétrica ou drone de grande porte. No entanto, em todos os casos considerados, a entrega por drone de um pacote pequeno teve emissões mínimas de carbono.

O estudo analisa o ciclo de vida de um drone pequeno, que contabiliza a o meio ambiente em tudo, desde as matérias-primas e a energia utilizada para o voo, até os recursos que o mantêm funcionando dia a dia. Os pesquisadores descobriram que a eletricidade utilizada para pilotar o drone representa apenas 10% de suas emissões globais de gases de efeito estufa. A maioria das suas emissões pode ser atribuída ao consumo de eletricidade do armazém que o drone deve visitar para coleta dos pacotes. Para os drones maiores, no entanto, a equação muda e a eletricidade de transporte torna-se mais significativa, comparável a emissão de carbono do armazém.

No entanto, os drones de médio e grandes porte são uma opção atraente para inúmeras indústrias. A Boeing, por exemplo, revelou recentemente um protótipo capaz de transportar 200kg . Na China, o gigante de compras on-line JD.com já está entregando pacotes de até 30kg por drone, e a empresa está trabalhando em um drone de entrega de 1.000 kg (o peso de um carro pequeno)..

Se os drones estão avançando no mainstream da indústria do frete, a energia da bateria continua sendo o principal obstáculo. Pequenos drones atualmente usam baterias de polímero de lítio, mas Stolaroff e colegas prevêem um desenvolvimento significativo nessa área devido a objetivos ambiciosos estabelecidos pelo Departamento de Energia dos EUA, já que o numero de entregas provavelmente aumentará nos próximos anos. Além disso, os drones a gás e aqueles que utilizam tecnologia de células de combustível de hidrogênio , bem como soluções híbridas , estão surgindo no mercado.

Os drones são uma tecnologia relativamente nova, mas já foram feitos significativamente mais leves e mais eficientes. E na extremidade menor da escala, eles podem já ser a opção mais ecológica. A pesquisa mais recente chega aproximadamente a mesma conclusão, como um estudo de 2017 da Universidade de Washington, em Seattle , que descobriu que os pequenos drones reduzem as emissões de CO₂ para entregas a uma curta distância do centro de distribuição, ou onde são necessárias apenas algumas paradas.

Como as coisas estão em vigor, os grandes drones não reduzem a energia utilizada no setor de frete. Mas isso depende de como a eletricidade é gerada localmente (uma eletricidade mais limpa significa drones mais ecológicos), e os caminhões continuam sendo uma opção mais favorável ao clima quando a rota de entrega possui muitas paradas. Talvez sem surpresa, dirigir para pegar um pacote diretamente na loja você mesmo é a opção mais prejudicial para o meio ambiente.

293 visualizações0 comentário

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page